sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Jornal O Globo entrevista pesquisador da UFCG.

Aumentou a criminalidade no Nordeste

O aumento da criminalidade no Nordeste foi o foco da entrevista concedida pelo cientista político e professor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), José Maria Nóbrega, à versão online do jornal O Globo, veiculada na edição desta quinta-feira, 15.

Autor de estudo incluído em publicação da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), José Maria credita a explosão de crimes na região ao aumento da riqueza no Nordeste e à falta de estrutura e de planejamento dos órgãos de segurança.

Segundo ele, com redução dos espaços para o crime no Sudeste, os criminosos migraram para outras regiões. Ao mesmo tempo, houve aumento da riqueza no Nordeste, o que teve o efeito de atrair a criminalidade para a região.

“O crescimento econômico deveria ajudar a diminuir a criminalidade, por dar mais perspectiva de emprego, mas no Nordeste está tendo o efeito inverso”, afirma o pesquisador, que cita o estado da Bahia como exemplo: “A Bahia juntou crescimento econômico e falta de estrutura na segurança pública com a proximidade geográfica do Sudeste. O resultado: (a criminalidade lá) explodiu de forma assustadora, passou de cerca de 1,5 mil homicídios em 1996 para mais de 5,2 mil em 2010”, destaca.


Clique no link abaixo para ver  a entrevista completa.
 
http://oglobo.globo.com/pais/nordeste-nao-esta-preparado-para-aumento-da-criminalidade-3449750

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG, com dados dO Globo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário