sexta-feira, 5 de setembro de 2014

ADESÕES PARA CÁSSIO FAZ EFEITO CONTRÁRIO E RICARDO CRESCE NA PESQUISA



Adendo do blog rafaelrag. O governador Ricardo tem dito que sempre perdeu nas pesquisas eleitorais, mas sempre venceu as eleições que disputou. Ele recebeu proposta para ser feita uma pesquisa comprada, mas ele rejeitou, porque a verdadeira pesquisa é feita nas urnas.





Pela avalanche de adesões anunciadas para o candidato Cássio Cunha Lima, algo está errado com a pesquisa IBOPE que não tem um histórico confiável na Paraíba. Nela Cássio aparece com 47% das intenções de votos e o governador Ricardo Coutinho 33% considerando as pesquisas anteriores neste pleito o IBOPE apresenta que Ricardo aumentou 8% pontos percentuais e Cássio caiu 1%.
De olho no desconfiômetro das pesquisas , 06(seis) já foram colocadas em suspeita pelo Tribunal Regional Eleitoral o que  podemos avaliar um estacionamento do primeiro lugar e um crescimento do segundo colocado se as pesquisas desta vez (?) falar a verdade , haverá  segundo turno na Paraíba. 

Nas variáveis a pesquisa do IBOPE curiosamente revela um índice de rejeição do governador 33% empate com o número de intenções de votos , por este parâmetro quem é o maior adversário de Ricardo não é Cássio e sim a " Rejeição" . O número de indecisos de apenas 6% retrata apenas o universo dos entrevistados de 812 eleitores, contudo não revela o universo maior de eleitores que ainda não se manifestaram nas ruas e o que presenciamos são apenas militantes ou agentes políticos empolgados . Pelo descrédito na classe política o povo está em “of” no aguardo para se livrar da obrigatoriedade de votar o que também faz não acreditar no IBOPE onde revela apenas 6% entre brancos e nulos.    

O que surpreende é o candidato Vital do Rego, que ainda não foi do executivo e tem mandado bem no Guia Eleitoral  amargar uma rejeição de 22%%, empate técnico com Cássio que tem 23%.  São perfeitamente aceitáveis as dúvidas sobre as lisuras das pesquisas, porque elas têm um passado “negro” na Paraíba o que não faz o eleitor acreditar 100% nelas.

De certa forma a pesquisa publicada serve para balizar  o candidato se está no rumo certo ou errado na campanha, ele não vai se deixar enganar . Por outro lado muita das vezes quando os números falam mais altos corre o risco do eleitor avaliar e refletir em duas direções, optar por aquele que está à frente ou  para aquele que pode chegar e virar o jogo, outro grande erro é o “já ganhou”  e se acomodar , quando se vê apostas no primeiro turno sem que olhe de forma cabal  os números da avaliação da gestão governamental.  

Blog rafaelrag com Dema Macedo

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