quinta-feira, 21 de junho de 2018

Escola estadual de Ensino Médio Monsenhor José Paulino de Arara-PB tem um gerador de Energia Elétrica Van de Graaff,


Ontem, quarta-feira, 20 de julho, o professor Rafael Rodrigues (UFCG, campus Cuité) conheceu o laboratório de Física da estadual de Ensino Médio Monsenhor José Paulino de Arara-PB. Ele ligou o gerador de eletrostática e estava funcionando, mas como acontece em outras escolas estaduais o gerador de Van de Graaff não está sendo utilizado pelos estudantes. 

As máquinas eletrostáticas são geradoras de energia elétrica através do atrito. Estas máquinas de atrito foram as primeiras máquinas de geração de corrente de alta tensão, produzindo eletricidade em grande quantidade. Elas sugiram no século XVII. A primeira máquina eletrostática foi construída na Alemanha por Otto, por volta de 1663. 

Gerador Eletrostático Van de Graaaff

No século XIX surgiu o gerador de Van de Graaff, que tem sido utilidade em laboratório didático para produzir energia eletrostática. Ele foi inventado pelo físico Norte Americano Robert Van de Graaff, em 1930, ´para acelerar os átomos. 

O gerador de Van de Graaff funciona utilizando uma correia móvel, que após atritada passa por dentro de uma cavidade esférica de metal.,   A eletricidade da correia obtida pelo atrito carrega a esfera por indução eletrostática, deixando a esfera com excesso de partículas com cargas negativas (os elétrons).

As pessoas de cabelos lisos e longos ao colocar as mãos em cima da esfera metálica recebem elétrons, ficando com eletricidade negativa, com os fios de cabelos exercendo uma força de repulsão,  suspensos e aumentando o seu volume.

Esta experiência de eletrostática funciona melhor em dias com pouca umidade.
                                                    Cavidade esférica metálica
Professor Rafael com o funcionário Natanael da secretária da escola
 Veja mais imagens





Link de como construir um gerador de Van de Graaff caseiro, a quem interessar clique em
Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário