sexta-feira, 2 de novembro de 2018

Reforço GEMAG para o ENEM 2018, na escola estadual Apolônio Zenaide de Alagoa Grande-PB, nesta sexta, 2

Reforço GEMAG para o ENEM 2018 com inscrições e material grátis.

O professor Rafael Rodrigues tirando dúvidas de matemática e física dos estudantes que irão prestar o exame do ENEM 2018, nesta sexta, 2 de novembro.

O reforço de hoje, em Alagoa Grande, vai até às 14h, na escola estadual Apolônio Zenaide, em frente a prefeitura municipal. Ainda tempo de você participar.

Amanhã o professor Rafael estará contribuindo com o reforço em Campina Grande, como informado na postagem de ontem do blog ciências e educação. Nas imagens abaixo o professor Rafael está estudando com a estudante Izabel da escola estadual de ensino fundamental e médio PHB e o quilombola Nailton da comunidade quilombola Caiana dos Crioulos. 

O diretor Irineu da escola quilombola Firmo Santino da Silva do quilombo Caiana dos Crioulos deu um palpite para a redação do ENEM 2018, o tema será Inclusão digital.


                                                    Diretora Aisla Montenegro.

Solução.
Iniciamos colocando as forças que atuam na tábua, o peso, as forças de normais, devido ao contato na parede(Força vertical) e no pino (Força horizontal).



Veja seguir a solução detalhada.
Preliminares. Soma geométrica  de dois vetores, pegamos a extremidade de um e ligamos na origem do outro. O vetor resultante tem origem no primeiro e extremidade no último.


Soma analítica. Escrevendo o vetor em termos de suas componentes cartesianas, isto é, suas projeções nos eixos x e y.
Força de atrito estático é igual ao coeficiente de atrito multiplicado pela força Normal.  Enquanto a força peso é perpendicular a superfície da terra, a força Normal é perpendicular a superfície  de contato.




Para calcular a força de atrito usaremos a segunda lei de Newton e o torque total nulo, em relação a um eixo que passa pelo pé da escada. Devemos levar em conta o torque da força peso e o torque devido a força horizontal. Veja como determinar o torque total nulo a partir do diagrama de força.


Aceleração da gravidade próxima da superfície da terra.
Como a tábua está em repouso, sua aceleração é nula e, de acordo com a segunda lei de Newton, a força resultante será nula. No piso tem a força de reação vertical, F_v, no pé da tábua e a força de atrito na direção horizontal, F_a,  apontando no sentido da orientação positiva.
Portanto, considerando as forças na horizontal e vertical, obtemos: F_v-P=0, isto é, F_v=P=mg=16x10N=160N, isto é, F_v=160N. 
F_a -F_h=0, isto é, F_a=F_h. Para encontrar a foça horizontal, F_h, utilizaremos o conceito de torque total em torno de um eixo passando pelo pé da tábua.
Torque nulo, fornece a força horizontal, ou seja, como todas as unidade estão no SI, basta substituir somente os números, na equação do torque total nulo, neste caso, obtemos: 

160x0,6x2-4F_hx0,8=0. 

Portanto, dividindo por 2, obtemos:
160x0,6=2x0,8F_h,
ou,
F_h=(160x0,6)/2x0,8=(160x0,6)/1,6=100x0,6=60, 
colocando a unidade de força no SI, obtemos: 
F_a=F_h=60N.















Questão do 3o. ano do ensino médio
Solução da questão 5)


Pois.
Lei de Coulomb, válida somente para partículas carregadas, não vale para uma esfera carregada, um cilindro carregado, ou seja o módulo da força elétrica 
 F = k0.IQI.IqI/d2

Definição quantitativa do campo elétrico, no ponto P: 

Neste caso, a direção do campo elétrico é a direção da força elétrica, representada da figura anterior. Unidade no SI: N/C(newton dividido por coulomb).

 Se a carga fonte for positiva, Q>0, e a carga teste for positiva, q>0, o campo elétrico tem o mesmo sentido da força elétrica, se afastando do ponto P. A carga teste q, colocada no ponto, onde queremos medir o valor do campo elétrico,  deve ser pequena, tendendo a zero. 

Em síntese, o  campo elétrico não depende da carga teste. Ele depende somente do sinal da carga da fonte.

Neste caso, a intensidade do  campo elétrico, no ponto P, devido a fonte com carga elétrica Q, torna-se inversamente proporcional ao quadrado da distância de separação e proporcional a módulo da carga fonte  Q. 


Se a carga da fonte for negativa, Q<0, e a carga teste for positiva, q>0, o campo elétrico tem o mesmo sentido da força elétrica, com sentido do ponto P para a fonte.
Outras dicas de matemática: gráficos de funções trigonométricas e quadráticas, progressão Aritmética e Probabilidade entre os mais recorrentes.

A constante eletrostática K, no vácuo e no SI,  é representada com um índice inferior 0, ou seja, 

k0=9x10^9 (Nm2)/C2)

Notação em potência de dez, 10^2= 10x10=dez ao quadrado. Unidades de medidas no SI: C=Coulomb é a unidade de carga elétrica, N=unidade de força e m=metro.







Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário