terça-feira, 27 de novembro de 2018

Carlos Fábio ganha debate e afirma que OAB voltará a ser protagonista de grandes causas

Eleição da OAB-PB acontecerá nessa quarta-feira, 28 de novembro.
O candidato a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Paraíba, (OAB-PB) pela Chapa 5, Carlos Fábio, afirmou que na sua gestão a entidade voltará a debater grandes temas e defender os interesses da população, como as questões da violência e a falta de medicamentos, que levaram pessoas a morte. Lembrou que a OAB é a segunda entidade mais respeitada no Brasil, mas na Paraíba não vem atuando como protagonista. Ele defendeu a ideia durante debate promovido pela Rádio Arapuan, nesta quarta-feira (21), e se destacou pela tranquilidade e pelas propostas apresentadas. “A OAB não pode continuar sendo comentarista de casos, deve voltar a ser protagonista de grandes causas”, afirmou. 
Segundo ele, a OAB esteve ausente nos debates sobre a violência, a exemplo da fuga do presídio de segurança máxima PB1, quando 100 homens conseguiram escapar pela porta da frente. A Ordem também se ausentou de um debate seríssimo que foi o não fornecimento de medicamentos básicos, como insulina e até medicamentos para doenças raras. “Este ano, a comerciária Janaina de 25 anos, mãe de dois filhos, morreu após não conseguir remédio para tratamento de câncer. Aqui temos vários problemas: a ausência do estado, a morosidade da justiça e a OAB mais uma vez ausente diante desse grande problema”, disse.

O candidato também destacou a defesa da realização de concurso público nas procuradorias municipais e na estadual. Carlos Fábio lembrou que quando foi procurador em Campina Grande comandou o primeiro processo para seleção de procuradores. “É importante gerarmos oportunidades para a classe, além do mais é preciso garantir mais oportunidades para os jovens advogados com qualificações e capacitações”, defendeu.

Proposta para as mulheres – O candidato apresentou ainda propostas para a mulher advogada e anunciou a criação da comissão de fiscalização para analisar e corrigir possíveis diferenças salariais e também a realização de um senso para construir um perfil da advogada para melhor investir em ações para as mulheres. Além disso, o candidato garantiu que a Caixa permanecerá com o auxílio maternidade, criado na sua gestão.

Carlos Fábio também defendeu a criação da Comissão Estadual de Combate ao Assédio Moral e Sexual dentro da OAB-PB para colaborar com essa discussão e atuar na luta contra essa prática lastimável. A OAB, por exemplo, foi palco de um episódio lamentável, onde uma funcionária há 19 anos foi vítima de assédio de um diretor e acabou demitida. Hoje, ela vende quentinha para sobreviver. “Mulheres e homens me procuram para falar sobre esse assunto e percebo que a sociedade quer debater essa temática”, disse, lembrando que pesquisa do Datafolha realizada este ano aponta que 42% das brasileiras já foram vítima de assédio sexual.

Com a chapa composta por 52% de mulheres, Carlos Fábio tem entre as suas propostas estão implementação de políticas de valorização das advogadas, ações contra o assédio, ampliação de espaços de amamentação – com implantação de fraldários – e a possibilidade das mães advogadas trabalharem no modo home-office.

Novas tecnologias – Carlos Fábio defendeu uma maior atuação da Escola Superior da Advocacia (ESA) com o uso das tecnologias. Disse que é preciso garantir o incentivo ao empreendedorismo por meio de Startups. “Defendemos cursos de qualificação e capacitação para fazer do jovem advogado um empreendedor. Vamos estimular na nossa gestão o empreendedorismo com o uso das tecnologias”, afirmou.

Carlos Fábio denunciou os sérios problemas vivenciados pela Escola, que hoje funciona dividindo espaço com uma faculdade que ninguém conhece e paga R$ 7 mil no aluguel por uma estrutura que nem com banheiro conta. “Além de não promover formação alguma e colaborar com os advogados, a ESA será despejada após a campanha. A Gestão Paulo Maia é marcada pelos atropelos, pela falta de transparência e total ausência de compromisso com o advogado”, disse.
Leia mais
Para a Escola, Carlos Fábio propõe criação do Centro de Aperfeiçoamento Profissional e Acadêmico, com biblioteca, cabines de estudos, coworking, Cafeteria, com desenvolvimento de cursos de pós-graduação e MBAs, com o objetivo de verdadeiramente capacitar o advogado para o mercado de trabalho.

Reeleição – Ao questionar o candidato Paulo Maia sobre a reeleição, Carlos Fábio propôs uma reforma eleitoral defendendo o fim da reeleição na OAB com a sugestão de levar a discussão ao Colégio de Presidentes. “Palavra é para ser cumprida, palavra é para ser honrada”, ressaltou.

Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário