quarta-feira, 11 de dezembro de 2024

Aula 6-24.2-Instrumentação I-Como calcular o erro Experimental, verificando as Leis de Newton, ministrada pelo professor Rafael, nesta quarta, 11 de dezembro

 


Na atividade experimental desta aula 06, nesta quarta-feira, 11, da disciplina de Instrumentação em Ciência da Natureza e suas Tecnologias I (Instrumentação I), da UFCG-2024.2, ministrada pelo professor Rafael Rodrigues, é explicado como medir a aceleração experimental de um carrinho ou um bloco em movimento retilíneo, através do coeficiente angular da reta, e determinar a aceleração teórica através das leis de Newton. Iremos resolver também alguns exercícios considerando a força de Atrito.

Ao fazer o relatório sobre as leis de Newton, da disciplina de Instrumentação I, sobre a verificação experimental do princípio da dinâmica, o estudante deve calcular o erro experimental ou discrepância experimental Relativa(DR).

DR=|C-E|/C
 
Com, C=Certo, sendo a medida mais precisa e E=Errado é a medida de pouca precisão.

Se DR=0,06, então em termos de percentagem, DR=6%. 
 
Este vídeo da Aula 06 da disciplina de Instrumentação I, nesta quarta-feira, 11 de dezembro, corresponde a Live 07 da disciplina de introdução à Física, ministrada pelo professor Rafael Rodrigues, no dia 09-10-20. Os demais links estão disponíveis no blog rafaelrag, ciências e educação. O .professor Rafael Rodrigues resolveu questões de dinâmica: aplicações das leis de Newton.

Ele começa o vídeo fazendo um resumo sobre as três leis de Newton: 
1) Lei da inércia
2) Princípio fundamental da dinâmica
3) Ação e reação 

 






Foi visto no primeiro vídeo desta disciplina de instrumentação I o projeto para determinar a aceleração de uma esfera rolando em trilho de cortina, usando o artifício do coeficiente angular da reta. 

Veja os dois vídeos.
Fazendo a medida do tempo, no MRUV.


Segue o conteúdo programático da disciplina

A Força de atrito é Responsável por você Caminhar.

Questão do ENEM 2013. Uma pessoa necessita da força de atrito em seus pés para se deslocar sobre uma superfície. Logo, uma pessoa que sobe uma rampa em linha reta será auxiliada pela força de atrito exercida pelo chão em seus pés. Em relação ao movimento dessa pessoa, quais são a direção e o sentido da força de atrito mencionada no texto?

Resposta

Usando a terceira lei de Newton de ação e reação fica fácil de encontrar a resposta. Os pés empurra o piso para trás e pela força de atrito de reação, o piso empurra a pessoa para frente. Desta forma vemos que a força de atrito tem a direção da rampa e o mesmo sentido do deslocamento.

Kit da Olimpíada Brasileira de Física(OBF): medir o coeficiente de atrito estático.



 Neste vídeo, é visto como  determinar o coeficiente de atrito estático, a quem interessar clique em

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. Discussões do conteúdo programático e Avaliação. Ensinar física para que? Para quem? Qual Física? Revisão: potência de dez, notação científica, equação do segundo grau, trigonometria e medida de uma grandeza Física.

2. Elaboração de mini-projeto para construção de kit experimental: capa, objetivos, materiais de baixo custo, Fundamentação teórica, metodoloogia, cronograma, orçamento, bibliografia.

3. Instruções para se construir um laboratório de mecânica com materiais alternativos. Velocidade instantânea. Lista de exercícios I.

4. Vários aspectos do formalismo matemático da cinemática.

5. Planejamento e montagem de kits de cinemática em uma dimensão. Lista de exercícios II.

7. Verificação experimental do movimento retilíneo unidimensional, usando o trilho de cortina. 8. Planejamento e montagem de kits de cinemática em duas dimensões.

9. Medida da velocidade de lançamento em um plano horizontal. Lista de exercícios III.

10.  Vários aspectos do formalismo matemático da mecânica newtoniana

11. Planejamento e montagem de kits de dinâmica.  Verificação experimental das leis de Newton. Veremos que a força centrípeta não existe, o aquexiste é acelração centrípeta e, consequentemente, existe a força resultante dirigida par o centro.

12. Planejamento e montagem de kits para medir o coeficiente de atrito.

13. Planejamento e montagem de kit para medir a aceleração da gravidade local. Lista IV.

14. Vários aspectos do formalismo matemático do teorema Trabalho-Energia.  Energia mecânica(adição da energia Cinética e energia Potencial).   Dois tipos de energia potencial: gravitacional e  elástica.

15. Planejamento e montagem de kits sobre a conservação de energia Mecânica. Oscilações: o oscilador massa-mola e o pêndulo simples

16. Planejamento e montagem de kits para verificar a conservação do momento linear, o caso do choque elástico. 

17.  Movimento de Rotação.  Vários aspectos do formalismo matemático do Torque e momento angular. Teorema do momento angular. Lista V

18. Planejamento e montagem de kits sobre o torque.

19. Vários aspectos do formalismo matemático da teoria de Ondas Mecânica.

20. O Som. Efeito Doppler. Lista VI

21. Hidrostática. Lei de Stevin e o Princípio de Arquimedes. Quinto experimento: medir a densidade de um sólido usando o princípio de Arquimedes

22. Física Térmica. Temperatura e as Escalas Termométricas 

23. Dilatação térmica.  

24. A primeira da termodinâmica. Física Térmica.  Trabalho  e calor. Lista VII

25. Segunda lei da Termodinâmica.

 26.  Planejamento e montagem de kits sobre Física Térmica.

27. Entropia e a Segunda Lei da Termodinâmica. Lista VIII

28.  Máquinas Térmicas a Vapor

29.  Mostra Lúdica de Física da disciplina de Instrumentação I

30. Avaliação Final

















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