quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Aniversário do Polo MRS-UAB-UFPB, 9 de agosto, parabéns. Veja duas matérias do jornal correio da Paraíba

No dia do aniversário do polo Manuel Rodrigues da Silva (MRS) do sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB) via UFPB, 9 de agosto, registramos a reunião, na casa legislativa, para discutir como trazer os cursos da UAB para Alagoa Grande. O polo MRS iniciou suas atividades em 10 de agosto de 2010 e já formou 57 graduados da UFPB, tendo no momento mais de 300 estudantes ativos.

Matéria relacionada
http://rafaelrag.blogspot.com.br/2016/07/retrospectiva-da-ufpb-uab-mrs-em-alagoa.html

Cidade, Jornal Correio da Paraíba, quinta-feira, 12-01-2006

Grupo mobiliza Brejo para criação de pólo da Universidade Aberta Municípios podem fazer parceria com Governo Federal e oferecer cursos de graduação
Fernando de Oliveira
Nenhum município paraibano enviou projetos para a Universidade Aberta do Brasil (UAB), projeto do Governo Federal que tem o objetivo de, através de uma parceria com instituições federais de ensino superior (Ifes) e centros federais de educação tecnológica (Cefets), oferecer cursos de graduação a distância em todas as cidades do país. No Brejo, uma reunião promovida pelo Grupo de Estudos Multidisciplinares de Alagoa Grande (Gemag) pretende alertar professores, secretários de educação e prefeitos da região para a importância do projeto e iniciar a mobilização para criação de um pólo da UAB em Alagoa Grande. O encontro será amanhã na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Padre Hildon Bandeira, a partir das 19h00.

O edital foi lançado no último dia 20 e o prazo termina no dia 13 de abril e, de acordo com Rafael Rodrigues, professor universitário e integrante do Gemag, é importante que os gestores municipais não percam a oportunidade de enviar seus projetos para oferecer aos estudantes uma chance de concluírem o ensino superior.

De acordo com ele, participarão da reunião autoridades de vários municípios, dentre eles, Juarez Távora, Alagoinha, Alagoa Grande e Pilões. "Iremos estar reunidos para preparar projetos de criação de pólos de apoio presencial para os cursos de graduação que desejamos ter na região, assim como descrever a infra-estrutura necessária", explicou Rafael.

O professor lembra que participar da UAB pode ser uma forma de resolver o problema do acesso ao ensino superior. "No Brasil, apenas 10% dos jovens entre 18 e 24 anos têm acesso ao ensino superior. Isso acontece, também, porque apenas 3.941, dos 5.560 municípios brasileiros possuem turmas. Esta nova Universidade veio para resolver este problema e, por isso, estamos envidando estes esforços no sentido de alertar para a sua importância", disse.
Cidade, jornal correio da Paraíba, sexta-feira, 13-01-2006
Coluna de Carlos Magno

Mobilização

Vai acontecer às 19h de hoje na Escola Padre Hildon Bandeira, em Alagoa Grande, uma reunião com diversos segmentos da cidade para definir os detalhe da implantação de cursos de graduação no município, dentro do projeto Universidade Aberta do Brasil, do Governo Federal.

Pólos

O projeto irá proporcionar a aproximação do ensino superior das comunidades menos assistidas, através de pólos municipais que ofereçam cursos à distância das universidades federais brasileiras. Os municípios devem oferecer as condições mínimas exigidas, como conexão à internet via banda larga e espaço físico adequado.

Qualificação


Segundo o professor Rafael Rodrigues, da Universidade Federal de Campina Grande, um dos incentivadores do projeto na região de Alagoa Grande, esta será uma boa oportunidade para criar profissionais qualificados para o mercado de trabalho. "É uma oportunidade inédita no país", afirmou.


Jornalista Carlos Magno, escreveu na sua coluna do  Correio da Paraíba, no dia 28 de janeiro de 2006

Pedido

Uma comissão de educadores vai encaminhar ao prefeito Hildon Régis Navarro Filho, de Alagoa Grande, proposta de criação do pólo da Universidade Aberta, projeto do Governo Federal que prevê instalação de cursos universitários ou técnicos em qualquer município brasileiro.

Explanação

Esta semana a comissão realizou reunião para explicar os detalhes do programa, com a participação de políticos, professores, estudantes do ensino médio, representante do sindicato dos produtores rurais da cidade, de entidades, de seguimentos religiosos e outras pessoas.

Viabilidade

Segundo o professor Rafael Rodrigues,da UFCG, que faz parte da comissão, a proposta é viável e visa "o amadurecimento intelectual das pessoas interessadas e, principalmente, aos menos favorecidos, que muitas das vezes, por circunstâncias vitais, não tem êxito no vestibular das universidades paraibanas".

Veja as imagens de uma das reuniões na câmara de vereador de Alagoa Grande







Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário