sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Guarabira realiza o primeiro Evento Comemorativo dos 100 anos de aniversário de Jackson do Pandeiro. Veja os vídeos.


Ontem, 17 de janeiro, às 20h,  no teatro municipal Geraldo Alverga de Guarabira, superlotado,  com entrada grátis, aconteceu o espetáculo “Ópera do Pandeiro”, dirigido por Misael Batista de Alagoa Grande, um musical produzido pelo Grupo Teatral “Bichoderruma”, da cidade de João Pessoa, e que vai fazer uma turnê por várias cidades da Paraíba ao longo deste ano, contando a história do músico. De Alagoa Grande compareceram, o professor Rafael Rodrigues, acompanhado de sua filha Camille, Bibiu do Jatobá, conselheiro estadual da cultura da Paraíba, Marcelo Félix, Dedeu e Rivaildo da secretária de cultura e turismo de Alagoa Grande,  Bernardo, Alan Albuquerque, Rpbério Chaves, professor de Física e Filosofia Cleber, entre outros. 
O ano de 2019, no âmbito da cultura nacional e nordestina, será bastante reverenciado como o Ano Cultural de Jackson do Pandeiro, considerado o maior ritmista do Brasil, em virtude das comemorações do seu centenário de nascimento. Filho do Brejo Paraibano, natural do município de Alagoa Grande, o Rei do Ritmo (como ficou conhecido) será tema de muitas atividades culturais em várias partes do Brasil, conforme já vem sendo anunciado por algumas instituições.


Nesta sexta-feira,  18 de janeiro, dentro da programação das comemorações do centenário de Jackson, em Guarabira,  acontecerá também um show com a banda de Alagoa Grande, os Filhos de Jackson.
Vídeos





A Secretaria de Cultura e Turismo do município de Guarabira, abre o ano de 2019 em celebração ao centenário do artista paraibano Jackson do Pandeiro. Nessa semana, durante os dias 17 e 18 de janeiro, três atrações serão realizadas em praça pública, tal como no Teatro Municipal Geraldo Alverga, o que terá continuidade com uma exposição de artistas do brejo com o tema do músico, a se realizar na Galeria de Artes Antônio Sobreira.

              Banda “Jackson Envenenados”
A banda Jackson Envenenado se apresentará nesta quinta-feria, em praça pública de Guarabira, dentro da programação do centenário de Jackson do Pandeiro. Esta banda nasceu em 2001, na cidade de Alagoa Grande, terra natal do Rei do Ritmo, tendo o pandeiro num diálogo frenético com a guitarra, baixo e bateria.

Componentes:


Robério Chaves- voz, violão e percussão.
José Neto- Guitarras
Thiago Formiga - Baixo
Paulo Henrique - bateria

Rei do Ritmo
Em 17 de Julho de 1919 completará 100 anos do nascimento em Alagoa Grande, na Paraíba, de Jackson do Pandeiro. Ele faleceu em Brasília, em 10 de julho de 1982, aos 62 anos de idade, durante uma excursão que vinha fazendo nos estados brasileiros. Ele teve embolia pulmonar e cerebral, quando silenciavam a voz e o instrumento do artista que ganhou o apelido de Rei do Ritmo. Jackson era diabético desde os anos 1960.


Oportunidades para os artistas, a quem interessar, clique em 




 Veja mais imagens



























                                     Professores de Física Rafael e Cleber.




































Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário