quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Professores de escolas estaduais representam a Paraíba no programa Missão Pedagógica em Brasília




Professores paraibanos participaram do programa Missão Pedagógica no Parlamento, criado pela Câmara dos Deputados. Na Paraíba se inscreveram mais de 80 candidatos e foram selecionados o professor de Geografia, Fernando Cavalcante Batista, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professora Maria José de Albuquerque Costa, localizada no município de Olivedos; e a professora de Língua Inglesa, Luciana Martins de Sousa Dantas, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Francisco Maia, localizada no município de Jericó.

O programa Missão Pedagógica no Parlamento tem o objetivo de oferecer aos educadores formação em educação para democracia. Esse foi o primeiro programa destinado a professores realizado pelo Legislativo no âmbito federal e em 2014 está indo para sua 4ª edição.

Os professores participaram de uma intensa semana de formação em Brasília e continuam a formação com módulos à distância, nos quais aprenderam e socializaram saberes e práticas para fazer da escola um espaço privilegiado para a vivência de experiências e valores democráticos e para o fortalecimento da cidadania. Além disso, os professores tiveram a oportunidade de conhecer de perto a Câmara dos Deputados.


A cada edição são selecionados para o encontro presencial 54 professores da rede pública de ensino de todo o Brasil, sendo dois de cada estado e do Distrito Federal. Para participar do processo seletivo, o professor deve atuar nos Ensinos Fundamental e/ou Médio em escolas públicas e ter interesse em trabalhar temas como democracia, cidadania, política e/ou Poder Legislativo com seus alunos.

No período que passaram na Capital Federal, os professores Fernando e Luciana participaram de diversas atividades no Congresso Nacional, como visitas institucionais, palestras, jornadas de aprendizagem, acompanhamento de sessões na Câmara dos Deputados, oficinas, além de conhecerem projetos pioneiros em escolas de Brasília, Word Café – Educação para Democracia, elaboração de projetos, simulação de trabalho das comissões, entre outras atividades.


Blog rafaelrag com Secom PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário