terça-feira, 15 de julho de 2014

Computação quântica por amostragem de bósons


Uma das técnicas mais promissoras para a realização de computação quântica é a que envolve a chamada amostragem de bósons. Imagina-se que um sistema desse tipo seja capaz de resolver problemas que são inviáveis – ou pelo menos muito difíceis – para computadores clássicos.
Entretanto, uma das dificuldades inerentes à técnica é que chega a ser difícil até mesmo validar o funcionamento de um dispositivo de amostragem de bósons, simulando sua operação e colhendo os resultados relevantes do arranjo.
 Um avanço importante nesse sentido acaba de ser obtido por um grupo ítalo-brasileiro encabeçado por Nicolò Spagnolo, da Universidade de Roma. Em um esforço experimental envolvendo interferometria e interferência multifótons, os cientistas demonstraram que é possível verificar o bom funcionamento de um dispositivo por amostragem de bósons.
“Nossos resultados pavimentam o caminho para experimentos de amostragem de bósons maiores cujo funcionamento, apesar de ser não-trivial para simular, podem ser certificados contra hipóteses alternativas”, escrevem os pesquisadores.
Do Brasil, participaram Ernesto Galvão e seu aluno de doutorado Daniel Brod, ambos da Universidade Federal Fluminense, em Niterói (RJ).
Para ler o artigo completo, publicado na “Nature Photonics” em 22 de junho, clique aqui (para assinantes) ou aqui (acesso livre).
Blog rafaelrag com Assessoria de comunicação da SBF

Nenhum comentário:

Postar um comentário