O vídeo a seguir da disciplina de Instrumentação em Ciência da Natureza e suas Tecnologias II, o professor Rafael Rodrigues começa com uma revisão da Lei de Gauss, vista na última aula. No final do vídeo, ele fala também de seu mini-curso sob título Equação de Estabilidade em Teoria de Campos Bidimensionais. Inscrições grátis, a partir do dia 9 até o dia 14 de dezembro, com direito a certificado. Ele explica também as 3 propostas de construção de kits de eletrostática.
Inscrições grátis com direito a certificado. Contato: rafael@df.ufcg.edu.br ou pelo whatsapp 83-996151111.
No final do vídeo, o professor Rafael explica as 3 propostas de construção de kits de eletrostática.
Projeto I: Eletricidade com canudos de beber água de coco. Aqui você poderá construir um pêndulo eletrostático com canudos, bola de isopor e papel de alumínio. Poderá construir uma chapa condutora e usar uma seta para mostrar que o campo elétrico é perpendicular a placa carrega.
Projeto II: construir um eletroscópio de duas folhas com materiais de baixo custo.
Projeto III: capacitor.
Neste projeto, cada estudante da disciplina de instrumentação II fará o seu capacitor usando materiais de baixo custo.
Duas propostas para fazer o seu capacitor:
1) Usar um copo pequeno de plástico e bombril.
2) Duas tiras de papel ofício e duas tiras de alumínio com mesmas espessuras 20cm por 6cm e dois pedaços de fios rígidos. Depois de colocar a primeira folha de alumínio coloca-se um pedaço de fio. Em seguida a outra tira de papel. Ao colocar a segunda tira de alumínio sobre a segunda tira de papel coloca-se o outro pedaço de fio. Os fios ficam um em cada lado. Finalmente enrole tudo junto formando um capacitor cilíndrico, tendo uma capacitância de pouco nanofarad(nF), 1nF= 0,000000001F=10-9F.
Segue a foto de um capacímetro digital.
Como medir a capacitância de um capacitor? Você pode adquirir nas lojas de eletrônicas um multímetro que funcione também como capacímetro.
O capacitor é um dispositivo eletrônico que serve para armazenar carga elétrica(campo elétrico) e energia, devido uma diferença de potencial. Ele é composto por duas armaduras condutoras separadas por um certo meio, sendo uma armadura condutora com carga +Q e a outra com -Q.
Veja um multímetro, que pode ser adquiro nas lojas de eletrônicas e alguns supermercados por apenas R$30. Cada estudante deve ter o seu ou pega emprestado com algum eletricista ou técnico de oficina de eletrônica de sua cidade. Na foto abaixo, ele está sendo utilizado como um Voltímetro.
Nessa posição da seta, o voltímetro está sendo usado para medir a tensão de uma rede de distribuição elétrica. Neste caso, ele está na posição de corrente alternada, o símbolo de uma curva senoidal está ao lado da letra V. Como já explicado pelo professor Rafael Rodrigues em suas Lives desta disciplina.
Símbolo, representa qualquer capacitor, por exemplo, capacitor esférico ou cilíndrico ou de placas planas e paralelas:
Verifica-se experimentalmente que a carga elétrica armazenada no capacitor é proporcional a ddp V, sendo a constante de proporcionalidade C denominada de capacitância do capacitor, isto é, Q∝V, resulta em:
C=Q/V,
com V sendo a ddp e Q o módula da carga elétrica na placa condutora, em geral, são placas de metal. separadas por um material dielétrico colocada entre elas. O dielétrico é um material isolante, constituído de cerâmica, porcelana ou o ar. Note que a carga elétrica total do capacitor é nula.
Unidade de capacitância no SI: F(farad).
Veja um Resumo da Teoria de associação mista de capacitores, visto na live da disciplina de Introdução à Física.
Associação de Capacitores em Paralelo.
Ceq = C1 + C2 + ... Cn
Associação de Capacitores em Série.
A capacitância equivalente (Ceq ) dessa associação de 3 capacitores ligados em série, é calculado pela seguinte equação:
1/C_eq = 1/C_1 + 1/C_2 + 1/C_3.
Generalizando. A capacitância equivalente de uma associação de N capacitores ligados em um circuito em série,
1/C_eq = 1/C_1 + 1/C_2 + 1/C_3 + ... 1/C_N,
em nossa convenção: C índice inferior 1, ou seja, significa
C_1=C1.
Cilindro Reto
A área da base é a área de um circulo, Ab= π.r2
com r sendo o raio do circulo.
π (Pi)= 3,14
A área da superfície lateral: é a área de um retângulo de comprimento h e a largura é o tamanho da circunferência de raio r, isto é, 2πr. Portanto,
A=base x altura = 2πrh.
Volume do cilindro
V=h π.r2
Blog rafaelrag
Nenhum comentário:
Postar um comentário