segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Professor Rafael Pioneiro na Divulgação e Planejamento na Vinda da UFPB via o Sistema UAB para Alagoa Grande



Professor Rafael Rodrigues (primeiro coordenador do polo MRS-UAB), um dos responsáveis, incentivadores e divulgadores da UAB na Paraíba desde a sua primeira edição.

Texto de Marcelo Félix divulgado na segunda-feira, 26 de setembro de 2011. Naquela época ainda não existia o nosso blog ciências e educação.



Por que o PODER corrói o homem de coração fraco? 


Por que pequenas desavenças (ou uma mera opinião diferente) são capazes de tornar inútil todas as qualidades de uma pessoa, permitindo que suas grandes conquistas sejam IGNORADAS?

O Ensino Superior é hoje a maior exigência do mercado profissional. A falta de um Diploma de graduação ou bacharelado, tem dificultado enormemente a entrada no mercado de trabalho, cada dia mais concorrido.

Eu sou um defensor da ideia de que somente pela educação poderemos ter um mundo melhor para todos. E a educação passa necessariamente por valores como RESPEITO e RECONHECIMENTO.

Após muita dificuldade (e também uma boa dose de má vontade política), Alagoa Grande foi premiada com uma Instituição de Ensino Superior. Desde então, temos o orgulho de ter um Pólo da UAB-Universidade Aberta do Brasil em nossa cidade, instalado nas dependências do CAIC.

Desde os primeiros passos, acompanhei a luta de alguns ilustres alagoagrandenses para trazer o Ensino Superior para a nossa querida cidade, e certamente, o mais ferrenho defensor desse projeto foi o Prof. Dr. Rafael Rodrigues.

Apaixonado pela Educação em todas as suas instâncias, Rafael Rodrigues (Doutor por graduação e direito), é com certeza o símbolo da chegada da Universidade Aberta do Brasil à Alagoa Grande.

Ignorando convicções político/partidárias, Prof. Rafael sempre esteve disposto a colaborar em todo o processo, independente “desse” ou “daquele” governo.

Após uma frustada tentativa da implantação anos atrás (inclusive “ilustrada” com a exibição em praça pública de dezenas de computadores), finalmente essa Instituição de Ensino foi implantada em Alagoa Grande.

Era a realização de um antigo sonho e a possibilidade de muitos jovens de cursar o Ensino Superior, abrindo assim, as portas do mercado de trabalho pelo Brasil afora.

Como reconhecimento do Poder Executivo Municipal ao seu trabalho realizado, o Prof. Rafael Rodrigues foi nomeado Coordenador da UAB – Pólo Alagoa Grande. Foi um ato da mais pura justiça com esse nobre defensor da educação em nossa cidade.

Apesar das responsabilidades e compromissos a ele já atribuídos, o Prof. Rafael sempre honrou com a confiança nele depositada, exercendo o seu papel como Coordenador e fazendo inclusive coisas que não eram inerentes a sua função, como “secretariar” o Pólo da UAB em alguns momentos ou suprir aquela instituição com alguns materiais de expediente e até de limpeza, em situações de urgência.

Jamais faltou apoio por parte do Prof. Rafael ao Pólo da UAB. Ele pode até não ser “unanimidade” entre os que fazem a educação em nosso município, mas empenho e dedicação, não faltam a esse alagoagrandense.

Nesse pouco tempo de atuação, Prof. Rafael alcançou inúmeras conquistas para o Polo da UAB, como a chegada de novos cursos, tutores presenciais e o seu trabalho de monitor tirando dúvidas de Física e matemática  nas turmas que se iniciavam. Atualmente são nove cursos da UFPB e um do IFPB, neste polo Manuel Rodrigues da Silva (MRS) da UAB.
Leia mais
Qual então não foi a minha surpresa quando, encontrando-o na feira livre de Alagoa Grande, no ultimo sábado, soube de sua DISPENSA SUMÁRIA da Coordenadoria da UAB. Mas, ele ainda hoje continua colaborando com a divulgação do polo MRS da UAB, no CAIC, de Alagoa Grande, que terá um edital da UFPB virtual com as novas vagas para Alagoa Grande, a ser divulgado ainda esse ano.

Fica a pergunta por que o prefeito Bôda não está atendendo pequenas demandas do polo MRS, como por exemplo a reposição de 15 lâmpada, solicitadas há 4 meses?

"Se um grande homem cair, mesmo depois da queda, ele continua grande." (Sêneca)

Blog rafaelrag

2 comentários:

  1. Marcelo Felix Lopes Esse texto, publicado por mim em um outro Blog, na época, foi produzido sem ouvir os dois lados e acabou que faltaram algumas informações importantes.
    Fiquei de fazer a devida retratação, mas o Blog foi desativado e não pude fazê-lo.
    Hoje, faço essa pequena nota, entendendo que sempre é importante ouvir todas as partes envolvidas, para evitar injustiças.
    Abraços a todos.
    Descurtir · Responder · 1 · 20 de setembro às 15:34

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca quis ser secretário de educação e muito menos de saúde, ofereceram para mim na época e agora através de Josildo Oliveira. Eu tenho muito interesse em colaborar sem receber dinheiro da prefeitura. Faço com muito amor. Fica a pergunta quando foi que um vereador ou um prefeito ou um candidato pagou algum material para o polo MRS- da UFPB Virtual? Em um ano de crise, as dificuldades aumentaram e a professora Roseana Palmeiras, coordenadora deste polo universitário tem colaborado também com recursos próprios. A coordenação do polo MRS deveria fazer uma reunião com os 3 candidatos a prefeito Beto Wamberto, Antônio Da Silva Sobrinho e Josildo Oliveira para discutirmos também a possibilidade de novos cursos e a expansão do espaço Físico. Vem aí o edital a UFPB com vagas para o Polo MRS-UAB de Alagoa Grande.

    ResponderExcluir