quarta-feira, 14 de setembro de 2016

MEC oferece cursos gratuitos de alemão, italiano e japonês


Estão abertas as inscrições para cursos de alemão, italiano e japonês, por meio do Idiomas sem Fronteiras. O Ministério da Educação publicou na terça-feira, 13 de setembro, dois editais no Diário Oficial da União (DOU) referentes ao programa, que estimula o aprendizado de diferentes línguas como fomento ao intercâmbio internacional. O edital nº 84 trata sobre o ensino de alemão, que será a distância, com algumas aulas presenciais. Já as aulas de japonês e de italiano, previstas no edital nº 85, serão apenas presenciais.

Serão ofertadas até 19 vagas por instituição nos cursos de alemão, e até 20 nos de japonês e de italiano. Segundo a coordenadora do programa, Denise Abreu e Lima, os cursos, em formato piloto, ocorrem em parcerias realizadas entre o MEC, o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (Daad, na sigla em alemão), a embaixada italiana e a Fundação Japão.

“Faremos um levantamento das demandas desses idiomas nas universidades envolvidas, da receptividade da comunidade acadêmica e avaliaremos a estrutura do programa em resposta a este piloto para planejarmos as próximas ações”, explica Denise.

O curso de alemão terá a iniciativa piloto em dez universidades públicas: Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Universidade de São Paulo (USP).

Leia mais

Para se inscrever no processo seletivo do IsF-Alemão, é preciso ser aluno de graduação, mestrado ou doutorado em alguma das universidades indicadas, além de ter concluído até 90% do total de créditos do curso. Podem participar também técnicos e docentes ativos das mesmas instituições participantes, vinculados ao MEC e que estejam com inscrição ativa no Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siape) há mais de seis meses. Técnicos e docentes da Unesp também poderão se inscrever, desde que estejam na instituição há mais de seis meses.

As aulas de italiano, presenciais, serão ofertadas na UFC, UFPR, UFSM, Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade Federal de Viçosa (UFV). O ensino de japonês, também presencial, ocorrerá em cinco federais: UFPR, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade de Brasília (UnB).

Os critérios para se inscrever nesses processos são os mesmos que os do IsF-Alemão, com a ressalva de que um estudante só poderá participar do IsF-Italiano ou IsF-Japonês, não sendo permitida a participação em dois cursos ao mesmo tempo.

As inscrições são gratuitas e se encerram às 12h do próximo dia 19. O processo de inscrição deve ser realizado pelo Sistema IsF Aluno. Cabe exclusivamente ao candidato conferir o resultado da seleção, que será divulgado a partir das 12h do dia 23 de setembro no mesmo sistema.

Acesse os editais nº 84 e nº 85 no Diário Oficial da União.

(MEC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário