quarta-feira, 23 de novembro de 2011

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA FOI COMEMORADO EM ALAGOA GRANDE, MAS FOI LAMENTÁVEL A AUSÊNCIA DE POLÍTICOS E DO PÚBLICO EM GERAL NO DEBATE DO TEATRO SANTA INGNEZ, DIA 19.

OS PRIMÓRDIOS DA IMPRENSA NEGRA PAULISTA
Tendo como principais centros de mobilização as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, os movimentos sociais afro-brasileiros começam a trilhar novos caminhos a partir de meadosdos anos 1910, numa tentativa de lutar pela cidadania recém-adquirida e evoluir para organizações de âmbito nacional. A primeira grande manifestação neste sentido é o surgimento da imprensa negra paulista, cujo primeiro jornal, O Menelick, começa a circular em 1915. Seguem-lhe A Rua (1916), O Alfinete (1918), A Liberdade (1919), A Sentinela (1920), O Getulino e o Clarim d' Alvorada (1924). Esta onda perdura até 1963, quando foi fechado o Correio d'Ébano. Estes jornais possuíam como característica principal, o fato de não se envolverem na cobertura dos grandes acontecimentos nacionais (os quais, cautelosamente, evitavam). Conforme assinala Moura,[9] tratava-se de "uma imprensa altamente setorizada nas suas informações e dirigida a um público específico".

ATIVIDADES REALIZADAS NO TEATRO SANTA INGNEZ DE ALAGOA GRANDE, 19 DE NOVEMBRO DE 2011

 
Antes da apresentação das cirandeiras de Caiana dos crioulos, comandadas por Dona Edite, dia 19, teve uma mesa redonda no teatro Santa Ignez, sobre a Cidadania AFRO. Comporam a mesa os seguintes representantes: Prof. Dr. Waldeci Ferreira Chagas (UEPB-CH-NEABI), Prof. Wallace F. Sousa (UFCG), Dona Edite, Bibiu do Jatobá,  esposo da Secretária de Cultura do Município de Alagoa Grande e responsável pela organização do evento, que foi patrocinado pela prefeitura Municipal.   
Também participou da mesa redonda Luiza Regina da Secretaria em Defesa da Mulher e da Diversidade Humana do governo estadual. No dia seguinte ela particou do dia da consciência Negra em Caiana dos Crioulos, representando o governador Ricardo Coutinho.
Esteve presente as cirandeiras de Caiana dos Crioulos, comandada por Dona edite, o secretário de comunicação Robson Filho, a  Secretária de Cultura do Município de Alagoa Grande, Irnar Francisca da Silva, Elsa Agente de Saúde de Caiana dos Crioulos, as professoras do município Marlene Brito e Lucia de Fátima Júlio, coordenadora dos estudos AFROS da prefeitura Municipal de Alagoa Grande, José Guedes, prof. Aracélio, diretor da Escola Municipal de Caiana dos Crioulos, o prof. Rafael da UFCG Campus Cuité-PB e seu casal de filhos Renan e Camille. Compareceu também a recém graduada em Pedagogia pela UAB-UFPB, polo Campina Grande, professora Gicélia Marques Guimarães. O convidado de Guedes foi Cícero e sua esposa Josefa, que centaram na primeira fila.
Depois dos membros da mesa falarem, foi dado o espaço para a platéia participar, o que na ocasião falaram Elsa, Guedes e o diretor Aracélio. No final todos que compareceram ao debate assistiram a apresentação das cirandeiras de Caiana dos Crioulos, em frente ao teatro.
As atividades no teatro foram interessantes, no debate foi dado ênfase sobre a propriedade da Terra pelos residentes da comunidade do Quilombola Caiana dos Crioulos. Guedes, resumiu da seguinte forma: a fundação Quilombola dos Palmares se acosta no ministro da Cultura, dizendo que a propriedade é do próprio residente. Outro questionamento foi sobre o documento do INCRA demarcando uma pequena quantidade de Terra para o plantio, o qual não deveria ser único e sim por residência, mas foi lamentável a ausência de autoridades, políticos e o público em geral foi pequeno, afirmou o prof. Rafael Rodrigues (UFCG-campus Cuité). 

Bibiu conversando com Luiza Regina





Secretária Irnar Francisca e José Guedes
Elsa, agente de Saúde de Caiana dos Crioulos
Diretor Aracélio
Professora Marlene Brito
Prof. Rafael com o seu filho Renan
Dona Edite falando em frente ao teatro
Professora Lucia de Fátima Júlio, coordenadora
dos estudos AFROS do município de Alagoa Grande
Prof. Rafael acertando o passo com Renan e Camille

AS FOTOS ABAIXO DO QUILOMBOLA CAIANA DOS CRIOULOS COMEMORANDO O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA, 20 DE NOVEMBRO, FORAM CEDIDAS POR BIBIU ORGANIZADOR DO BLOG DA CULTURA DE ALAGOA GRANDE

Dona Edite se apresntando no dia 20 de novembro
Secretário de Comunicação Robson Filho dando apoio

Outras fotos foram postadas em

http://culturadealagoagrande.blogspot.com/2011_11_01_archive.html




Nenhum comentário:

Postar um comentário