Antes de fazer o sorteio dos brindes Cida e o professor Rafael falaram nas bolsas de permanência e de estudos, incentivando os jovens em busca de conhecimento nas universidades na associação Quilombola Caiana dos Crioulos de Alagoa Grande. Essa semana, pela primeira vez, 3 jovens quilombolas foram classificadas para estudar nos cursos de Licenciatura em Física e Matemática no IFPB, campus Campina Grande. Desde 2017, os primeiros jovens quilombolas se classificaram para estudar na UFCG e recentemente para a UFPB.
Incentivos aos Jovens Quilombolas para estudar nas universidades federais, para receber uma bolsa quilombola de R$1400,00.
É preciso mais apoio para os jovens, cerca de 8 quilombolas estão reivindicando o transporte, saindo do quilombo até Campina Grande, para estudar na UFCG, com início no dia 16 de outubro e o IFPB, com início no dia 21 de agosto. A secretária de educação Jacinta informa que irá fazer uma reunião com quem estiver regularmente matriculado.
A reunião especial com sorteio de brindes e comida aconteceu no último domingo, 10 de agosto, dia dos pais, começou às 8:30h e terminou às 11:40h. O primeiro vídeo foi gravado pelo professor Rafael Rodrigues(UFCG, campus Cuité), nos momentos finais, vemos também o representante do INCRA Júnior, anunciando os nomes dos 60 quilombolas que terão direito a uma casa do governo federal.
Quando o professor Rafael estava voltando para a cidade gravou outro vídeo para mostrar a precariedade da estrada quilombola.
O prefeito Bosco Neto informa que na próxima semana irá começar o trabalho de manutenção da estrada. Na verdade a comunidade remanescente do quilombo Caiana dos Crioulos está reivindicando a pavimentação em asfalto não é paleativo.
O professor Rafael Rodrigues registrou que a estrada quilombola de Caiana dos Crioulos está precisando de manutenção urgente, está com muito buracos e mato.
Veja mais o imagens.
Um momento especial no dia dos pais, aconteceu no domingo, 10 de agosto, foi a solidariedade do professor Rafael Rodrigues.
A Quilombola Dona Josefa Martins, mãe de 4 filhos, estava indo a pé para Caiana dos Crioulos, vindo do centro da cidade de Alagoa Grande, quando pediu para o professor Rafael parar a sua caminhonete e perguntou se ele estava indo para Caiana dos Crioulos. https://rafaelrag.blogspot.com/2025/08/solidariedade-mae-quilombola-que-estava.html
Blog rafaelrag



































Nenhum comentário:
Postar um comentário