quinta-feira, 1 de agosto de 2013

UFCG vai transferir estudantes residentes para novos apartamentos

Estudantes fazem protesto por uma nova residência

Residência Universitária da Prata será demolida para a construção de um prédio de dez andares





O reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Edilson Amorim, recebeu na manhã desta quarta-feira, dia 31, estudantes da Residência Universitária do Bairro da Prata que reivindicavam por uma transferência imediata daquela unidade, alegando a precariedade das instalações. O grupo promovia, juntamente com integrantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE/UFCG), uma manifestação pelo campus universitário de Campina Grande em prol desse pleito.

O pró-reitor de Assuntos Comunitários, Edmilson Lúcio, que acompanhou o reitor nas negociações, disse concordar com os estudantes e serem “coincidentes” as demandas dos residentes com as ações administrativas que vêm sendo adotadas pela reitoria.


Dizendo ter o diagnóstico das residências e restaurantes e, por isso, antecipado as soluções dos grandes problemas, a exemplo do da residência da Prata, o pró-reitor disse a UFCG já licitou, desde abril passado, a locação de oito novos apartamentos no Bairro do Catolé para abrigar esses 45 estudantes.“Estamos aguardando apenas a avaliação de técnicos da Caixa Econômica Federal, sobre o preço de locação dos imóveis, para que o reitor autorize a assinatura do contrato”, informou.

Edilson Amorim antecipou que, com o deslocamento dos residentes para um bairro afastado do campus universitário, a reitoria instituirá um programa de auxílio transporte, extensivo aos demais alunos das residências universitárias de Campina Grande, no valor de R$ 120.

Ficou estabelecido que até o próximo dia 15 de setembro, somados os prazos para mobiliar os imóveis e aprovar o auxílio transporte no Conselho Universitário, os estudantes estarão residindo no novo ambiente.

Para o estudante Rafael Gonçalves, secretário do DCE/UFCG, a reunião foi satisfatória. “Mas tememos, pelas experiências anteriores, que o prazo para a mudança dos estudantes não seja cumprido”, afirmou, ressaltando que havia documentado tudo em filmagem e texto para possíveis cobranças.

Aprovação

No período da tarde, o pró-reitor Edmilson Lúcio e uma comissão formada pelos residentes e o DCE/ UFCG visitaram os oito apartamentos para verificar as condições de instalação e de acesso ao transporte coletivo. Os estudantes ficaram de encaminhar à reitoria documento aprovando ou não a locação do imóvel, mas foram alertados de que, não concordando, o processo de licitação para outros apartamentos será de quatro a seis meses.

Nova Residência

O reitor anunciou ainda que a Residência Universitária da Prata será demolida para a construção de um prédio, de dez andares, orçado em R$ 20 milhões, ampliando consideravelmente a oferta de vagas. O projeto arquitetônico encontra-se em desenvolvimento pela Prefeitura Universitária e o projeto executivo será licitado ainda este ano.

Também está sendo avaliada a criação de um programa de auxílio a cópias xerográficas e de auxílio à moradia, bem como a ampliação do auxílio transporte e de acesso aos restaurantes universitários.

Edilson Amorim sugeriu que os estudantes, juntamente com o DCE/UFCG, componham uma comissão para acompanhar o processo de elaboração dos projetos. A construção da nova residência da Prata começará em 2014.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG - 31.07.13)


Veja mais Fotos registradas por Rafael Gonsalves.






Blog rafaelrag com Edielson, estudante  da UFCG, 

Um comentário:

  1. Ellis Regina Nóbrega. Demorou, morei um bom tempo nessa residencia nos anos 90 e as instalações já eram precárias, imaginem agora. Boa sorte a galera que mora na RUN-CG e que suas reivindicações sejam atendidas, já que na minha época era só promessa.

    ResponderExcluir