Adendo do blog rafaelrag. O presidente Lula anunciou a criação do campus do IFPB no quilombo da terra de Margarida Maria Alves, no município de Alagoa Grande-PB. O distrito de Zumbi faz referência a quilombola, mas é um quilombo.O quilombo de Alagoa Grande é em Caiana dos Crioulos.
Veja a divulgação da prefeitura municipal.
O prefeito de Alagoa Grande, Antônio Sobrinho (PP), juntamente com o senador André Amaral, assinou um documento que oficializa a doação do terreno para a construção do campus do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) de Alagoa Grande. Fernando Fortunato, André Amaral Filho, Albierre e André Fernandes participaram do encontro.
O encontro aconteceu na manhã desta terça-feira (29) no gabinete do prefeito Sobrinho, no prédio da Prefeitura Municipal de Alagoa Grande. O terreno foi doado por André Amaral, as margens da rodovia PB-079, que ficará próximo ao acesso do Distrito de Zumbi.
O IFPB de Alagoa Grande foi anunciado pelo presidente Lula, durante viagem à Paraíba no mês de agosto deste ano. Lula recebeu das mãos do senador André Amaral um ofício solicitando a construção de um campus na terra da líder sindical Margarida Maria Alves.
O projeto de doação do terreno por parte do senador André Amaral será colocado em votação na Câmara Municipal. A proposta será analisada pelos vereadores na sessão ordinária desta quinta-feira (31). A doação deverá ser aprovada por aclamação, de forma unânime.
Após aprovação, o projeto será encaminhado para o Ministério da Educação. A construção do IFPB em Alagoa Grande fortalecerá a economia e o ensino superior e técnico dos adolescentes, jovens e adultos do município.
Manchete Pb
Blog rafaelrag.
O reitora Renata do IFPB comunicou para o professor Rafael que o MEC vai enviar uma comissão de avaliação do local de instalação do Campus do IFPB no município de Alagoa Grande.
ResponderExcluirJânio Macário. Eu concordo com essa localização, a proximidade do distrito de Zumbi por oferecer aos alunos de fora, casas para locação e também de Alagoa Grande devido a capacidade do comércio local atender as necessidades básicas dos alunos.
ResponderExcluirO amigo Jânio Medeiros está querendo aumentar a distância para os quilombolas até o IFPB, para 21km. Pois, do quilombo Caiana dos Crioulos até o centro da cidade são 13km e mais 8km, próximo da entrada do distrito de Zumbi, onde está sendo proposto por André Amaral e o prefeito Sobrinho. São muitas contradições.
ResponderExcluirMarcelo Félix, secretário de Cultura e turismo do município de Alagoa Grande. Presidente Lula não disse que queria construir o IFPB *"dentro de uma Comunidade Quilombola"*, mas sim NA REGIÃO DOS QUILOMBOLAS.
ResponderExcluirO local do terreno doado ESTÁ DENTRO DA REGIÃO QUILOMBOLA, pois está dentro dos limites do município de Alagoa Grande. Além disso, o local possui fácil acesso, pavimentação, proximidade da cidade e de um Distrito com quase 4 mil habitantes.
Simples assim.
A comissão do MEC vem avaliar o local no quilombo Caiana dos Crioulos.
ResponderExcluirEstudante Joelson do IFPB. Professor para o IFPB dá certo em Caiana, o asfalto precisa chegar primeiro.
ResponderExcluirEstive na reitoria do IFPB, recebi a resposta por escrito. Eu sou professor da UFCG e apenas estou interessado como cidadão alagoagrandense.
ResponderExcluirEstive na reitoria do IFPB, recebi a resposta por escrito. Eu sou professor da UFCG e apenas estou interessado como cidadão alagoagrandense.
ResponderExcluir