domingo, 27 de novembro de 2011

DISSERTAÇÃO SOBRE TELEPORTE QUÂNTICO, REALIZADA NA SEXTA-FEIRA, 25 DE NOVEMBRO, POR ANTONILDO DA UFCG. BANCA EXAMINADORA: PROFESSORES DOUTORES AÉRCIO, ELÁDIO E RAFAEL.

NA  SEXTA-FEIRA, 25, FOI DEFENDIDA A DÉCIMA SEGUNDA DISSERTAÇÃO DO CURSO DE MESTRADO EM FÍSICA DESSE ANO, NA UNIDADE ACADÊMICA DE FÍSICA DO CENTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA UFCG.

Os computadores do futuro se parecerão com aquela xícara de café que hoje esquecemos ao lados dos teclados. Isaac Chuang (1998).

Com a defesa da dissertação do mestrando Antonildo, a Unidade Acadêmica de Física do Centro de Ciência e Tecnologia chegou em média a uma por mês. A dissertação versou sobre a utilização do Teleporte Quântico na Computação Tolerante a Falhas. Este tema foi proposto pelo orientador. O teleporte quântico é uma técnica fundamental na área de informação quântica segura com aplicação, por exemplo, em Criptografia. Nesta dissertação foi proposto  um esquema que generaliza o teleporte quântico com dois qubits para construir uma porta quântica (CNOT) tolerante a falhas.  Esta generalização é baseada em estados quânticos que gera o espaço de Hilbert d-dimensional, os quais são denominados de qudits.
No esquema investigado foi considerado um canal de comunicação entre o receptor e o transmissor, mostrado várias figuras e detalhes técnicos, para uma melhor compreensão de futuros leitores que se interessar pelo estudo de computação quântica e informação quântica.
 
Dissertação de Mestrado
Candidato: Antonildo Santos Pereira
Título: Portas Quânticas Tolerantes a Falhas
Data: 25.11.2011
Local: Iquanta-Bloco CZA, Auditório - 15:00h

Banca Examinadora

 Aércio F. de Lima (UFCG-Presidente)
 Eládio Góes Brennand (externo-UFPB)
Rafael de Lima Rodrigues (UFCG-Examinador interno)
José Suassuna Filho (suplente)



                     Gonzales, primo de Antonildo, Igor, Antonildo, Eriverton e Paulo
Prof. Rafael, Antomnildo, Gonzales, Igor e prof. Miguel.

                 Entrada do IQUANTA, na UFCG, campus Campina Grande-PB.

No dia 16 de dezembro será a defesa de dissertação de mestrado de Eriverton da Silva Rodrigues, às 10h, no IQUANTA. A banca examinadora será composta por: Aércio de Lima Ferreira (orientador), Rafael de Lima Rodrigues (co-orientador) e Ronaldo Thibes (examinador externo-UESB)                                 























































Um comentário:

  1. Muito boa a reportagem Rafael, e com certeza estarei na de Eriverton prestigiando esse maravilhoso evento.

    ResponderExcluir