segunda-feira, 8 de junho de 2015

Diretor e prefeito setorial do CES/UFCG se reúnem para discutir relatório 2015 do Setor de Transportes do campus de Cuité

Na pauta, aumento do número de motoristas e aquisição de mais veículos para realização de viagens
Na segunda-feira, 1 de junho, o diretor do Centro de Educação e Saúde (CES) da UFCG, Ramilton Marinho, reuniu-se com o Prefeito Setorial - Gustavo Correia, para analisar os relatórios do Setor de transportes e viagens do campus de Cuité ao longo deste ano de 2015. Na ocasião, vários pontos foram debatidos como a atual composição da frota de veículos do Centro, disponibilidade de motoristas, contrato de combustíveis, manutenção dos veículos, acompanhamento dos relatórios de viagens, entre outros temas relacionados ao setor.

O encontro também serviu para a definição de projetos que visam o acréscimo de mais um motorista para o campus, além de viabilizar a aquisição de um novo veículo Van com capacidade acima de 16 passageiros, em atendimento às reivindicações de alunos e professores do CES.

Frota de veículos do campus

Atualmente, o CES dispõe de uma frota oficial composta por 13 veículos. Apenas os veículos Nissan Frontier, moto Honda CG 150 Titan, pertencentes à ATECEL e Kia Besta, pertencente à UFCG/Cuité encontram-se inoperantes e fora de uso. Já os demais veículos encontram-se em perfeito estado de conservação, alguns deles são seminovos e outros novos.

Aqueles veículos com capacidade de 16 a 44 passageiros passaram por inspeção de cronotacógrafo no INMETRO e estão aptos para trafegar com segurança dentro dos limites estabelecidos pelo Código de Trânsito Brasileiro.

Apesar da crise financeira por qual o país vem enfrentando, no ano de 2014 o Centro de Educação e Saúde adquiriu 3 veículos novos: Chevrolet Onix, Fiat Doblò, Volkswagem Amarok. Já no início de 2015 o CES foi contemplado com mais um veículo 0km: Fiat Siena. 

Média de viagens acadêmicas
Leia mais

De acordo com dados da Prefeitura Setorial/Setor de Transportes, o campus de Cuité realiza, aproximadamente 35 viagens por semana, o que significa que são realizadas, 6 viagens diárias. Ainda de acordo com estes dados, toda a frota do CES roda aproximadamente 15 mil km rodados por mês, com consumo mensal de aproximadamente 1800 litros de combustível (gasolina e diesel) por mês - totalizando um valor mensal de cerca de R$ 6 mil em gastos com combustível.

Conforme o prefeito Gustavo Correia, no período de janeiro a maio de 2015, foram feitas 617 viagens locais, intermunicipais e interestaduais, abrangendo viagens para estágios, aulas práticas, condução de professores e viagens administrativas. “Estas atividades comprovam, portanto, que atualmente temos uma demanda muito alta de viagens, mas mesmo assim conseguimos atender, praticamente, todas as viagens que são previamente agendadas, através da Resolução CES Nº 01/2012”, destacou. A resolução e os formulários para requerimento de transporte estão disponíveis no portal do CES:http://www.ces.ufcg.edu.br.

Em relação à quantidade de motoristas no campus, o CES dispõe de 04 motoristas terceirizados e 01 efetivo, número ainda insuficiente para atender às demandas. Entretanto, o CES já formalizou o pedido de um novo profissional para fazer parte da equipe de motoristas do Campus, solucionando, desta forma, a sobrecarga de viagens para cada um deles.

Um dos únicos campi a não paralisar os serviços de transportes de janeiro a abril de 2015

O Centro de Educação e Saúde de Cuité é um dos únicos campi da UFCG que manteve os serviços de transportes em pleno funcionamento de janeiro até 30 de abril deste ano. 

Segundo o setor responsável,a suspensão dos serviços de transportes ocorreu de forma pontual, pois a empresa responsável pela aquisição de combustíveis descumpriu cláusulas contratuais. Apesar disso, a Prefeitura Universitária Setorial e a Divisão de Transportes do CES juntamente com o fiscal e gestor de contratos, tomaram todas as medidas necessárias para que a prestação de serviços não fosse descontinuada e em questão de poucos dias, o serviço voltou à normalidade.

“Ao longo deste período, não medimos esforços para conseguirmos melhorias no setor de transportes, tendo em vista que apesar de todas as dificuldades, procuramos atender todas as demandas de viagens. Isso também, graças ao empenho da Direção, Divisão de Materiais, juntamente com o Setor de Licitações deste campus, os quais garantiram a adesão a uma ata de registro de preços. E, conseqüentemente, foi um dos únicos campi a não ter os serviços suspensos no intervalo de processo licitatório para aquisição de combustíveis”, lembrou Gustavo Correia.

Novo contrato de combustíveis e manutenção veicular

A Prefeitura, através do Setor de Transportes do CES, também informa que está em vigor desde o último dia 1º de maio de 2015, o Contrato CES/UFCG nº 002/2015 para prestação de serviços de gerenciamento e aquisição de combustíveis e serviços de manutenção veicular.

Ainda de acordo com o órgão, o Centro de Educação e Saúde de Cuité foi o único campus que efetivou os cadastros de veículos e motoristas e recebeu os cartões de abastecimentos no início da vigência do contrato, como também, serviu de modelo para os demais campi da UFCG, no treinamento realizado pela empresa TRIVALE sobre uso e acesso ao sistema de monitoramento e gerenciamento veicular.

Blog rafaelrag com Ascom/CES

Nenhum comentário:

Postar um comentário