sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Tiro de Guerra 07/023 de Alagoa Grande participa da 4ª Conferência Paraibana de Educação para o Trânsito. PROERD – 4º BPM participa do 3º Dia Temático Ação Global – Amigos da Escola em Guarabira.

BLOG DO PROFESSOR RAFAEL RODRIGUES (UFCG, CAMPUS CUITÉ)

 

O evento foi realizado no auditório

do Sesc em Guarabira

 

A cidade de Guarabira sediou, na última  quinta-feira (30), a conclusão da IV Conferência Paraibana de Educação para o Trânsito Particularizando o Motociclista, realizada no Sesc.
O evento foi idealizado pelo Detran, em parceria com órgãos de trânsito, Secretaria Estadual de Saúde e outras instituições, já foi realizado em João Pessoa, Campina Grande e Cajazeiras e visa a diminuição dos acidentes de trânsito por meio da adoção de medidas que contribuam com a formação dos motociclistas, hoje envolvidos em 70% dos acidentes de trânsito.
Sstiveram presentes diversas autoridades, a major Jousilene, comandante do 3 BBP, a deputada Léa Toscano, o secretário de Segurança da Paraíba Cláudio Coelho Lima, o comandante do 4°BPM Ysamar Mota Soares, Atiradores e o comandante, Sub Tenente Iran, do Tiro de Guerra do Exército de Alagoa Grande, entre outros.








PROERD – 4º BPM participa do 3º Dia Temático Ação Global – Amigos da Escola em Guarabira


O TC Ysmar Mota Soares – Comandante do 4º BPM e o Major Givaldo – Subcomandante do 4º BPM e Chefe Regional do PROERD participaram do projeto Amigos da Escola da Rede Globo no seu 3º Dia Temático na cidade de Guarabira. O evento foi realizado ontem, sexta-feira, dia 31 de Agosto a partir das 8h 00min, desenvolvendo atividades culturais e socioeducativas até 12h 00min no Ginásio de Esportes Portuguesão, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Soares de Carvalho.
Seguindo a temática ‘O Valor da Leitura’, o evento apresentou o projeto local ‘Leitura em Ação’, que incentiva o hábito entre as crianças e adolescentes da comunidade. O dia também teve a participação de crianças contadoras de história, levando a imaginação da meninada para longe e estimulando a leitura através de teatrinhos e fantoches.
Os participantes do evento acompanharam algumas demonstrações do Coral Infantil, teatral, a banda de fanfarra e variados estilos de danças, todas vinculadas ao Programa Mais Educação, promovido pelo Ministério da Educação e que desde 2008 oferece atividades optativas de cunho pedagógico e cultural em escolas públicas de todo o país.
Várias tendas culturais foram instaladas no ginásio, cada uma com uma temática: a literatura de cordel, literatura infantil, festas juninas, centenário de Luiz Gonzaga, leituras diversas e fábulas, bem como as tendas dos parceiros: Polícia Militar com o PROERD – desempenhando oficinas de combate as drogas e a violência, distribuindo panfletos educativos e divulgando o Programa de Rádio PROERD em sua casa e a CPtran orientando sobre o trânsito! Os Bombeiros estavam demonstrando como se faz os primeiros socorros.
4º BPM para o Focando a Notícia

Blog rafaelrag 

Elba Ramalho abre Festival de Arte de Areia


festival_de_areia_foto_francisco_franca_3_400  
   
Ontem, sexta, 31, a  cantora paraibana Elba Ramalho abriu o 13º Festival de Artes de Areia ao som de "Sanfona dourada” e  "A volta da asa branca” em homenagem ao Rei do Baião, Luiz Gonzaga. No friozinho de 18 graus, ela esquentou a festa com o repertório que resgatou sucessos como "Bate coração”, "De volta pro aconchego” e outros como "Ai que Saudade d'Ocê” e "Paraíba meu amor”, dividindo palco com o secretário de Estado da Cultura, Chico César.

O festival foi aberto oficialmente pelo governador Ricardo Coutinho na noite da quinta-feira (30). Ele destacou a importância do evento para a região do Brejo e para o Estado. "Areia tem uma tradição de intelectualidade, das artes e da cultura e é a terra onde nasceu Pedro Américo e grandes intelectuais. É fundamental preservar e trazer isso de volta para gerar desenvolvimento”, destacou o governador.

Antes de iniciar o show, a cantora Elba Ramalho destacou que esse é um festival importante que resgata a tradição e a Paraíba, através dos seus artistas, possibilitando que o povo reencontre a sua cultura .  "A cultura é o que define um Estado, um país e uma região e fico feliz em fazer parte dessa história abrindo o tradicional Festival de Areia”. 

Elba celebrou a retomada do Festival com a diversidade musical de artistas paraibanos e de outros Estados como Tulipa Ruiz, de São Paulo, e Antônio Nóbrega, de Pernambuco. "A Paraíba tem essa tradição de receber bem também os músicos de fora e como paraibana acho isso muito bom”, completou Elba, sem esconder a satisfação de cantar em Areia.

O secretário Chico César convidou as pessoas de João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Solânea e cidades vizinhas a prestigiarem o festival que promove, até domingo, um grande encontro da cultura paraibana. "A Paraíba tem maracatu, tem sim senhor, tem Elba Ramalho, Tulipa Ruiz e Antônio Nóbrega, tem sim, senhor”, cantarolou Chico.

Ele destacou que o festival de Areia resgata a autoestima dos paraibanos e possibilita que o povo do Brejo receba um festival prestigiado no Nordeste e em todo o país. Ele lembrou que pelo Festival já passaram nomes como Bibi Ferreira, Antônio Fagundes, José Wilker e outros artistas nacionais. "Precisamos combater a coisificação da cultura baseada apenas em entretenimento. Queremos uma cultura que resgate os valores do povo nordestino”, defendeu.

Também passaram pelo palco principal, os grupos paraibanos de maracatu Aruenda da Saudade e Nação Maracaíba. E no palco alternativo, Chico Viola e Sonora Samba Groove.

A solenidade de abertura da 13ª edição do festival contou com as presenças da primeira-dama do Estado, jornalista Pâmela Bório; da secretária executiva de Cultura, Amazile Vieira;  do secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Renato Feliciano; da secretária de Comunicação Institucional, Tatiana Domiciano; do superintendente do Sebrae, Julio Rafael;  da presidente da PBTur, Ruth Avelino; do superintendente da Suplan, Ricardo Barbosa e do deputado estadual Tião Gomes.

Secom-PB

Blog rafaelrag

Elba Ramalho diz que Ministério da Cultura investe pouco em música e quer Chico César no cargo


A cantora Elba Ramalho comentou ontem, sexta-feira (31) sobre as políticas de cultura do Governo Federal e brincou que gostaria de ver Chico César, atual secretário de Cultura da Paraíba, para assumir o Ministério de Cultura. “Assim teríamos uma reviravolta que estamos precisando”, disse.
Elba afirmou que o Ministério da Cultura tem um foco maior para artes como Cinema e Teatro e a música não recebe tanta atenção. “mas a gente também não sente muita falta. O Brasil é muito rico, os estados fazem muito movimento. A cultura e as tradições estão sendo resgatadas”, colocou.
Pedro Callado / Fernando Braz

Blog rafaelrag/focando a notícia

O curso de Nutrição do CES tem sua primeira Doutora

Parabéns a todos pelo dia do Nutricionista!
É com muito prazer que informamos que o curso de Nutrição do CES possui agora entre seus docentes, a sua primeira Doutora, a professora Juliana Késsia B. Soares. Dra. Juliana Késsia defendeu sua tese na área de Nutrição Experimental, na última sexta-feira 13. Parabéns e sucesso!

Ascom/CES.


A professora Juliana é filha do amigo professor José Roberto do departamento de Física da UFPB.
                                   Professora Juliana com sua filha em seu ambiente em Cuité.

31 de Agosto - Dia do Nutricionísta
Hoje em dia uma das profissões mais promissoras e procuradas é o Nutricionista.

Com a conscientização de que precisamos de uma alimentação balanceada para termos qualidade de vida, valorizou muito este profissional.

A tarefa do nutricionista é a alimentação saudável, pois convencer a população que traz hábitos errados enraizados, não é uma tarefa fácil, mas, através desse profissional conseguimos mudar nossos hábitos e ter boa qualidade de vida.
Blog rafaelrag

ÔNIBUS DA PREFEITURA MUNICIPAL DE ALAGOA GRANDE PARA FAZER OS EXAMES DO SUPLETIVO 2012 EM GUARABIRA

NESTE SÁBADO E DOMINGO, 01 E 02, ACONTECERÃO OS EXAMES DO SUPLETIVO 2012 DO GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA  EM JOÃO PESSOA, CAMPINA GRANDE, GUARABIRA, CUITÉ, PATOS E CAJAZEIRAS

BLOG DO PROFESSOR RAFAEL RODRIGUES (UFCG, CAMPUS CUITÉ)





Secretaria de Estado da Educação




Gerência Executiva de Educação de Jovens e Adultos



A ESTUDANTE LUCIENE BRITO RODRIGUES, UMA DAS ALUNAS QUE FEZ A SUA INSCRIÇÃO COM O PROFESSOR RAFAEL RODRIGUES,  ESTEVE HOJE, 31,  NO GABINETE DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE ALAGOA GRANDE E O SECRETÁRIO, PROFESSOR MARCUS ALVES, AUTORIZOU UM ÔNIBUS PARA QUEM  ESTÁ INSCRITO NOS EXAMES DO SUPLETIVO DO GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA, CUJAS PROVAS SERÃO REALIZADAS NESTE FINAL DE SEMANA, 01 E 02 DE SETEMBRO. AS INSCRIÇÕES FORAM GRÁTIS E QUEM OBTER A NOTA CINCO EM CADA DISCIPLINA RECEBERÁ O CERTIFICADO DE CONCLUSÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL (É NECESSÁRIO TER NO MÍNIMO 15 ANOS) E ENSINO MÉDIO (É NECESSÁRIO TER NO MÍNIMO 18 ANOS E, OBVIAMENTE, TER CONCLUÍDO O ENSINO FUNDAMENTAL) ATRAVÉS DOS EXAMES DO SUPLETIVO DO GOVERNO DO ESTADO TEM SIDO REALIZADA TODOS OS ANOS.

ATENÇÃO! O ÔNIBUS SAIRÁ NESTE SÁBADO E DOMINGO, ÀS 6:45h, EM FRENTE A PREFEITURA, PARA QUEM PRESTAR OS EXAMES DO SUPLETIVO EM GUARABIRA.  

PARA ACESSAR O CARTÃO DE INSCRIÇÃO E O LOCAL DAS PROVAS QUE ACONTECERAM TAMBÉM EM OUTROS MUNICÍPIOS PARAIBANOS FAVOR CLIQUE EM

http://www.sec.pb.gov.br/consulta/Web_FormInformativoSupletivo/Web_FormInformativoSupletivo.php

DOCUMENTOS: RG, CPF E COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA, QUE DEVERÃO SER APRESENTADOS NO DIA DA PROVA.

O PROFESSOR RAFAEL RODRIGUES INSCREVEU ALGUNS CANDIDATOS DE ALAGOA GRANDE E FEZ VÁRIAS REUNIÕES PARA TIRAR ALGUMAS DÚVIDAS DE CONTEÚDOS. AS QUESTÕES SERÃO DE MÚLTIPLA ESCOLHA E TERÁ REDAÇÃO PARA OS DOIS NÍVEIS DE PROVAS, FUNDAMENTAL E MÉDIO. TEMAS QUE PODERÃO CAIR NA REDAÇÃO: ELEIÇÕES, DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, SEGURANÇA PÚBLICA, REFORMA NO ENSINO BRASILEIRO, ETC.

Exames Supletivos do Governo do Estado são realizados neste sábado e domingo

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), realiza neste sábado (1º) e domingo (2), das 8h às 12h e das 14h às 18h, as provas dos Exames Supletivos 2012. Os 8.691 inscritos para os níveis de Ensino Fundamental e Médio devem imprimir seu cartão de inscrição no portal do Governo do Estado www.paraiba.pb.gov.br/educacao, no link Supletivo 2012 – Local e Data das Provas e apresentá-lo juntamente com a Carteira de Identidade no dia de realização das provas.


"Os Exames Supletivos são uma grande ação do Governo do Estado, que permite que pessoas que estão fora do fluxo do processo de ensino e aprendizagem possam voltar a se engajar e, dessa forma, regressar às etapas do conhecimento próprias para a sua idade. Portanto, a nossa expectativa é que possamos ter a presença massiva de todos”, disse o secretário de Estado da Educação, Harrison Targino.

A gerente de Educação de Jovens e Adultos da SEE, Maria Oliveira, orienta os inscritos sobre como devem proceder no dia das provas. "Pedimos a todos os inscritos que procurem não faltar, chegar no horário correto portando caneta preta ou azul e não levar
celular nem boné nos dias das provas”, explicou.


Dos 8.691 inscritos, 7.911 farão as provas para o Ensino Fundamental e Médio e 780 candidatos, privados de liberdade, vão fazer nas diversas unidades prisionais do Estado. Segundo informações da Gerência Executiva de Educação de Jovens e Adultos (Geeja), João Pessoa foi a regional com maior número de inscritos para provas do Ensino Médio, totalizando 1.756, e Cajazeiras foi a segunda região, com 952 inscritos. No Ensino Fundamental, o maior número de inscritos também aconteceu em João Pessoa, com 394 pessoas, e em Cuité, com 219.

Componentes Curriculares – Para o Ensino Fundamental serão aplicadas provas de Língua Portuguesa, História, Geografia, Arte, Inglês, Matemática e Ciências. Para o Ensino Médio, as disciplinas são Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, História, Geografia, Arte, Inglês ou Espanhol, Matemática, Física, Química, Biologia, Filosofia e Sociologia.

A prova de Língua Portuguesa, nos dois graus de ensino, incluirá uma redação. Os conteúdos Programáticos das disciplinas estão à disposição dos candidatos no endereço eletrônico www.paraiba.pb.gov.br/educacao


Secom-PB


BLOG RAFAELRAG

CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO

Eleições 2012 em Alagoa Grande: a Radio Cultura de Guarabira entrevistou o Candidato a reeleição BJ

Na quarta-feira, 29, a Radio Cultura de Guarabira entrevistou o  candidato a Prefeito Bôda e ontem, 30, o  entrevistado  foi o Candidato a reeleição Bosco Júnior (BJ).
Primando pela democratização da informação e pela contribuição para a construção do pensamento e para formação de opiniões dos cidadãos e cidadãs, a Rádio Cultura de Guarabira, neste momento em que antecede as eleições municipais. Resolveu sabatinar os Candidatos a Prefeito, principalmente do brejo Paraibano, no intuito de possibilitar que o eleitorado possa avaliar de forma mais nivelada, os postulantes ao governo municipal durante os próximos quatro anos.

Na última quinta-feira (30) o entrevistado do Programa “Em Cima da Hora ” apresentado por Martíns Júnior e Willian Santos, foi o candidato a reeleição ao cargo de Prefeito da cidade de Alagoa Grande, João Bosco Carneiro Júnior, pelo PPS, da Coligação “ CIDADANIA E JUSTIÇA”.
Os temas indagados foram Educação, Emprego e Renda, Infra Estrutura, Esporte e Lazer, Saúde, Ação Social e Agricultura.

O Candidato mostrou suas propostas caso seja eleito novamente e ainda falou do que já fez pelo seu Município.
Bosco Júnior  estava acompanhado do seu candidato a vice, Antonio Sobrinho e de vários candidatos a vereador da sua coligação. A entrevista também foi acompanhada ao vivo no auditório da emissora, por coordenadores de campanha do Candidato e outros seus eleitores.

Confira mais fotos da entrevista:

Blog rafaelrag om Rildo

Banda Jackson Envenenado de Alagoa Grande

Surgindo direto do interior da Paraíba, uma banda que

tem como inspiração o imortal Jackson do Pandeiro.

Jackson Envenenado nasceu em 2001, na cidade de Alagoa Grande, terra natal do Rei do Ritmo. Nas canções do grupo, doses cavalares de poesias filosóficas e sociais, com temáticas nordestinas, apimentadas com o bom e velho rock and roll. É o pandeiro num diálogo frenético com a guitarra, baixo e bateria.

Em sua trajetória, a banda tocou em diversos festivais e projetos culturais em vários Estados do Nordeste, tendo como registro o primeiro disco "Cultura de Levadas", dois singles premiados no MPB SESC, e agora Lançando em 2012 o novo disco “Quanto?” A banda comemora 11 anos de existência num evolutivo amadurecimento artístico.Com obras que navegam desde o rock and roll original do grupo a canções que migram entre o regionalismo paraibano e a temática ecológica, interagindo com o universo brejeiro, que é o grande pano de fundo que envolve o trabalho artístico da banda.

Componentes:

Robério Chaves- voz, violão e percussão.
José Neto- Guitarras
Thiago Formiga - Baixo
Paulo Henrique - bateria
 
Blog rafaelrag com Rildo

SUCATEAMENTO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS


Fonte: Gauss M. Cordeiro(*)
As universidades federais estão, literalmente abandonadas, e a maioria dos seus departamentos persiste engessada com seus chefes sem poder comprar o básico para tocá-los com uma infraestrutura básica mínima, salvo alguns departamentos de informática e engenharia que podem captar recursos por meio de projetos na iniciativa privada. Como diretor do Centro de Ciências Exatas (CCEN) da UFPE, que engloba quatro departamentos nas áreas de estatística, matemática, física e química, sendo considerado um dos melhores do País com cerca de 130 doutores, a maioria formada por pesquisadores de renome internacional, não disponho de recursos para enviar uma simples correspondência. Pesquisadores de áreas básicas como as citadas e outros das ciências sociais e humanas não conseguem obter recursos da iniciativa privada para dar andamento às suas pesquisas e, portanto, dependem inteiramente do governo federal.

O ministro Mercadante demorou muito em negociar com os professores e cometeu um grande erro: negligenciar por completo os servidores administrativos. A universidade é formada por professores, servidores e alunos e não pode existir sem nenhum desses segmentos. No início de 2008, as universidades elaboraram seus projetos de expansão, dentro da proposta do MEC intitulados Reestruturação das Universidades (Reuni). Novos câmpus foram criados e houve um aumento de vagas ofertadas, mas foram aprovados projetos sem qualidade e desprovidos de estudo detalhado de demanda e, o que é pior, sem a alocação financeira compatível com a expansão.


O MEC sinalizou uma equiparação salarial dos professores com os servidores do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e um novo plano de carreira, com prazo final de implementação em 31 de maio de 2012, mas não cumpriu. Depois de a greve ter-se prolongado por quase dois meses, apresentou uma proposta que foi rejeitada pela Associação Nacional de Docentes (Andes). Os pontos polêmicos da proposta são: a) aumento da carga didática para 12 horas semanais por semestre para docentes que tenham projetos de pesquisa aprovados. Torna-se imperioso enfatizar que essa condição produzirá a destruição de grande parte do sistema de pós-graduação de qualidade do País, b) não apresentou um plano de carreira para os servidores (administrativos e técnicos) com um reajuste salarial real para eles, c) o montante de R$ 4 bilhões que será alocado para o aumento dos professores num período de três anos não produz irá ganhos reais em salários já defasados.


Por outro lado, existe um gigantismo que assola as nossas universidades públicas, e muitos professores que recebem a gratificação de dedicação exclusiva (DE) só aparecem nas universidades para ministrarem suas aulas, pois se dedicam a outras atividades que lhes oferecem maior retorno financeiro. Esse fato é maléfico para o ensino e a pesquisa no País e precisa ser corrigido.


Aqueles professores DE que realmente trabalham, ganham muito mal, mas aqueles outros que usam a universidade como um mero bico ganham muito bem. Essa distorção precisa ser corrigida pelas reitorias das universidades de forma firme.


O impasse está criado: urge que o governo seja sensato e aloque mais recursos para a educação pública superior do País para que seus cursos que são ofertados a mais de um milhão de estudantes não permaneçam sucateados e que as universidades federais não se transformem em meros formadores de diplomas como ocorre no ensino superior privado do Brasil.


(*)Gauss M. Cordeiro, Ph.D em estatística, é diretor do CCEN-UFPE


(Departamento de Estatística da UFPE, Tel (81) 21267434)

Blog rafaelrag

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Stefhany Absoluta já se encontra em Alagoa Grande para show no American Circo

Cantora é sucesso no Youtube com versão de hit de Vanessa Carlton

Stefhany Absoluta já se encontra em Alagoa Grande para grande show hoje à noite no American Circo. Seus shows reúnem mais público do que os habitantes da cidade onde vive. Com dois CDs lançados, ela tem tantos fãs tentando agarrá-la que os seguranças não são suficientes. Apesar de desconhecida no resto do país, no Nordeste a cantora Stefhany, de 17 anos, é sensação. Mas sua fama vem alcançando Sul e Sudeste graças aos divertidos videoclipes gravados por ela mesma, com o auxílio da mãe e da irmã. Seu novo sucesso, “Eu sou Stefhany”, versão de “A thousand miles” de Vanessa Carlton, já conta com quase 200 mil acessos no Youtube. Todos ávidos por verem a morena andar pela cidade em seu Crossfox cantando: “Eu sou linda. Absoluta. Eu sou Stefhany”.



Mirtes e Tony recebendo Stefhany em sua recém inaugurada churascaria.
 
Blog rafaelrag com Rildo.

Adriano congestiona linha telefônica do Fla: torcida quer saber da estreia

Adendo do blog rafaelrag. Hoje, 30, à noite, tem duas partidas válida pelo Campeonata Brasileiro: o Flamengo joga com  o esporte de Recife e o Botafogo joga com o São Paulo. 

Adriano dá autógrafos em treino do Fla na Gávea (Foto: Richard Souza / Globoesporte.com)
O retorno de Adriano ao Flamengo congestionou as linhas telefônicas da Gávea. Desde o acerto, o número de ligações para o setor de ouvidoria do clube aumentou consideralvemente, com diversos pedidos referentes ao Imperador, e até mesmo perguntas sobre quando será a reestreia do atacante, que ainda não tem data marcada para acontecer.
- Aumentou bem o número de ligações, e a aceitação ao Adriano tem sido espetacular, um retorno excelente, o índice de rejeição é próximo de zero. Muitos torcedores perguntam quando ele vai estrear. Outros já procuram saber como fazer para entrar em campo, buscam autógrafos em camisa – revelou César Nogueira, responsável pelo setor de ouvidoria do Flamengo
Na última sexta-feira, véspera do treino na Gávea, foram mais de 200 telefonemas para saber se a atividade seria aberta por conta de Adriano. A torcida teve acesso ao treinamento e foi premiada com autógrafos do atacante.
E as ligações respingam até na ala da presidência do Rubro-Negro. Os telefones não param com pedidos de autógrafos do Imperador em camisas.
Sem data de estreia definida
O retorno de Adriano aos gramados ainda não tem data marcada para acontecer, mas na noite de segunda-feira o jogador já foi regularizado pela CBF ao ter seu nome publicado no Boletim Informativo Diário (BID). Assim, com o contrato – que se encerra no dia 22 de dezembro deste ano – registrado, o Imperador já está apto, ao menos burocraticamente, a reestrear com a camisa do Flamengo.
A ouvidoria do clube foi lançada em setembro do ano passado. Segundo as normas, é preciso “evitar a utilização de termos grosseiros e xingamentos através de palavras de baixo calão e conteúdos ofensivos e propagandas”.
Uma semana depois do lançamento em 2011, a ouvidoria recebeu sua primeira enxurrada de telefonemas. Na ocasião, foram ligações reclamando de Deivid, que vivia momento instável no time. A divulgação do teor das mensagens chegou a causar mal-estar no clube.
Os telefonemas agora são mais amenos. Mas nem sempre é possível atender aos anseios do torcedor que quer saber: afinal, quando Adriano estreia?
Globoesporte.com

Blog rafaelrag

CERCA DE 8% DOS PESQUISADORES BRASILEIROS TRABALHAM NO EXTERIOR


Fonte: Bruna Sensêve, em.com.br Minas Gerais de 22.08.2012
Por outro lado, pouco mais de 7% de estrangeiros se estabelecem no país. Índia lidera o ranking, exportando 40% de cientistas

“Brain drain” é uma expressão em inglês utilizada para identificar a saída de cientistas de um país para trabalhar em instituições estrangeiras. Trata-se, cada vez mais, de um fenômeno global. Mas quais países mais “perdem” cérebros, e quais mais atraem pesquisadores? E o que os especialistas levam em conta na hora de buscar trabalho em instituições estrangeiras? Responder questões como essas foi o objetivo de um estudo conduzido no Escritório Nacional de Pesquisas Econômicas dos Estados Unidos que analisou informações de quase 20 mil cientistas espalhados em 16 países, incluindo o Brasil.


Segundo o levantamento, entre as nações estudadas, a Índia é a que mais exporta mão de obra científica, com quase 40% de seus pesquisadores fora do país. No lado oposto do ranking, o Japão consegue reter 96% de seu pessoal. A Suíça, por sua vez, tem uma balança migratória equilibrada. O país europeu compensa o fato de 33,1% de seus cientistas estarem fora do país com um índice de 56,7% de estrangeiros atuando em suas instituições. No Brasil, essa dinâmica também pode ser considerada equilibrada, mesmo que pouco expressiva: 8,3% de seus especialistas estão fora do país, enquanto 7,1% dos cientistas que trabalham aqui vieram de fora.


Não surpreendentemente, os Estados Unidos são o principal destino de emigrantes de 13 dos outros 15 países estudados. Nos dois restantes (Bélgica e Dinamarca), os EUA estão em segundo lugar. Mesmo assim, o país não aparece em primeiro lugar no ranking das nações que mais utilizam, proporcionalmente, contribuições de fora. Lá, 38,4% dos cientistas são estrangeiros, mas três países superam esse índice: Suíça (56,7%), Canadá (46,9%) e Austrália (44,5%).


O professor de química aposentado da Universidade de Brasília (UnB) Peter Bakuzis contrariou o fluxo mundial e saiu, em 1970, dos EUA rumo à Universidade de Brasília. Na época, o norte-americano já havia feito pós-doutorado e encontrava dificuldades em ser aceito em alguma instituição de seu país. Assim, a estada de um ano foi estendida indefinidamente. Foi na capital que ele conheceu a mulher e teve três filhos brasileiros.


Para ele, a situação vivida atualmente é muito diferente da de quatro décadas atrás. Segundo o químico, havia mais liberdade para pesquisas, já que as verbas eram apresentadas à universidade como um todo. “Foi uma das coisas que me atraíram. Hoje é mais difícil, mas não penso em voltar.” A qualidade de vida do brasileiro é outro fator que vigora até hoje para essa decisão. “Aqui, tenho vida fora do laboratório, menos tensão. Ao mesmo tempo, isso é ruim, porque vemos menos pessoas acompanhando a literatura e os avanços do meio.”


Ele considera a mobilidade brasileira muito pequena se comparada à norte-americana, até mesmo dentro do próprio país. “Aqui temos muitas contratações de pessoas que se formaram na mesma instituição. Isso é inimaginável nos EUA. A falta de mobilidade entre as instituições faz com que tudo seja feito da mesma forma sempre, não há renovação de ideias.”


Perspectivas


Como mostra a história de Bakuzis, os motivos que levam cientistas a sair de seus países são diversos, mas o estudo consegue apontar como principal deles o desejo de melhorar as perspectivas na carreira ao trabalhar em instituições de pesquisa proeminentes. Os laços culturais e linguísticos também são importantes: muitos ingleses vão para a Austrália (21,1%) e para o Canadá (13,5%), por exemplo. E Argentinos, colombianos e peruanos representam cerca de 40% dos pesquisadores estrangeiros vivendo no Brasil.


O que faria um pesquisador voltar à terra natal foi outra pergunta feita no levantamento. Nesse caso, a resposta mais comum foi uma boa oportunidade de emprego. Curiosamente esse motivo aparece apenas em terceiro lugar na lista de motivos para retornar dada por brasileiros. A razão mais citada para justificar um possível retorno ao país é de cunho pessoal ou familiar (mencionada por 75,4% dos ouvidos), seguida da vontade de ter melhor qualidade de vida (citada por 46% dos entrevistados).


Uma nova e boa fase


A “fuga” de cérebros sempre foi uma preocupação no Brasil, que lamentava a perda de profissionais qualificados para instituições estrangeiras. No entanto, para Ary Mergulhão, oficial de Ciência e Tecnologia da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o problema tem assustado menos. “No passado, a intenção era que o pesquisador se formasse e voltasse para o Brasil. Só que isso não acontecia, porque as condições de trabalho em países desenvolvidos eram muito melhores. Hoje, somos um país em desenvolvimento, com uma economia aquecida em um mundo que começa a apresentar uma crise geral.”


A história da bióloga brasileira Angela Mehta, da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, ilustra bem a situação. Ela voltou ao país em novembro de 2011, após uma temporada de um ano na Espanha, na Universidade de Sevilha, onde fez um pós-doutorado. Mehta conta que pôde observar dificuldades financeiras no laboratório onde estudou: durante o período que passou lá, cerca de um terço dos pesquisadores foram dispensados por falta de recursos.


“Alguns estavam indo para os Estados Unidos e outros consideravam o Brasil, pela boa imagem que o país conserva diante da crise mundial”, detalha. Ela nem levou em conta ficar no país ibérico. “Fui com a intenção de voltar, de manter meu emprego na Embrapa. Vi também que lá as coisas são bem mais difíceis.”


Segundo o diretor de Engenharias, Ciências Exatas, Humanas e Sociais do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Guilherme Sales Melo, no passado houve um incentivo para a retenção dos cientistas no Brasil para a formação de massa crítica nas universidades. Gerou-se, porém, a falta de interação com as universidades estrangeiras.


Para melhorar essa situação, o governo federal aposta no Programa Ciência sem Fronteira, que tem o objetivo de distribuir 100 mil bolsas para brasileiros que desejam estudar fora durante um período e para estrangeiros que queiram ter uma experiência no país. O retorno dos brasileiros fica condicionado contratualmente para que os beneficiados passem no Brasil um período igual ao que permaneceram no exterior com o auxílio financeiro. 

Blog rafaelrag

Cuité. Cancelamento do VI Festival Universitário de Inverno

Desde setembro de 2006, quando o Centro de Educação e Saúde da UFCG, campus Cuité foi inaugurado, o projeto do Festival Universitário de Inverno começou a ser desenhado, já com a sua primeira edição programada para as comemorações do primeiro aniversário de implantação deste campus.
Com o objetivo de integrar a comunidade com a sociedade, de divulgar um novo campus da Universidade Federal de Campina Grande e fazer interagir ciência, cultura e arte, o Festival Universitário de Inverno vem, a cada ano, crescendo e abrindo novas possibilidades de expressão.
Lamentavelmente, neste ano, apesar de todo o projeto estar pronto, de realizados todos os contatos necessários e de agendada toda a programação, a sexta edição do Festival de Inverno está sendo cancelada, uma vez que, sem o envolvimento dos docentes e dos servidores técnico-administrativos, neste momento, em greve, por melhores condições de trabalho, e sem a presença dos discentes, não há sentido para o evento.
A Direção do Centro de Educação e Saúde agradece a todos que incentivaram e colaboraram com este projeto e fica com a certeza de que, no próximo ano, o Festival Universitário de Inverno será concretizado com uma programação ainda maior e melhor do que a realizada nos anos anteriores, pois permanece vivo o projeto de contribuir com o conhecimento, a cultura, a arte e a diversão.

A Direção CES/UFCG

Blog rafaelrag

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Professores Marcos Maia e Patricio Letelier (in memorian) foram Homenageados pela SBF, no XXXIII ENFPC, em Passa Quatro-MG


HOMENAGENS DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE FÍSICA (SBF)


Professor Marcos Duarte Maia

Na noite de ontem, terça, 28 de agosto, durante o XXXIII Encontro Nacional de Física de Partículas e Campos (ENFPC), em Passa Quatro-MG, foram realizadas duas homenagens, sendo o primeiro homenageado o professor Dr. Marcos Duarte Maia, Natural do município  Baixa Verde no RN. Posteriormente o nome foi trocado para João Câmara. O professor Maia fez um comentário interessanrte sobre essa mudança brusca do nome deste municípío.   Acho uma vergonha esse procedimento de troca de nomes de ruas cidades, praças aeroportos etc, que tem origem folclórico- cultural e que representam traços da história local desses logradouros públicos por nomes de politico. È uma ação de vereadores deputados senadores que não tem nada melhor a fazer. Trocam a nossa tradição e história por nomes que nada significam para o povo.
 
O professor Maia já esteve na Paraíba várias vezes e, inclusive, participou de uma Banca Examinadora de um dos alunos do Curso de Mestrado em Física da UFPB, orientado pelo professor Jambunatha Jayaraman (in memorian). Em 1965, o professor Maia juntamente com o professor Mário Novelo fundaram a área de pesquisa a cosmologia no Brasil. Apesar da gravitação ter iniciado no Brasil em 1958, na UFPA,  na época as reuniões com o professor Mário Novello eram sem divulgação porque existia dificuldade para iniciar uma nova área de pesquisa no Brasil. Em 1964 muitos pesquisadores que trabalhavam no Brasil foram presos pela Polícia Federal e, por sua vez, quando iniciou o período Militar comandando a presidência da República Brasileira faltavam orientadores. Atualmente o professor Maia leciona na UNB e mantém entre outros colaboradores o professor Edmundo Monte da UFPB, João Pessoa-PB.



                                           Professores Rafael e Maia, em Passa Quatro-MG

                                                           Professores Jailson e Maia.

                                                  Maia com a placa doada pela SBF

Homenagem ao Professor Chileno Patrício Letelier



                                                      Professor Samuel da UNICAMP

O professor Dr. Samuel Rocha Oliveira da UNICAMP fez uma bela homenagem ao professor Patrício Letelier, que faleceu em 09 de junho de 2011, quando estava lecionando na UNICAMP. Compareceram a homenagem da SBF a viúva, filha, filho e neta. Ele era Natural do Chile e publicou mais de duzentos trabalhos em periódicos especializados, sendo que um deles sobre cordas e cosmoliga teve mais de 260 citações. O professsor Letelier tinha o hábito de pensar explicando e muitas vezes ele convidava os alunos para discutir e ficava falando sem dá chance ao aluno de falar. Quando publicava os seus trabalhos o professor Letelier registrava o seu agradecimento aos alunos pela discussão, mas os alunos ficavam somente escutando. Talvez, por isso alguns colegas achavam o professor Latelier muito difícil de convivência.

                                                          Professor Patrício Letelier

                                    Professor Samuel e o filho do professor Letelier
                                                          Filha e esposa de Letelier
                                                              Filho de Letelier

                                                           Professor Victor da USP

                                                        Neta de Letelier recebendo as flores

O  professor Crispino da UFPA, coordenador do evento,  estava também presente as homenagens 

Patricio Letelier (1943 - 2011)

O Professor Patricio Anibal Letelier Sotomayor faleceu na madrugada da quinta-feira, 9 de junho de 2011, em sua casa de Campinas, vítima de uma parada cardíaca fulminante, aos 67 anos de idade. Havia trabalhado normalmente até o dia anterior. Patricio era uma liderança indiscutível na área de Relatividade Geral e um Professor ativo e querido na Universidade. Esta morte, prematura e inesperada, pôs fim a uma longa carreira científica iniciada nos anos sessenta, quando Patricio concluiu seus estudos universitários na Universidade do Chile. Seu doutorado foi obtido na Universidade de Boston, em 1977. Em 1978, assumiu uma posição do Departamento de Física da Universidade de Brasilia, onde ficou até 1988, ano em que se transferiu para o Departamento de Matemática Aplicada da UNICAMP. Sua extensa e diversificada lista de publicações retrata bem suas atividades como um cientista plenamente realizado. Sua também extensa lista de estudantes e colaboradores demonstra sua enorme influência na Ciência do País e do mundo.

O site abaixo foi criado em honra de Patricio, para celebrar sua vida pessoal e científica, reunindo lembranças e depoimentos de seus amigos e colegas. O material coletado será passado a sua família: esposa, filha, filho e neta.


http://leteliermemorial.blogspot.com/

Blog rafaelrag

Prorrogado prazo para envio de trabalhos para simpósio multidisciplinar na UFCG


Simpósio sobre Laserterapia, Oncologia Pediátrica e Envelhecimento Humano será realizado nos dias 20 e 21

Foi prorrogado até a próxima sexta-feira, dia 31, o prazo para o envio de trabalhos científicos para o I Simpósio Multidisciplinar de Laserterapia, Oncologia Pediátrica e Envelhecimento Humano, que acontece nos dias 20 e 21 de setembro, em Campina Grande.

O evento é aberto estudantes e profissionais de qualquer área de conhecimento e será realizado no Centro de Extensão José Farias da Nóbrega, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Palestras e apresentações orais fazem parte da programação, que abordará o crescimento significativo da aplicação do laser de baixa potência como tecnologia terapêutica, suas propriedades curativas e preventivas.

Serão discutidos ainda a situação da Oncologia Pediátrica e os vários tipos de terapêutica oferecidos ao paciente, além de uma avaliação global sobre o idoso, ressaltando o bem estar e a qualidade de vida na terceira idade.

Os interessados deverão realizar sua inscrição através do site do evento.  Até o dia 19 de setembro, as taxas serão de R$ 30 e R$ 60, para estudantes e profissionais, respectivamente. No dia do evento, o valor da taxa será de R$ 35 e R$ 70.

O I Simpósio Multidisciplinar de Laserterapia, Oncologia Pediátrica e Envelhecimento Humano é uma realização dos projetos de extensão Promovendo a saúde bucal e a qualidade de vida e bem estar dos idosos assistidos pelo PIATI e Uso do laser na prevenção e tratamento da mucosite em crianças e adolescentes com câncer, coordenado pelos técnicos administrativos da UFCG, William Melo e Janise Nogueira, respectivamente.

Para mais informações, acesse: http://simposiolope.webnode.com/

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG – 28.08.12)

Blog rafaelrag

HOJE, 29, O CANDIDATO A PREFEITO PELA OPOSIÇÃO DE ALAGOA GRANDE, BÔDA SERÁ O ENTREVISTADO HOJE NA RÁDIO CULTURA, A PARTIR DAS 17:00h

Blog do professor Rafael Rodrigues (UFCG, campus Cuité) 

Esta entrevista poderá ser acompanhada pela internet
através do portal
 você deve acessar o  link da rádio Cultura no canto superior direito do seu vídeo.



 O candidato a prefeito em Alagoa Grande pela oposição, Bôda (PR), vai ser o entrevistado desta quarta-feira (29), apartir das 17h, na rádio Cultura de Guarabira, no programa "Em cima da Hora", apresentado por Martíns Júnior e Willian Santos. Bôda estará acompanhado do seu candidato a vice, Beto do Sindicato e de vários candidatos a Vereador.

Adendo do blog rafaelrag. Na última entrevista de 2h, neste mesmo programa da Rádio Cultura,  Bôda não falou sobre os 7 cursos da UFPB que estão funcionando desde 09 de agosto de 2010 em parte de uma escola municipal, o CAIC de Alagoa Grande, sob a atual coordenação da professora Roseane Palmeiras. Esperamos que hoje ele apresente propostas para consolidação e expansão do polo Manuel Rodrigues da Silva (MRS) e, inclusive, explicar por que o deputado federal Welington Roberto ainda não trouxe benefício para o município, que teve o seu apoio no último pleito eleitoral e sendo o mais votado. Estes e outros questionamentos tem sido feito pelo professor Rafael Rodrigues, primeiro coordenador do polo MRS e candidato a vereador pelo PSB nas eleições desse ano.

Blog rafaelrag  

PRF oficializa acordo com governo e decide encerrar greve no País

Categoria aceitou oferta do governo de reajuste de 15,8% e reestruturação da carreira. Agentes rodoviários devem voltar ao trabalho ainda hoje, diz FenaPRF

Os policiais rodoviários federais informaram nesta quarta-feira que aceitaram o plano de carreira e reajuste salarial de 15,8% propostos pelo governo e decidiram encerrar a greve no País. Representados pela Federação Nacional dos Policiais Rodoviários Federais (FenaPRF), os agentes devem voltar ao trabalho ainda hoje.
Para Pedro Cavalcanti, presidente da FenaPRF, a decisão adotada pelo Conselho de Representantes, embora não tenha sido unânime, foi a mais correta. “O índice de aumento não atendeu nossa expectativa, mas conseguimos diversos outros objetivos que vínhamos pleiteando há muito tempo e isso foi fundamental para a nossa tomada de decisão”, explicou.
Leia também:
Além do reajuste salarial, que será pago em três partes, a categoria teve outras reivindicações atendidas, segundo a federação, como o reconhecimento do nível superior para o cargo de policial rodoviário federal, o fim do limitador de 50% para a progressão na carreira e a alteração dos nomes das classes. 

José Marcos Coelho/Diário do Vale
Posto da PRF foi fechado pela paralisação na região da rodovia Dutra, em Penedo, no Rio
Greve
A paralisação nacional dos policiais rodoviários federais foi aceita durante assembleia realizada no dia 18 de agosto. A adesão foi feita de forma gradual conforme as necessidades de cada sindicato estadual (Sinprf). Foi quando na segunda-feira, dia 20, o movimento grevista foi declarado oficial. A federação registou a participação dos 24 sindicatos regionais. 
Foram realizados vários protestos pelo País . No Paraná, no dia 8 de agosto, um dos pontos escolhidos para a manifestação foi o posto do km 95 do Contorno Leste, que liga as rodovias BR-277 e BR-376. Já no dia 24, por exemplo, no Rio Grande do Sul, viaturas foram colocadas de costas para a BR-290.
Entre os serviços que foram prejudicados com a paralisação, estava o combate aos crimes em estradas e rodovias, ao tráfico de drogas assim como a fiscalização de cargas, sonegação de impostos e crimes de trânsito.O policiamento nas fronteiras do País também foi reduzido, apenas 30% do efetivo seguiu com os trabalhos.

http://ultimosegundo.ig.com.br/
Blog rafaelrag