O quilombola Onildo Alves, após perder a sua casa para a caixa econômica, decidiu construir outra casa no seu terreno, na mesma rua. Acontece que a Energisa não quis fazer a ligação da energia elétrica 💡.
Veja o vídeo.
Blog rafaelrag
Clique no link da Rádio PiemonteFM. Ultrapassamos a marca de 2 milhões e MEIO de acessos. Obrigado pela divulgação de nosso portal de notícia. Contato por email rafael@df.ufcg.edu.br. Agradecemos a todos pela participação, tendo como o único editor o professor Rafael Rodrigues da UFCG, Cuité-PB. Programa informativo GEMAG, aos domingos, 12:30h às 14h, na rádio PiemonteFM, transmitido por este blog. . 83-996151111-tim e WhatsApp ou 83-991838699-claro. Rádio PiemonteFM 993808301.
O quilombola Onildo Alves, após perder a sua casa para a caixa econômica, decidiu construir outra casa no seu terreno, na mesma rua. Acontece que a Energisa não quis fazer a ligação da energia elétrica 💡.
Veja o vídeo.
Blog rafaelrag
Empresário Agnaldo da São Luís e Tatá da Contese com o a família do ex-vereador advogado Fabiano Luz no show de Elba Ramalho, em Alagoa Grande-PB, no dia 26/06.
Manchetes, 27/06, dia de Feira-livre de Alagoa Grande-PB debaixo de muita chuva 🌧️
- Globo. Desemprego atinge menor patamar e impacta oferta de profissionais
- Folha. Jaques Wagner admite elo com ex-sócio do Master e fala em ‘patacoada’ da PF
O Estado de S. Paulo
5 ministros do STF votam para atenuar limite a penduricalhos
Correio Braziliense
ONU estima mais de 50 mil desaparecidos na Venezuela
O Dia (RJ)
O doloroso adeus às irmãs mortas em desabamento
Zero Hora (RS)
Começam testes para oferecer canetas emagrecedoras no SUS
Meia Hora (RJ)
Big Buraco do Boi é BBB do tráfico
Jornal do Commercio (PE)
Ministros do STF votam em conjunto a favor de privilégios
Estado de Minas
Minas no meio da guerra de facções
Diário do Nordeste (CE)
Abandono escolar é o menor da última década
Folha de Pernambuco
O cérebro e a tecnologia
A Tarde (BA)
Acidentes com abelhas atingem 75,5% dos municípios baianos
Felicidades, paz e saúde.
Alícia comemorou o seu na aniversário ontem. Ela é filha dos amigos Tony e Mirthy da churrascaria Panderear de Alagoa Grande-PB.
Blog rafaelrag
Hoje, 26/06, teremos a aula 19 da disciplina de de instrumentação I, 2026.1, será a Live18 de introdução à Física, transmitida pelo blog rafaelrag.
Esta live foi transmitida direto da serra de Paquivira via satélite. A qualidade do sinal de transmissão não é boa. Esse é um dos problemas das aulas remotas, nem sempre a qualidade das da imagem é de boa visibilidade e nem sempre os estudantes do interior tem internet de boa qualidade.
Vamos estudar essa semana Calorimetria, Trabalho termodinâmico e as leis da termodinâmica e entropia. Iniciaremos a aula de hoje fazendo uma revisão da aula anterior.
Segue no grupo de whatsapp da disciplina, a Lista de exercícios sobre termodinâmica em PDF.
Foi visto.
Considerando um corpo parcialmente dentro de um fluido. A pressão a uma altura h de profundidade será
Temperatura
AVALIAÇÃO
Serão colocadas 3 notas no diário de classe: N_i=(6R_i+4L_i)/10, onde R_i=Média dos Relatórios e resumos dos vídeos apresentados pelo professor, L_i será a média das notas dos trabalhos (mini-projetos) e Listas de exercícios associados; i=1, 2, 3. As notas dos relatórios é aumentada em 2 pontos se tiver kits de eletromagnetismo. Será aprovado o aluno que obter média final (MF) maior ou igual a cinco, ou seja, MF=(6MA + 4PF)/10, onde PF é a nota da prova Final e MA é a média aritmética das notas N_1, N_2.e N_3. Será aprovado por média se MA for maior ou igual a 7,0.
As listas de exercícios poderão serem substituídas por relatórios dos kits. Neste caso, os critérios de avaliação referentes especificamente à construção e apresentação dos experimentos em forma de relatórios tendo uma capa, título, materiais utilizados, objetivos, fundamentação teórica, metodologia, orçamento, cronograma, referências bibliográficas. tendo descrição experimental e quando possível a sua aplicabilidade no dia a dia do estudante-educando, do curso de licenciatura em Física.
O tão esperado show de Elba Ramalho aconteceu em frente ao mercado público de Alagoa Grande-PB na quinta-feira, 25/06, a partir das 23h. Na programação das comemorações do último dia da festa de Sâo João na terra do rei do ritmo Jackson do Pandeiro tivemos também quadrilhas mistura junina e cabras da peste, forró pai e Filho, David Duarte, Isaias ao lado de Elba Ramalho e encerrando a festa Gitana Pimentel. O prefeito Bosco Neto estava no camarote coma primera dama Yasmim e sua comitiva, vereadores, secretários, ex-prefeito Bôda, suplente de deputado Bosco Júnior e o pré-candidato a senador Nabor Vanderlei, pai do presidente da câmara Hugo Mota.
Antes do grande show, o professor Dr. Rafael Rodrigues vivenciou a tradicional dimensão religiosa e comunitária do período, passando na Quermesse de São José. Lá, ele lanchou e compartilhou momentos de diálogo com professor aposentado do PHB, Valer Félix, Machado e Hélio da paróquia São José.
Após o professor Rafael lanchar na quermesse da paróquia São José, ele registrou alguns momentos de Elba Ramalho no palco, ao lado de Isaia.
Moradores e Amigos na Multidão. Ele registrou também Tadeu com sua esposa Solange, o vice-prefeito João Montenegro com sua esposa, Giusepe Sobral, Paivinha com sua esposa, Milton da CAGEPA com sua esposa, Isaías sócia de Jackson do Pandeiro, diretor Paulo Sérgio e esposa, ex-secretário de Cultura e Turismo Marcelo Félix, ex-vereador Adriano com sua esposa e amigos.
Comunidade Escolar e Comércio.
O professor Rafael registrou também Tata da Contese, Agnaldo da São Luís, ex-vereador Fabiano Luz com a família, ex-secretária de educação Alessandra Lívia, professor Celinho com sua esposa professora Ana Paula e sua cunhada professora Sônia. Compareceram também alguns jovens alegres quilombolas em frente ao palco.
Doações para o quilombo Caiana dos Crioulos.
O professor Rafael comentou para o vice-prefeito João Montenegro que se tivesse conversado com Elba Ramalho teria perguntado qual a doação dela para a cultura da comunidade remanescente do quilombo Caiana dos Crioulos? Se ela perguntasse, ele teria dito, roupas para as cirandeiras, uma porta para o museu, um trator, uma van, etc.
A noite de quinta-feira, 25 de junho de 2026, fechou com chave de ouro os festejos juninos de Alagoa Grande-PB. A terra do Rei do Ritmo, Jackson do Pandeiro, foi palco do tão esperado show da grande voz do Nordeste, Elba Ramalho, que arrastou uma multidão para a frente do Mercado Público a partir das 23h.
Camarote Oficial. O prefeito Bosco Neto acompanhado da primeira-dama Yasmim, do ex-prefeito Bôda, do suplente de deputado Bosco Júnior, Beto do Sindicato dos trabalhadores rurais de Alagoa Grande, ex-vereador Genildo Marques e do pré-candidato a senador Nabor Wanderlei (pai do deputado federal Hugo Motta), além de secretários e vereadores.
Cultura Viva: A Indagação sobre o Quilombo Caiana dos Crioulos
Em uma conversa com o vice-prefeito João Montenegro, o Professor Rafael trouxe uma reflexão importante sobre o papel de grandes artistas nacionais que se apresentam no Brejo paraibano.
Ele comentou que, se tivesse tido a oportunidade de conversar com Elba Ramalho, teria perguntado qual seria a contribuição ou doação da artista para fortalecer a cultura da comunidade remanescente do Quilombo Caiana dos Crioulos. Rafael destacou que a comunidade possui demandas práticas e urgentes para manter suas tradições vivas, tais como:
- Roupas e vestimentas para as cirandeiras.
- Estrutura física (como uma nova porta) para o Museu do Quilombo.
- Equipamentos de transporte e suporte, como uma van ou um trator para a comunidade.
Educação: Alerta sobre Prazo do IFPB na Vila São João
Aproveitando o encontro com diversos educadores na festa, o Professor Rafael reforçou um aviso de utilidade pública fundamental para o município.
Está aberto o edital com vagas para contratação no IFPB (Instituto Federal da Paraíba), que está em fase de implantação na Escola Municipal Severino Ramalho, localizada na Vila São João, em Alagoa Grande. O professor alertou os colegas de profissão que o prazo para as inscrições é curtíssimo, encerrando-se no próximo domingo, 28 de junho de 2026.
Nota de Encerramento. "O São João de Alagoa Grande em 2026 uniu a grandiosidade de Elba Ramalho à valorização das lideranças locais, sem esquecer o compromisso com o futuro através do IFPB e a salvaguarda da nossa ancestralidade quilombola. Uma festa que deixa saudades e reforça a identidade da terra de Jackson do Pandeiro."
O registro do Professor Rafael imortaliza uma noite onde a política, a fé, a educação e o forró se encontraram no coração do Brejo! 🪗🔥🌽🇧🇷
Veja o vídeo.
Link do show completo,
https://www.youtube.com/live/5MrBZv_UZQs?si=0Hp5VUiNljVO1LeH
Veja Elba agradecendo ao prefeito Bosco Neto.
Blog rafaelrag
Vamos conferir as delícias na quermesse de São José no maior São João de Alagoa Grande-PB, besta quinta-feira, 25/06, à noite. ☺️☺️❤️❤️
Show de Elba Ramalho acontecerá em frente ao mercado público de Alagoa Grande nesta quinta-feira, 25/06, a partir das 23h. Hoje teremos também quadrilhas mistura junina e cabras da peste, forró pai e Filho, David Duarte, Isaias ao lado de Elba Ramalho e encerrando a desta Gitana Pimentel.
Blog rafaelrag
Hoje, 25/06, a partir das 20:30h Valdeir Dedé de Alagoa Grande estará ao vivo na Rede Vida de Televisão para cantar no programa da Rede Vida. Assista pela TV ou pela internet no youtube Rede Vida ao Vivo.
https://www.youtube.com/live/EG_6fndR15o?is=D1yBzicwWXfObP4Y
Blog rafaelrag
Todas as 158 vagas oferecidas pela UFCG foram preenchidas. Envio da documentação exigida para cadastramento deve ser feito até a próxima segunda, dia 29
O Ministério da Educação (MEC) divulgou nessa quarta-feira, dia 24, o resultado da Chamada Regular do SiSU+ 2026, etapa complementar ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU).
Confira aqui o resultado.
Todas as 158 vagas oferecidas pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) foram preenchidas, distribuídas entre os seguintes cursos:
Campus Campina Grande
Comunicação Social - 4 vagas
Campus Pombal
Agronomia - 40
Engenharia Ambiental e Sanitária - 44
Engenharia Civil - 37
Engenharia de Alimentos - 33
Cadastramento e matrícula
Para efetivar a vaga na UFCG, o candidato selecionado deve realizar dois procedimentos obrigatórios: cadastramento (registro acadêmico) e matrícula em disciplinas.
O cadastramento é o procedimento realizado logo após a publicação das chamadas, por meio do qual o candidato selecionado se torna aluno da UFCG. Já a matrícula é o procedimento por meio do qual o aluno define, no início de cada período letivo, as disciplinas que irá cursar. O candidato que não realizar o cadastramento e a matrícula em disciplinas perde a vaga.
Os convocados nesta Chamada Regular do SiSU+ para os cursos da UFCG devem enviar a documentação digitalizada para cadastramento (registro acadêmico) até às 23h59min da próxima segunda-feira, dia 29, por meio do Sistema Integrado de Gestão de Processos Seletivos (SIGPS), utilizando a conta gov.br.
A relação de documentos exigidos para o cadastramento, por modalidade de concorrência, está disposta no Edital do Processo Seletivo SiSU+ 2026 na UFCG (Anexo VI).
A documentação recebida será analisada pelas coordenações de curso e cada documento será classificado com a situação validada ou negada.
É responsabilidade do candidato verificar, no SIGPS, a situação dos seus documentos após a análise pela coordenação de curso.
Caso seja necessário complementar ou retificar alguma documentação não validada, os candidatos poderão realizar este procedimento a partir das 8h do dia 30 de junho até às 23h59min do dia 1° de julho, também através do SIGPS.
O candidato que não enviar a documentação no prazo regular para cadastramento, poderá fazê-lo no prazo indicado de retificação, sem que haja, no entanto, qualquer prazo adicional para complementação ou retificação de documentação não validada.
A validação da documentação enviada pelos candidatos será feita até 2 de julho pelas coordenações de curso.
Vagas reservadas (cotas)
Os candidatos que concorrem às vagas reservadas para pessoas Pretas, Pardas ou Indígenas (PPI) e com deficiência (PcD), além do envio online da documentação, também deverão se apresentar pessoalmente às comissões de validação de heteroidentificação. Os procedimentos e o cronograma estão descritos no edital de Convocação, que será publicado nessa sexta-feira, dia 26, na página da Comissão de Processos Vestibulares (Comprov) da UFCG referente ao SiSU+ 2026.
O candidato que não comparecer na data e horário estabelecidos no edital de Convocação será eliminado do processo seletivo e perderá o direito à vaga.
Caso o candidato compareça perante a Comissão de Validação e tenha sua autodeclaração de heteroidentificação indeferida (não validada), o candidato poderá interpor recurso, acessando o Sistema Eletrônico de Recursos e seguindo os procedimentos detalhados no edital de Convocação.
Uma vez mantido o indeferimento pela Comissão Recursal, o candidato será eliminado do processo seletivo.
Matrícula em disciplinas
As matrículas em disciplinas dos alunos ingressantes para o Período Letivo 2026.2 serão realizadas pelas coordenações de curso de forma automática entre os dias 26 e 29 de agosto.
Uma vez matriculado, o aluno poderá consultar seu plano de matrícula no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), no qual serão informadas as turmas em que foi matriculado, com seus horários e locais de aula.
As aulas do período letivo 2026.2 serão iniciadas no dia 8 de setembro.
Veja aqui o Manual do SIGAA.
Confira aqui o Calendário Acadêmico 2026.2.
Lista de Espera
Os candidatos que não foram convocados na chamada regular poderão realizar a manifestação de interesse na Lista de Espera do SiSU+ até essa quinta-feira, dia 26, pelo sistema digital do processo seletivo.
Em caso de vagas remanescentes, eventuais chamadas da Lista de Espera serão divulgadas a partir de 6 de julho.
Dúvidas
Dúvidas sobre o processo seletivo devem ser encaminhadas à Comprov.
Acompanhe na página da Comprov todas as informações sobre o SiSU+ na UFCG.
(Ascom UFCG)