sábado, 25 de outubro de 2025

Registrando o falecimento do prêmio Nobel da Física de 1957

 O cientista Yang partiu para a morada de Jesus. 


Em memória de Chen-Ning Yang, o cientista que co-inventou a teoria de Yang-Mills, e assim inspirou muitos cientistas. Professor Petrov da UFPB.

Por esse feito, o professor Yang ganhou o prêmio Nobel da Física em 1957.


No dia 8 de junho de 2024, o professor José Helayel-Neto ministrou um seminário sobre  as teorias de Yang-Mills- Shaw,  no Instituto de Física da UFRJ.


 Segue o resumo.



Os 60 anos dos quarks e do Higgs no cinquentenário do Modelo-Padrão da Física de Partículas
José Abdalla Helayël-Neto (CBPF)
Resumo: O ano de 1964 é um marco teórico fundamental para o Modelo-Padrão da Física de Partículas e Interações Fundamentais: é prevista a existência dos quarks e, em uma série de trabalhos paralelos, esclarece-se o problema da quebra espontânea de simetria com a previsão de existência do bóson de Higgs, aspecto essencial para a unificação eletrofraca. Nestes 50 anos do Modelo- Padrão, também celebramos os 70 anos das teorias de Yang-Mills- Shaw, que são a plataforma de sustentação da Física de Interações Fundamentais.  A proposta deste seminário é mobilizar o entrelaçamento destas 3 grandes celebrações e discutir os sucessos, aspectos limitantes e desafios teóricos/experimentais ainda enfrentados pelo Modelo-Padrão. A partir destes presentes desafios, nos perguntaremos que caminhos devemos explorar na busca de novos territórios além do Modelo-Padrão.

Blog rafaelrag 


Nenhum comentário:

Postar um comentário