"Qualidade do ensino depende da parceria dos pais com a escola", afirma jornal
Fonte: Estado de Minas (MG)
À medida que os filhos vão crescendo, mães e pais percebem que os cuidados iniciais dispensados aos pequeninos precisam ser acrescidos de uma boa dose de Educação. Assim, surgem as dúvidas sobre como fazê-lo. Afinal, são muitas as correntes pedagógicas que se prestam a fornecer subsídios para educar as crianças. Este se constitui no primeiro desafio a ser superado: escolher qual teoria vai balizar a formação dos filhos. Para isso, mães e pais precisam estar atentos às descobertas mais recentes em termos de Educação. Nesse caso, em tese, a melhor instituição para orientá-los seria a Escola. Certo? Errado! A Lei 9.394/96, de Diretrizes e Bases da Educação do Ensino Nacional (LDBEN), faculta às instituições de Ensino o “pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas” (art. 3º, inciso III). Por esse motivo, percebe-se que recorrer à instituição Escolar para se orientar quanto à Educação de seu filho não resolve o problema inicial, pois coexistem instituições com práticas pedagógicas orientadas por concepções pouco indicadas para os dias atuais e com aquelas mais indicadas.
Como saber qual instituição escolher? Ressalta-se que todas as concepções trazem explicações plausíveis, em seu arcabouço teórico, para a problemática da Educação.Nesse caso, os pais precisam dedicar um tempo envolvendo-se com leituras e pesquisas para compreender melhor os caminhos da Educação. Pedir a eles que pesquisem não é um absurdo, pois essa postura investigativa tem esportistas, empresários, industriais, comerciantes, médicos, enfim, todos aqueles que buscam exercer seus papéis da melhor maneira possível.
Suponhamos que esse desafio inicial tenha sido superado, ou seja, que os pais tenham escolhido uma Escola que desenvolve em sua prática cotidiana uma concepção pedagógica que forma o Aluno para o pensamento crítico e construção de sua autonomia. Nesse momento, instaura-se o desafio da Escola: trazer os pais para dialogar com ela. Sabe-se que, entre outros fatores, o ritmo de vida imposto pelo século 21 tem feito com que a presença dos pais na Escola fique cada vez menor. As instituições precisam desenvolver estratégias que mostrem aos pais que sua presença e diálogo naquela inUma vez superado esse desafio, a Escola precisa passar para a fase seguinte: realizar a transposição didática das concepções pedagógicas, com o objetivo de orientar os pais sobre como educar seus filhos. Isso se faz necessário porque os conhecimentos pedagógicos e psicológicos necessitam de um tratamento especial para se tornarem compreensíveis às pessoas com formação não pedagógica. Acredita-se que, superados os três obstáculos citados (pelos pais e pela Escola), quem mais ganhará é a sociedade brasileira, a qual passará a ter qualidade elevada da Educação e, consequentemente, ganhará em qualidade de vida, uma vez que teremos cidadãos mais bem formados.
Uma vez superado esse desafio, a Escola precisa passar para a fase seguinte: realizar a transposição didática das concepções pedagógicas, com o objetivo de orientar os pais sobre como educar seus filhos. Isso se faz necessário porque os conhecimentos pedagógicos e psicológicos necessitam de um tratamento especial para se tornarem compreensíveis às pessoas com formação não pedagógica. Acredita-se que, superados os três obstáculos citados (pelos pais e pela Escola), quem mais ganhará é a sociedade brasileira, a qual passará a ter qualidade elevada da Educação e, consequentemente, ganhará em qualidade de vida, uma vez que teremos cidadãos mais bem formados.