terça-feira, 13 de dezembro de 2011

RESULTADO DA AVALIAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA DA UFCG, CAMPUS CUITÉ-PB. COM A NOTA VARIANDO DE ZERO A 6, OBTEVE UM CONCEITO MUITO BOM.

O PROF. RAFAEL RODRIGUES REGISTRA OS PARABÉNS AOS ESTUDANTES, DOCENTES, FUNCIONÁRIOS E A DIREÇÃO DESTE CAMPUS QUE VEM A CADA DIA CRESCENDO EM QUALIDADE E QUANTIDADE.

Curso de Biologia do CES/UFCG recebe conceito 4,0
PDF Imprimir E-mail
O curso de Licenciatura em Biologia do Centro de Educação e Saúde (CES) foi avaliado, no período de 21 e 23 de novembro de 2011, pela comissão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP com conceito 4,0.
Sendo avaliadas categorias como organização pedagógica, corpo docente e instalação física.

Com realção a organização pedagógica o curso recebeu conceito 4,0, tendo em vista a valorização metodológica, atendimento aos discentes e estímulo a atividades acadêmicas que foram consideradas suficientes para a formação acadêmica, devido a participação ativa dos discentes em eventos externos como congressos, seminários e palestras.

Na avaliação voltada ao corpo docente o conceito foi 4,0 considerado ponto de destaque pelo elevado numero de professores doutores, cobrindo uma diversidade de áreas adequadas ao currículo de disciplinas do curso e obteve portanto uma avaliação excelente.

Em seu relatório final, a comissão do INEP se certificou do total cumprimento dos critérios avaliativos e a sensibilidade oferecida pela metodologia de análise além de observar a contribuição para a melhoria e evolução do ensino superior no país.

Sobre o Curso

O Curso de Licenciatura em Biologia teve sua criação oficializada através da Resolução 07/2005 da Câmara Superior de Ensino, apoiado, ainda, pelo Ministério da Educação, que estava incentivando a criação de novos campi, priorizando a interiorização do ensino superior.

O curso visa fornecer uma sólida formação aos alunos, tanto nos aspectos teóricos da Biologia, como na prática pedagógica. São eixos fundamentais da formação: a diversidade biológica, processos ecológicos e evolutivos, o funcionamento dos seres vivos, a consciência social e ambiental e a postura crítica.

O principal desafio do curso é formar profissionais que tenham uma orientação generalista, mas que sejam capazes de liderar e tomar decisões, vislumbrando as suas habilidades, experiências e conhecimentos, englobando a esfera biológica, a cultural e a social, refletindo na formação do perfil do licenciado. O Curso de Licenciatura em Biologia tem a duração de 04 anos (diurno) e 05 anos (noturno) e atualmente comporta 267 alunos devidamente matriculados. Em muitas escolas da região a formação e deficitária por falta de professores, sobretudo na área de Ciências e da Saúde. O curso de licenciatura busca corrigir as distorções existentes na formação básica da comunidade da região, colocando os egressos do ensino médio em igualdade de condições para o acesso ao nível superior.

ASCOM/CES

Nenhum comentário:

Postar um comentário