O Novo Ensino Médio e Mudança no ENEM
As provas do Enem do primeiro dia, segundo a BNCC, seriam de:
Linguagens
Matemática
Ciências da Natureza
Ciências Humanas
As provas do segundo dia seriam
Disciplinas específicas voltadas às áreas de Biológicas, Exatas e Humanas. Por exemplo, caso o estudante fosse seguir esta última área, os testes serão compostos por questões de Língua Portuguesa, História, Geografia, Sociologia e Filosofia.
O Novo Ensino Médio, com carga horária maior e diferentes possibilidades de formação, começa a ser implementado, nas escolas públicas e privadas do país, a partir de 2022.
Implementação do Novo Ensino Médio
A implementação do Novo Ensino Médio será iniciada em 2022, de forma progressiva com as 1ª séries do Ensino Médio. Em 2023 com as 1ª e 2ª séries e completará o ciclo de implementação nas três séries do ensino médio em 2024.
De acordo com o MEC, o referido modelo traz uma nova organização curricular e a ampliação da carga horária mínima das atuais 800 horas para 1.000 horas anuais. Ele contemplará as aprendizagens essenciais e comuns a todos os jovens e a oferta de diferentes possibilidades de escolha aos estudantes a partir dos itinerários formativos incluindo a formação técnica e profissional de forma a aprofundar conhecimentos e ajudar na inserção dos jovens no mercado de trabalho.
O MEC tem ofertado apoio técnico e financeiro às secretarias de educação para a elaboração dos referencias curriculares alinhados ao Novo Ensino Médio.
A Lei nº 13.415/2017 alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e estabeleceu uma mudança na estrutura do ensino médio.
Cronograma
A portaria publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira traz o cronograma de ações para a efetivação do Novo Ensino Médio em âmbito nacional, orienta as unidades da federação quanto aos procedimentos e prazos que deverão ser cumpridos, quanto a oferta dos itinerários formativos e no processo de execução de seus currículos, alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Ela trata também do prazo de escolha e entrega de materiais didáticos e cronograma de formação para profissionais da educação, entre outros.
Cronograma Novo Ensino Médio:
No ano de 2021: aprovação e homologação dos referenciais curriculares pelos respectivos Conselhos de Educação e formações continuadas destinadas aos profissionais da educação;
No ano de 2022: implementação dos referenciais curriculares no 1º ano do ensino médio;
No ano de 2023: implementação dos referenciais curriculares nos 1º e 2º anos do ensino médio;
No ano de 2024: implementação dos referenciais curriculares em todos os anos do ensino médio;
Nos anos de 2022 a 2024: monitoramento da implementação dos referenciais curriculares e da formação continuada aos profissionais da educação.
Conteúdos
O Novo Ensino Médio ofertará até cinco itinerários formativos, que possibilitarão que o estudante possa escolher em qual área quer aprofundar seus conhecimentos ao longo do ensino médio. Tais itinerários podem variar, conforme o contexto no qual a escola está inserida, e de acordo com as necessidades e interesses dos estudantes. As redes de ensino terão autonomia para definir os itinerários ofertados.
Os itinerários são:
Linguagens e suas tecnologias;
Matemática e suas tecnologias;
Ciências da natureza e suas tecnologias;
Ciências humanas e sociais aplicadas;
Formação técnica e profissional.
Cronograma referente aos materiais e recursos didáticos para o Novo Ensino Médio, de acordo com a portaria:
- No ano de 2021: escolha e distribuição das obras, projeto integradores e projetos de vida;
- No ano de 2022: escolha e distribuição, por área de conhecimento, das obras de formação continuada e dos recursos educacionais digitais;
- No ano de 2023: escolha e distribuição das obras literárias; e
- No ano de 2024: escolha e distribuição dos materiais e recursos didáticos para os itinerários formativos.
- No ano de 2021: escolha e distribuição das obras, projeto integradores e projetos de vida;
- No ano de 2022: escolha e distribuição, por área de conhecimento, das obras de formação continuada e dos recursos educacionais digitais;
- No ano de 2023: escolha e distribuição das obras literárias; e
- No ano de 2024: escolha e distribuição dos materiais e recursos didáticos para os itinerários formativos.
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