sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

CONSULTOR FREDERICO TERMINOU NESTA SEXTA-FEIRA, 2 DE DEZEMBRO, A VISITA AOS POLOS DA UAB-UFPB E RETORNARÁ À BRASÍLIA PARA FAZER O SEU RELATÓRIO.

UAB: consultor Frederico da DED/CAPES visitou o Polo Manuel Rodrigues em Alagoa Grande, 28 de nov de 2011 






A Coordenação Geral da Universidade Aberta do Brasil - UAB, e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, através do consultor Frederico Batista Nepomuceno realizou uma vistoria na sede do Polo Manuel Rodrigues da Silva (MRS), que iniciou às 14:40h e terminou às 17:20h com o objetivo de verificar as condições de infraestrutura física, de recursos humanos e, principalmente, vistoriar o andamento das instalações deste polo da UAB de Alagoa Grande-PB.
Na visita foi realizada uma reunião com o primeiro coordenador do polo, Prof. Dr. Rafael Rodrigues, onde contou com a participação do técnico de informática, Martin Guimarães e o secretário de Educação do Município, Prof. Marcus Alves Pedrosa. Estavam presentes também as três secretárias deste polo, Vânia (manhã), Paula (tarde) e Sandra (noite). 
O Prof. Rafael Rodrigues fez a divulgação ante e depois da vistoria nas Rádios Cultura e Rural de Guarabira e na Rádio Comunitária de Alagoa Grande, PIEMONTE FM.
 
Ao iniciar o preenchimento do formulário o consultor Frederico fez várias perguntas, o polo está ativo ou inativo? Respondemos está ativo, pois um CAPES havia sido informada antes. Ele perguntou quais são os cursos autorizados pela CAPES/UAB/MEC, qual o tamanho em metros quadrados de cada espaço Físico, laboratório de informática, biblioteca, sala de aula presencial, quantos microcomputadores tem nenhum laboratório de informática, o Prof. Marcus Alves respondeu tem 50, etc. Ao perguntar se o edifício sede do pólo é próprio veio uma dúvida respondemos não é próprio, ele é parte da Escola Municipal HADS. O Prof. Frederico fez uma correção dizendo neste caso o edifício é próprio.
O termo de compromisso
Em uma correspondência enviada pela CAPES para o Prof. Rafael, no início do mês de novembro foi solicitado o termo de compromisso assinado pelo prefeito João Bosco Carneiro Júnior, o mantenedor do polo UAB-MRS,  pois ainda não tinha chegado Brasília. Ao ser questionado por telefone pela Coordenação de Infraestrutura de polo da UAB, o Prof. Rafael respondeu dizendo talvez devido a greve dos correios ainda não tenha chegado na DED, em Brasília. O secretário de educação não quis entregar para o Prof. Rafael, dizendo que ele iria enviar. Na semana anterior a visita do consultor Frederico o Prof. Rafael solicitou o termo de compromisso assinado também ao secretário de educação, ele falou não que se preocupasse porque ele já tinha enviado.
No dia 28, na reunião com o consultor da CAPES, o Prof. Marcus Alves entregou o termo de compromisso, em mãos com data retroativa a 30 de agosto, para garantir o vestibular da UFPB Virtual 2012 no polo UAB-MRS, para os seguintes cursos de licenciaturas: pedagogia, matemática, letras libras, letras portugês, ciências biológicas, naturais e agrarias.
Na reunião ficou acordado que a questão da substituição do coordenador será feita entre o prefeito João Bosco Carneiro Júnior e a UFPB. O Prof. Rafael lembrou que a indicação dos nomes para coordenador é feita pelo prefeito e não tem nenhum problema se o Prof. Marcus Alves não concordou com os seus procedimentos e resolveu mudar o coordenador do polo MRS, pois ele pode colocar quem quiser na lista tríplice, os candidatos serão avaliados e o novo coordenador será aquele que  a comissão de seleção da  UFPB Virtual escolher. O Prof. Rafael irá parabenizar o novo coordenador e continuar colaborando voluntariamente, como sempre fez antes, durante e depois de ser o coordenador do polo. O que não pode é o polo ficar sem coordenador, como foi no ano passado, quando o Professor Rafael ficou como voluntário e esteve também juntamente com o Professor Marcus Alves participando de uma reunião com coordenadores e sercretários de educação dos polos da UFPB Virtual, inclusive, com representantes de outros polos.
O consultor Frederico da CAPES lembrou que ele veio com outros objetivos previamente definidos e fez uma vistoria das instalações polo,  laboratório de Biologia da Escola Estadual de ensino Fundamental e Médio Padre Hildon Bandeira, sob a condição de em agosto de 2012, o mantenedor do polo construir o laboratório de Biologia no espaço físico do Polo.

Registramos aqui a gentileza da recém reeleita diretora Diana do PHB por ter doado vários livros de ciências exatas e da natureza para o polo UAB-MRS e por autorizar o uso laboratório de Biologia do PHB pelos universitários da UAB-MRS, em uma declaração entregue ao Professor Rafael Rodrigues, no dia 8 de agosto deste.

A SELEÇÃO DE  TUTOR PARA  O POLO UAB-MRS REFERENTE AO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UFPB FOI REALIZADA NO ANO PASSADO, QUEBRANDO O PRECONCEITO.

O Professor Rafael informa também que a seleção para tutor do curso de Licenciatura em Pedagogia, que iniciou suas atividades em agosto de 2010, estava sem ser realizada porque o Professor Marcus Alves, secretário de educação, dizia receber informações da Reitoria da UFPB proibindo por ser um ano eleitoral. Mesmo sem ser coordenador oficial, o Professor Rafael foi a Reitoria da UFPB, em João Pessoa e recebeu a informação de que seria possível realizar esta seleção, após combinar com a coordenação do curso de licenciatura em Pedagogia e o prefeito João Bosco Carneiro Júnior, fez uma divulgação e conseguiu quebrar a barreira do preconceito com a UAB, após divulgar na rádio comunitária PIEMONTE (http://www.piemontefm.com.br/), conseguiu mais professoras para fazer do que o número de vagas ofertadas. Se inscreveram 12 candidatos e foram selecionados 6, sendo duas contratações imediatas, as professoras Kilma e Roseana.

Com a contratação de Eliane para o Curso de Ciências Naturais Renolda ficou na vez para ser chamada no início do próximo ano para o curso de Pedagogia. Eliane havia ficado em terceira colocada e Renolda em quarta, na lista de espera para o curso de Pedagogia. Se classificaram também Mariângela e Janiele. Esta seleção foi realiizada no polo da UAB-MRS, em 2 de novembro de 2010, por duas professoras da UFPB: Jayza Shelly de Morais Santos e França Marlene Helena de Oliveira.

O Professor Marcus Alves pagou o almoço para a banca examinadora desta seleção  de tutor, emprestou 4 ventiladores grandes. Estiveram presentes também o coordenador do polo, Professor Rafael Rodrigues, dois funcionários da UAB-MRS Vânia e Martin.

RESULTADO FINAL POR ORDEM DE CLASSIFICAÇÃO

Kilma Barbosa de Araújo Costa
Roseana Palmeiras dos Santos
Eliane Conceição Lima de Andrade
Carla Renolda de Morais Pereira Montenegro
Mariângela Gomes de Assis
Janiele de Alcantra Bronseado Silva

 NOVAS CONQUISTAS PARA O POLO

Por outro lado, o prefeito João Bosco Carneiro Júnior e o secretário Marcus Alves melhoraram as condições de trabalho no polo da UAB-MRS, uma semana antes do consultor  Frederico da CAPES chegar a Alagoa Grande, colocando mais um ar-condicionado na sala de aula presencial. O primeiro aparelho de ar-condicionado (18.000 BTU) foi doado por José Guedes (colunista do portal de notícia http://www.portalag1.com/) e o Professor Rafael Rodrigues. Três aparelhos dos mesmos foram colocados na sala de laboratório de informática, conseguindo também dentro do CAIC mais um espaço Físico, onde funcionará o laboratório de matemática, cujos materiais pleiteados e transportados pelo Professor Rafael, desde o dia 11 de abril de 2011, estavam na central de depósito da prefeitura. O que fez o Professor Rafael lembrar sempre ao secretário de educação na chegada do Consultor da CAPES o polo poderia ser punido se não fosse providenciado a instalação do laboratório de matemática.

NOVOS CURSOS

A vinda dos Cursos de Letras da UFPB foi mais uma reivindicação do Professor Rafael, registrada em vídeo no dia da aula inaugural. O Professor Marcus Alves dizia que esse ano viria o curso de Letras do IFPB (antiga escola técnica), após ele e o prefeito Júnior ter mantido contato com o IFPB.

No início deste ano encaminhamos juntamente com o prefeito Júnior uma solicitação a coordenadora geral da UAB-UFRN, com fotos da quadra do CAIC, para implementar o curso de Educação Física neste polo, foi aprovado no âmbito da instituição, informou a professora Carmem, coordenadora geral da UAB-UFRN.
O momento é de união de todos Alagoa-grandenses para conseguimos consolidar os 7 cursos de licenciaturas da UFPB que já existe no polo UAB-MRS e se possível a vinda de novos cursos superiores.




MAIS APOIO PARA A UAB-MRS EM ALAGOA GRANDE

A atual coordenadora geral da UAB no âmbito da UFPB é a professora Renata Patrícia Lima  G. M.  Pinto (renata@de.ufpb.br), que esteve em Brasília no mês de Julho para cobrar pela terceira vez uma senha SISUAB para o coordenador do polo, Professor Rafael Rodrigues, e só foi possível em 3 de agosto.

Gostaria de dizer que esse programa da UAB para ser consolidado precisa de apoio dos políticos para obter mais recursos do governo Federal, principalmente, prefeito, deputados federais e senadores da República.

 Como coordenador, algumas vezes, fiquei trabalhando na minha casa, no centro da cidade de Alagoa Grande, próximo ao polo UAB-MRS porque a sala da coordenação do polo além de ser muito pequena não era climatizada e todas as semanas, quando era necessário, colaborava, comprando o garrafão de água mineral de 20 litros, material de limpeza e papel para impressão, levando e trazendo todos os documentos do polo para a UFPB, em João Pessoa, viajando em seu carro toda semana com recursos próprios. Inclusive, já tinha dito se o prefeito não conseguir outra sala do CAIC para funcionar o laboratório de matemática, eu já tinha reservado um espaço no Térreo da minha residência para este laboratório e ficaria morando no primeiro andar. (Afirmou o professor Rafael Rodrigues).


Consultor Frderico e o Prof. Rafael, 28/11/2011

  • Frederico, Rafael, Marcus Alves e Martin, 28/11/2011


                                           Vereador Fabiano Luz acompanhou a vistoria do
                                               consultor Frederico, 20/11/2011

Tutoras Roseana e Mariany e o tutor Vanlex (em pé).
Vista nos fundos da Creche do CAIC, onde poderá
ser a nova sede do polo UAB-MRS, 28/11/2011.

 
Original
Vista nos fundos da Creche do CAIC, onde poderá

Nenhum comentário:

Postar um comentário