sexta-feira, 21 de março de 2014

NAS RUAS : ESTUDANTES DA REDE DE ENSINO ESTADUAL DE CUITÉ REIVINDICAM POR MELHORIAS NAS ESCOLAS


Estudantes das escolas estaduais de Cuité foram pra ruas no final da manhã  desta sexta-feira(21 de março) o protesto se deu após reunião entre a Associação dos Estudantes Secundaristas da Paraíba (AESP), presidentes e demais membros dos Grêmios Estudantis das Escolas Vidal de Negreiros e Orlando Venâncio dos Santos em Cuité. As pautas reivindicatórias após um ciclo de debate entre a classe estudantil foram à cobrança por melhorias nas estruturas físicas de ambas as escolas, a lentidão da reforma da escola Orlando Venâncio e conclusão do ginásio esportivo na escola Vidal de Negreiros que desde o governo de Maranhão apenas as paredes foram levantadas. 

A reforma e ampliação da escola Vidal de Negreiros, fez parte da reivindicação dos alunados, afinal foram para ruas de cara limpas e com razão de cobrar por melhorias. Outros pontos discutidos pelos estudantes poderão ser atendidos pela gerencia regional de ensino, através de Maria das Graças como, por exemplo, o direito a 15 minutos de tolerância para o aluno entrar na escola, mesmo Cuité não passe por  problema de mobilidade urbana a não ser aqueles que moram na zona rural, quiça cheguem mais cedo . Outro ponto importante é a cobrança do fardamento para todos e merenda de qualidade. Como o clima de Cuité e frio à noite, mas durante o dia é quente  os alunos solicitam salas climatizadas. 

O presidente da AESP, Mailson Lima liderou o movimento em Cuité, essa é a primeira vez que alunos de uma cidade do interior foram pras ruas cobrar seus direitos.  Cobertos de razão em reivindicar seus direitos, Cuité é a capital do ensino na região do Curimataú com diversos formadores de opinião, com o Campus UFCG que ganhou novo acesso com obra do governo do estado e em breve deverá ganhar uma escola técnica estadual com  obras a todo vapor.Outra obra que vem se arrastando por problemas de empresas com as licitações é a da zona rural da Serra do Bombocadinho em Cuité . Certa vez ouvi do governador "o povo tem que aprender a cobrar melhor do gestor" , então os alunos de Cuité da rede estadual de ensino estão no caminho certo para a secretaria de educação do estado priorizar as demandas das  escolas de Cuité . Como estamos no ano eleitoral é bom que fique de fora o viés político partidário do protesto para não  perder o foco. 
Blog rafaelrag com Dema Macedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário