quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2019, de 21 a 27 de outubro


O professor Rafael Rodrigues, um dos divulgadores e organizadores da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) desde a sua primeira edição, em 2004. O evento é promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) . O tema principal de 2019 será "Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável".

A SNCT é o evento mais democrático do Brasil, tendo a finalidade de mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação.

Com a vinda do professor Rafael Rodrigues  da UFCG, campus Cajazeiras para o campus Cuité, ele organizou a primeira edição da Semana de Ciência e Tecnologia do Centro de Educação e Saúde (CES), que nos anos seguintes a direção nomeou uma comissão para divulgar e realizar o evento.

Ainda está em tempo para as escolas e instituições de ensino superior participar.

Entidades ligadas à ciência e tecnologia em todo o Brasil podem começar a cadastrar suas atividades para a 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2019. O cadastro pode ser feito pelo site snct.mctic.gov.br.

Basta acessar a aba “Acesso”, no menu superior do site ou acessar diretamente o link https://semanact.mctic.gov.br/. O usuário deverá preencher o formulário com os dados pessoais e da instituição que irá participar da SNCT. Os dados serão analisados e aprovados pela Coordenação-Geral de Popularização da Ciência (CGPC). Após a aprovação, o usuário terá acesso a uma ferramenta que permite gerenciar as atividades que serão realizadas no âmbito da SNCT.

É possível inserir as informações sobre as atividades, como a instituição, o nome do evento e o tipo de atividade, o usuário também pode informar o local, o público-alvo e inserir outros arquivos, como imagens para ilustrar as atividades. O local será identificado por georreferenciamento e adicionado ao mapa do site da SNCT, que indica quais eventos irão ocorrer naquela localidade.

Pense no que você pode realizar. Veja alguns links de eventos da SNCT.


Link
http://snct.mctic.gov.br/semanact/opencms/index.html

Veja alguns links de eventos organizados pelo professor Rafael Rodrigues.
Como participar?
Você deve fazer uma programação com atividades de Ciências e Tecnologia, tendo pelo menos uma atividade com o tema da SNCT.
Link
Link das atividades na escola quilombola Caiana dos Crioulos
 Semana de Ciência e Tecnologia  de Alagoa Grande– SNCT 2011


Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário