Clique no link da Rádio PiemonteFM. Ultrapassamos a marca de 2 milhões e MEIO de acessos. Obrigado pela divulgação de nosso portal de notícia. Contato por email rafael@df.ufcg.edu.br. Agradecemos a todos pela participação, tendo como o único editor o professor Rafael Rodrigues da UFCG, Cuité-PB. Programa informativo GEMAG, aos domingos, 12:30h às 14h, na rádio PiemonteFM, transmitido por este blog. .
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Aula 02-2025.2- Instrumentação I, teoria da cinemática escalar, ministrada pelo professor Rafael, nesta quarta, 22/10
Início do período letivo atrasado da UFCG, 2025.2. Ainda hoje, 22 de outubro, teremos a segunda aula presencial da disciplina de Instrumentação em Ciência da Natureza e suas Tecnologias I, do curso de Licenciatura em Física da UFCG, campus Cuité, ministrada pelo professor Rafael Rodrigues, disponível em seu blog ciências e educação.
Na quinta-feira e sexta-feira, 24, o professor Rafael Rodrigues ministrará um minicurso sobre Técnica algébrica de Lie e supersimetria em mecânica quântica a ser transmitida pelo blog ciências e educação.
Live da aula 02 de Instrumentação em Ciência da Natureza e suas Tecnologias I.
Aula 02. Professor Rafael Rodrigues. Instrumentação em Ciência da Natureza e suas Tecnologias I(Instrumentação I.
Veja o conteúdo programático da antiga disciplina de Instrumentação II.
Primeiro Kit Experimental de Cinemática: verificação experimental do MRUV
Na segunda parte desta aula, o professor Rafael apresenta sua primeira proposta experiência com material de baixo custo: verificação experimental do Movimento retilíneo uniforme variado(MRUV). O objetivo principal é medir a aceleração do objeto em investigação. Ele utiliza uma esfera rolando em um trilho de cortina com uma pequena inclinação para realizar o movimento na reta com aceleração constante. A próxima aula será na sexta-feira, 30/10.
O blog ciências e educação, editado pelo professor Rafael Rodrigues(UFCG, campus Cuité), transmitiu as aulas remotas de Física da UFCG, no período extraordinário, 2021.2, da disciplina de Instrumentação I, tendo conteúdo programático sobre mecânica clássica, oscilações, onda, fluido e Introdução à Física Térmica. Todos os tópicos no nível do ensino médio.
O professor Rafael está elaborando dois projetos de iniciação científica para o período 2025-2026, a serem submetidos a UAFM-CES-UFCG.
No período 2023-2024, o professor Rafael orientou o estudante Fancisco Huandson, que substituiu a universitária quilombola Ednalva Nascimento no projeto do PIBIC sobre Supersimetria em Mecânica Quântica, cujos resultados foram apresentados em eventos de Física 2024, EFNNE(Aracajú-SE) e III EPSBF(Niterói-RJ). Ambos estudantes já concluíram os seus cursos de graduação.
Nesta aula da disciplina de Instrumentação I, medida da aceleração experimental do MRUV, ministrada pelo professor Rafael, nesta quarta-feira, 22/10.
Qual a diferença entre Introdução à Física do RAE-UFCG e Instrumentação I da UFCG, do período 2025.2?
Instrumentação I: mecânica, oscilações, ondas, fluido e Física Térmica. Em introdução à Física, no ano de 2019, teve também eletromagnetismo. Esta parte entrará em instrumentação II.
Verificação experimental do MRUV, medida da aceleração experimental de uma esfera rolando um trilho de cortina, usando o coeficiente angular da reta que passa mais próxima possível dos pontos experimentais, no gráfico de x versus o quadrado do tempo. As medidas são anotadas em uma tabela.
Como montar a tabela e fazer o gráfico? É explicado na parte final do vídeo a seguir.
Entrevista no Bom dia Paraíba da TV Cabo Branco sobre a olimpíada brasileira de Física.
Renan, filho do professor Rafael na assessoria, dia 1 de setembro de 2020, no RAE-UFCG.
O primeiro projeto discutido foi sobre a verificação experimental do movimento retilíneo uniformemente variado (MRUV).
Estudantes da disciplina de instrumentação I: mecânica, do período 2019.1, do curso de Licenciatura Plena em Física, noturno.
Leia mais
Um exemplo simples de movimento com velocidade variável é a queda livre de um corpo abandonado de uma certa altura; cuja velocidade inicial é nula. Este foi um dos problemas analisados por Galileu em seus trabalhos, que deram início à era da pesquisa científica na área da Física. Na verdade, na época de Galileu Galilei não era possível fazer o vácuo, ele usou um experimento hipotético.
As experiências de Galileu e muitas outras posteriores, acabaram estabelecendo como fator experimental que o movimento de queda livre de um corpo solto ou lançado verticalmente, na medida em que a resistência do ar possa ser desprezada, é um movimento retilíneo uniformemente acelerado, em que a aceleração é a mesma para todos os corpos (embora sofra pequenas variações de ponto a ponto da terra). Esta aceleração da gravidade é indicada pela letra (g) e seu valor aproximado é: g = 978cm/s² ou no SI, torna-se
g=9,8 m/s².=980cm/s²
Nesta aula, abordamos uma experiência acessível ao ensino médio e ao último ano do ensino fundamental, no intuito de investigar o movimento de um corpo sujeito a uma aceleração constante. Estudamos esse tipo de movimento utilizando um trilho de zinco ou uma calha de plástico, e, com a ajuda de um bloco de madeira ou uma esfera de aço, impomos uma rápida inclinação.
A seguir, escolhemos um ponto de referência (o ponto na eminência do movimento da esfera) sobre o plano inclinado, e registramos, a partir desse, pontos de 18 em 18 ou de 20 em 20 centímetros. Abandonamos a esfera metálica(vidro) na origem (posição inicial, isto é, X_o = 0=V_o-velocidade inicial), acionamos o cronômetro no instante em que a esfera começa a rolar. Em seguida, calculamos o tempo de percurso para cada dezoito centímetros, procedemos assim quatro vezes para ser possível a obtenção de uma média aritmética. Anotamos todos os dados obtidos em uma tabela, contendo também os valores calculados para o quadrado da média aritmética.
A partir dos resultados anotados na tabela, esboçamos os gráficos da posição em função do tempo, posição em função do tempo ao quadrado em papel milimetrado. Analisando as curvas obtidas chegamos a determinar a aceleração escalar e as velocidades ao fim de cada intervalo. Esboçamos também o gráfico da velocidade em função do tempo. Vale salientar que, de acordo com a necessidade de arredondamento das medidas utilizadas, adotamos o critério de proximidade para os algarismos significativos corretos.
A aceleração é calculada experimentalmente através do coeficiente angular da reta no gráfico da posição versus o tempo ao quadrado. O primeiro passo é escolher uma inclinação constante arbitrária para realizarmos os lançamentos. A melhorar precisão do valor obtido para a aceleração foi obtida quando se utilizou uma pequena inclinação do trilho, evitando grandes inclinações que acarretariam grandes velocidades e pequenos intervalos de tempo e, assim, dificultando as medidas para o instrumental utilizado.
O coeficiente angular da reta, no gráfico de x versus t² no (MRUV), tem dimensão de comprimento dividido pela dimensão de tempo ao quadrado, que corresponde exatamente à dimensão de aceleração. Logo, para calcular devemos escolher dois pontos que estejam sobre a reta e considerar seus respectivos valores nos eixos vertical e horizontal.
Primeiro Kit Experimental de Cinemática: verificação experimental do MRUV
Na segunda parte da 1a. aula, o professor Rafael apresentará sua primeira proposta experiência com material de baixo custo: verificação experimental do Movimento retilíneo uniforme variado(MRUV). O objetivo principal é medir a aceleração do objeto em investigação. Ele utiliza uma esfera rolando em um trilho de cortina com uma pequena inclinação para realizar o movimento na reta com aceleração constante.
O blog ciências e educação, editado pelo professor Rafael Rodrigues(UFCG, campus Cuité), transmitiu as aulas remotas de Física da UFCG, no período extraordinário, 2021.2, da disciplina de Instrumentação I, tendo conteúdo programático sobre mecânica clássica, oscilações, onda, fluido e Introdução à Física Térmica. no nível do ensino médio.
Verificação experimental do MRUV, medida da aceleração experimental de uma esfera rolando um trilho de cortina, usando o coeficiente angular da reta que passa mais próxima possível dos pontos experimentais, no gráfico de x versus o quadrado do tempo. As medidas são anotadas em uma tabela.
Como montar a tabela e fazer o gráfico? É explicado no vídeo gravado pelo professor Rafael.
Experimentos Propostos
1) Aceleração experimental no MRUV, usando um trilho de cortina ou um carrinho ou uma linha esticada 2) Lançamento horizontal, usando uma calha de madeira ou de borracha(mangueira) 3) Leis de Newton, usando um carrinho em uma pista retilínea e uma polia 4) Força de Atrito estático 5) Ondas mecânica e eletromagnética. 6) Período do oscilador Harmônico 7) Medir a aceleração da gravidade usando o pêndulo simples. Segue os critérios de avaliação.
8) Pêndulo de Torção e a conservação do momento angular
9) Frequência do diapasão
10) Hidrostática e o Empuxo. Medir a densidade de um sólido usando o Princípio de Arquimedes. 11) Medir a aceleração da gravidade usando a vazão de líquido. 12) Física Térmica. Verificar a lei de Boyle 13) Construir uma máquina Térmica
Homenagem ao jovem quilombola William Santos.
Na live acima teve uma homenagem ao jovem quilombola William Santos de Serra do Abreu, que há uma semana defendeu sua tese de doutorado na UFS. Parabéns e sucesso na carreira de pesquisador. Ele é estudante egresso do curso de Licenciatura em Física da UFCG, campus Cuité.
Veja um vídeo com William e o professor Rafael divulgando a bolsa de permanência para quilombolas e indígenas.
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