segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Iniciada I Semana da Capoeira em Campina Grande, nesta segunda, 5 de novembro


Com o objetivo de valorizar e incentivar a prática da capoeira em Campina Grande foi iniciada na manhã desta segunda-feira, 05 de novembro, a I Semana Municipal da Capoeira.

A solenidade que marcou abertura do evento aconteceu no Centro de Tecnologia Educacional (CTE). Estão previstas atividades até o próximo sábado, 10, data da realização do 8º Seminário Capoeira – Educação e Cultura Afro-Brasileira.

A Semana da Capoeira foi instituída pela lei 6.949/2018, sancionada pelo prefeito Romero Rodrigues, estabelecendo uma série de atividades práticas e teóricas a serem realizadas com foco na capoeira.

A ação é realizada pela União dos Capoeiras do Planalto da Borborema (UCPB), em parceria com a Secretaria de Educação de Campina Grande (Seduc) e o Instituto Alpargatas.

Para a secretária de Educação do município, Iolanda Barbosa, o evento é importante para o currículo escolar, no que se refere ao conhecimento da cultura e da identidade do povo brasileiro.

“A atividade representa a culminância de um conjunto de ações que já estavam em curso dentro da Rede Municipal de Educação, não apenas com o projeto Capoeira nas Escolas como também com formações continuadas, através projeto Educação Pela Cultura, uma parceria com o Instituto Alpargatas”, ressaltou.

Já o diretor-executivo do Instituto Alpargatas, Berivaldo Araújo, destacou o papel pedagógico da capoeira nas escolas municipais.

“Nós estamos com o projeto Capoeira nas Escolas em 100% das escolas municipais e já colhemos bons frutos ao longo desses 12 anos. A capoeira é importante não só para o desenvolvimento motor, como também no desenvolvimento e processo de inclusão dos alunos com deficiência”, disse.

Por sua vez, o coordenador do projeto Capoeira nas Escolas e presidente da UCPB, Rosenberg Alves, ressaltou a abrangência que a Semana da Capoeira terá no município de Campina Grande.

“Conseguimos que a lei que estabelece a Semana Municipal da Capoeira fosse aprovada e sancionada e, a partir de hoje, a gente vai comemorar, discutir e falar sobre a capoeira, não só nas escolas municipais, mas em toda Campina Grande”, pontuou.
Leia mais
Durante o evento, os gestores das 109 escolas municipais receberam um kit com berimbau, pandeiro e atabaque, que vão servir não só para as atividades realizadas no projeto Capoeira nas Escolas, mas também para todas as atividades previstas no calendário de ações pedagógicas que envolvam a temática da cultura Afro-Brasileira.
(Paraibaonline)



Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário