quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Alagoa Grande: Procissão de Iemanjá (Oxum) partiu da Rua do Rio, na quarta-feira,7.

A procissão e Reunião de Iemanjá 2011

A procissão de Iemanjá, chamada as vezes de Oxum, partiu da Rua do Rio, a noite da quarta-feira, 7,  em Alagoa Grande-PB e seguiu pela Rua da Glória. A foto abaixo foi tirada pelo prof. Rafael Rodrigues no momento em que os seguidores de Iemanjá chegavam na subida para o encontro na casa Paroquial, ao lado do teatro Santa Ignez.

 



O que significa Oxum?

Oxum na religião yoruba, é uma (Orixá) que reina sobre a água doce dos rios, o amor, intimidade, beleza, riqueza e diplomacia. Oxum, um orixá querido para os seguidores do candomblé.Oxum é dona do ouro, e é a dona da nação ijexá.

África

Osun, Oshun, Ochun ou Oxum, na Mitologia Yoruba é um orixá feminino. O seu nome deriva do rio Osun, que corre na Iorubalândia, região nigeriana de ijexá e Ijebu. Identificada no jogo do merindilogun pelos odu ejioko e Ôxê, é representada pelo candomblé, material e imaterialmente, por meio do assentamento sagrado denominado igba oxum.

Rio Osun em Osogbo (Foto Alex Mazzeto).
É tida como um único Orixá que tomaria o nome de acordo com a cidade por onde corre o rio, ou que seriam dezesseis e o nome se relacionaria a uma profundidade desse rio. As mais velhas ou mais antigas são encontradas nos locais mais profundos (Ibu), enquanto as mais jovens e guerreiras respondem pelos locais mais rasos. Ex.: Osun Osogbo, Osun Opara ou Apara, Yeye Iponda, Yeye Kare, Yeye Ipetu, etc.
Em sua obra Notas Sobre o Culto aos Orixás e Voduns, Pierre Fatumbi Verger escreve que os tesouros de Oxum são guardados no palácio do rei Ataojá. O templo situa-se em frente e contém uma série de estátuas esculpidas em madeira, representando diversos Orixás: "Osun Osogbo, que tem as orelhas grandes para melhor ouvir os pedidos, e grandes olhos, para tudo ver. Ela carrega uma espada para defender seu povo."
O Festival de Osun é realizado anualmente na cidade de Osogbo, Nigéria.
O Bosque Sagrado de Osun-Osogbo, onde se encontra o Templo de Osun, é Patrimônio Mundial da UNESCO desde 2005.

 A matéria abaixo foi Escrita por Paulo, 07 de Dezembro de 2011.
Nesta quarta-feira (07) foi realizada uma procissão a Iemanjá, a rainha dos navegantes, organizado pelo líder religioso Pai Geo, o evento contou com participação de seguidores, simpatizantes membros da capoeira entre outros com início às 20:00h, partindo da Rua do Rio, passando por várias localidades na cidade de Alagoa Grande.
O dia de Yemanjá também conhecida por Oxum rainha dos navegantes é comemorado, dependendo da região no dia 8 de Dezembro ou no dia 2 de Fevereiro.
No Brasil, a orixá goza de grande popularidade entre os seguidores de religiões afro-brasileiras, e até por membros de religiões distintas.
A equipe do Portal AG1 gravou um trecho da passagem da procissão:
http://www.portalag1.com.br/site/index.php/cidades/374-procissao-de-iemanja-e-realizada-em-alagoa-grande-pb.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário