quarta-feira, 27 de agosto de 2025

Aula 24 - 25.1, Instrumentação II-Associação Mista de Resistores e Revisão da Lei de Ohm, com o professor Rafael, nesta quarta, 27/08

 

Foi visto.

Na última sexta-feira, o canal do Youtube, Rafael de Lima Rodrigues chegou a 5000 inscritos, tendo não somente estudantes do Curso de Licenciatura em Física da UFCG, do campus Cuité, bem como estudantes de outras instituições de ensino médio e superior .
Na próxima sexta-feira, faremos novas demonstrações de eletromagnetismo no nível do ensino fundamental em médio, sendo divulgado durante o programa informativo GEMAG, na rádio PiemonteFM, que acontece todos os domingos das 12:30h às 114:30h, apresentado pelo professor Rafael Rodrigues, do curso de Licenciatura em Física, do Centro de Educação e Saúde (CES) da UFCG, Campus Cuité.

Foi Visto.

Na aula 8 do período 2025.1 da disciplina de Instrumentação II verificamos as Leis de Ohm. Veja o vídeo gravado na sala de aula da UFCG, campus Cuité, na aula dessa disciplina do período 2024.2 sobre corrente elétrica e resistência elétrica.
 


Procedimento para determinar o valor da resistência de um resistor garantida pelo fabricante.

Um resistor é caracterizado pelas cores, podemos usar uma tabela para saber o valor nominal de sua resistência. São duas maneiras para medir a resistência elétrica de um resistor: usando um aparelho multímetro, mas nem sempre é possível, por exemplo, quando o resistor estiver soldado e, um circuito elétrico. A outra maneira será interpretando os códigos direto do resistor.

Outro Procedimento.






Exemplo 1) Vamos considerar que um resistor tem a resistência elétrica nominal, cujo valor de tolerância é de 900 𝛺(ohms) +/- 5%, qual a faixa de valores garantido pelo fabricante?

Solução

5% de 900𝛺=5x900/100𝛺=5x9𝛺=45𝛺.

Portanto, como o fabricante não pode garantir o valor exato da resistência elétrica do resistor. Vemos que com esta especificação, a resistência terá o valor mínimo: (900-45)𝛺=855𝛺

Exemplo 2) Associação de duas lâmpadas, na primeira elas estão ligadas em série(positivo com negativo) e na segunda associação as lâmpadas estão ligas em paralelo(positivo com positivo e negativo com negativo).





Atividade de hoje: cada estudante deve montar sua associação de lâmpadas ligas em uma associação mista,  em série e em paralelo com duas ou mais lâmpadas, podendo serem lâmpadas de 12 V ou 1,5 V.


Circuitos elétricos com uma fonte de 12 volts.

Na aula anterior da disciplina de instrumentação II do curso de Licenciatura em Física, o professor Rafael Rodrigues explicou como montar um kit com associação de resistores ligados em série e em paralelo. Ele utilizou uma fonte de 12V, que ligado na rede transforma a voltagem de 220V para 12V.



O professor Rafael usou a sua fonte de 12V e, por isso, ele conseguiu acender as lâmpadas de 12V. Isso é importante, para evitar a alta tensão elétrica da rede de 220V da UFCG, campus Cuité.

Na atividade sobre a verificação da lei de Ohm,  quem vê Ri, a relação entre a tensão elétrica (V), residência elétrica R e a corrente elétrica i, verica-se experimentalmente que é dada por

V=Ri.

Esta equação é validade para resistência elétrica R variável ou constante. Somente quando a resistência elétrica for constante ela é chamada de lei de Ohm.

Veja a atividade completa na Aula 8, tendo os links das aulas anteriores.

Blog rafaelrag

4 comentários: