sexta-feira, 6 de julho de 2018

Por que nesta sexta-feira a velocidade da Terra é a mais lenta do ano?

No afélio, a Terra está cinco milhões de quilômetros mais longe do Sol do que no periélio.


Nesta sexta-feira, 6 de julho, a Terra estará mais distante do Sol do que em qualquer outro dia deste ano de 2018. Nesse dia, o planeta atingirá seu afélio, palavra de origem grega que significa "longe do Sol". "O afélio é o ponto da órbita ao redor do Sol em que a Terra fica mais longe do astro e o periélio (que quer dizer 'perto do Sol') é justamente o oposto, o ponto da órbita em que a Terra fica mais próxima ao astro", disse à BBC Mundo Nayra Rodríguez Eugenio, astrofísica e professora do Instituto de Astrofísica das Canarias, em Tenerife, na Espanha. "No periélio, o Sol está a aproximadamente 147 milhões de quilômetros da Terra; no afélio está a uns 152 milhões  de quilômetros do Sol." A distância varia porque a órbita da Terra ao redor do Sol não é uma circunferência perfeita, nosso planeta descreve uma trajetória elíptica.

Por isso, a força de atração gravitacional entre o Sol e a Terra varia ao longo da órbita - e a velocidade orbital da Terra muda conforme sua distância do Sol.  O afélio ocorre a cada ano entre 2 e 7 de julho. O periélio foi no dia 3 de janeiro. A Terra alcançará sua maior distância do Sol nesta sexta-feira, 6 de julho, às 17h46 GMT (14h46 no horário de Brasília), quando o planeta e seu astro estarão a 152.095.566 de quilômetros um do outro.

A maior distância se traduz na velocidade de órbita menor. Assim como foi assinalado por uma das chamadas leis de Kepler (sobre movimentos planetários, formuladas pelo astrônomo e matemático alemão Johannes Kepler no século 17), quando os planetas estão perto do Sol eles se movem mais rápido do que quando estão longe.
Leia mai em uol
Blog rafaelrag com o professor Kristoferson(Son da escola estaual PHB de Alagoa Grande)


Matéria relacionada, escrita pelo professor Rafael Rodrigues (UFCG, campus Cuité)

Qual a velocidade de um satélite em órbita?

Veremos agora outra aplicação da lei de gravitação. Você deve está imaginando se não há gravidade acima da atmosfera, como o satélite  vai manter em  movimento circular em trono da terra sem  cair?
A força que faz com que você consiga fazer uma curva em seu carro é a força centrípeta (F_c), obtida pelo produto da massa pela aceleração centrípeta (a_c), 

F_c=Ma_c,              

a_c=v²/R 

Portanto, 
Mv²/R=G (M m₂)/R² ⇒ v=(Gm₂/R)¹/²
Em nossa notação,  m₂ é a massa e R é a distância do satélite a terra. Por exemplo, se o satélite estiver a uma distância da terra de 20.000km, obtemos o seguinte valor para a velocidade em órbita circular: v=4,5km/s.
   
Veja o vídeo da aula do professor Rafael, ministrada  ontem, na UFCG, terça-feira, 15 de maio.

Em 1618 Joannes Kepler estabeleceu as três leis para os movimentos dos planetas:
1a lei: As órbitas dos planetas são elipses nas quais o Sol ocupa um de seus focos.
2a lei: Um planeta se move com uma velocidade tal que seu raio vetor cobre áreas iguais em tempos iguais.
3a lei: O quadrado do período de revolução é proporcional ao cubo da distância média ao Sol.
Leia mais
https://rafaelrag.blogspot.com/2018/05/disciplina-de-fisica-ii-aceleracao-da.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário