sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

LIGO e Virgo registram fusão de buracos negros mais massiva e distante já observada

As dez fusões de buracos negros observadas pelo LIGO e o Virgo

Crédito:LIGO-Virgo/Frank Elavsky/Northwestern

Um buraco negro é uma região do espaço que  absorve tudo que passa perto dele, inclusive, a luz.
As colaborações científicas dos observatórios de ondas gravitacionais LIGO e Virgo anunciaram dia 3 de dezembro a descoberta de mais quatro eventos de fusão binária de buracos negros. "Todas haviam sido detectadas nas observações realizadas entre 2015 e 2017, mas não haviam sido anunciadas antes", explica Odylio Aguiar, líder do grupo do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) que participa das colaborações. "Dentre as novas binárias, se destaca o evento GW170729, detectado em 29 de julho de 2017. Foi o mais massivo e mais distante já detectado, envolvendo buracos negros de 51 e 34 massas solares, emitindo quase 5 massas solares de energia no pulso de radiação gravitacional. Essa coalescência de buracos negros aconteceu há cerca de 5 bilhões de anos, quando nem a Terra, nem o Sol existiam."
Leia mais
O catálogo de fusões binárias de buracos negros do LIGO e Virgo já conta com 10 eventos registrados. A nova análise confirmou a detecção de fusões de buracos negros durante a primeira corrida de observação do LIGO, que aconteceu entre 12 de setembro de 2015 e 19 de janeiro de 2016, e durante a segunda corrida, entre 30 de novembro de 2016 e 25 de agosto de 2017. Em agosto de 2017, os dois detectores do LIGO, nos Estados Unidos, começaram a funcionar em rede com o detector Virgo, na Itália, quando detectaram juntos também as ondas gravitacionais de uma fusão binária de estrelas de nêutrons.

"À medida que o catálogo de binárias de buracos negros crescer com futuras observações, esperamos entender melhor a formação de buracos negros via supernovas, as interações binárias de estrelas massivas, a dinâmica de aglomerados estelares e descobrir se parte dela estaria associada à matéria escura do Universo", diz Aguiar. "Além disso será possível testar melhor a teoria da relatividade geral de Einstein."

Mais de 1.200 cientistas de todo o mundo participam da colaboração científica LIGO. No Brasil, além do grupo do INPE, colabora com o LIGO o grupo do físico Riccardo Sturani, do Instituto Internacional de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (IIF-UFRN).

Artigos científicos
Binary Black Hole Population Properties Inferred from the First and Second Observing Runs of Advanced LIGO and Advanced Virgo
The LIGO Scientific Collaboration, The Virgo Collaboration

GWTC-1: A Gravitational-Wave Transient Catalog of Compact Binary Mergers Observed by LIGO and Virgo during the First and Second Observing Runs
The LIGO Scientific Collaboration, The Virgo Collaboration

Contato para imprensa
Igor Zolnerkevic 
Assessor de comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário