ENEM 2025
No próximo domingo, 10, acontecerá o segundo dia das provas do ENEM, sobre ciências Naturais(Física, química e ciências bilológica) e matemática.
Boa sorte a todos.
Hoje, veremos algumas dicas de Física do terceiro ano do Ensino Médio.
Segue algumas dicas de eletricidade para o ENEM 2024 com o professor Rafael Rodrigues(UFCG, campus Cuité), editor do blog ciências e educação.
Todo cuidado é pouco com a corrente elétrica de fonte de alta tensão, como nas residências. Nunca leve um aparelho elétrico (ou eletrodoméstico) ligado na tomada.
Deixe um ok, no vídeo, para saber quem está acompanhando.
Existem outros tipos de geradores de corrente elétrica, obtidos através da energia solar e energia química.
Matéria relacionada, projeto de eletrização com Canudos de Refrigerante apresntado em uma feira de ciências, em Cuité, a quem interessar, clique em,
O que é material ôhmico? É todo condutor em que ao medirmos a voltagem (ou tensão) e a corrente em dois pontos, encontramos uma proporcionalidade entre ambas grandezas físicas, ou seja,
V/I=constante=R.
Note que a equação R=V/I vale em geral, mesmo que o material não seja ôhmico. Portanto, o que dizemos de lei de Ohm é quando a resistência for constante.
A unidade de resistência elétrica no SI é Ω, em homenagem ao físico alemão Goerg Simon Ohm.
A resistência pode ser entendida como sendo a dificuldade para a corrente passar em um condutor. Uma visão macroscópica da resistência elétrica seria um tabuleiro de prego, tendo um pequeno espaço entre os pregos suficiente para um moeda passar. Coloque a tábua em pé e ao soltarmos uma moeda na parte superior ela terá dificuldade de passar batendo nos pregos até chegar no final do percurso.
Vídeo gravado ao vivo, transformações eletromagnéticas e a Lista de exercícios com o professor Rafael.
Definição quantitativa do campo elétrico, no ponto P:
Neste caso, a direção do campo elétrico é a direção da força elétrica, representada da figura anterior. Unidade no SI: N/C(newton dividido por coulomb).
Definição quantitativa do campo elétrico, no ponto P: para medir o campo elétrico gerado devido a uma fonte com carga elétrica Q, coloca-se uma partícua com uma carga teste com carga elétrica q>0 no ponto P e medimos a força elétrica, devido ao par de cargas Q e q, ou seja,
Como a força é um vetor o campo elétrico é um vetor. Neste caso, a direção do campo elétrico é a direção da força elétrica, representada na figura anterior. Unidade de campo elétrico no SI: N/C(newton dividido por coulomb).
Utilizando materiais de baixo custo pode ser verificado as interações magnéticas.
Considere um fio longo sendo percorrido por uma corrente elétrica i_1 ao lado de outro fio paralelo com uma corrente i_2 no mesmo sentido da corrente i_1. Verifica-se experimentalmente que a força magnética sobre o fio com corrente i_2 será de atração e de intensidade proporcional as correntes, ao comprimento do fio e inversamente a distância de separação D:
F=k(i_1i_2 L)/D
A unidade de medida de corrente elétrica ampère(A) é definida a partir desse força entre os dois fios.
Distinguir os geradores de corrente contínua e corrente alternada.
Demonstração.
O campo magnético sobre o fio com corrente 1_2, torna-se:
Questões do ENEM sobre Campo Magnético.
1- Convenção. Uma letra em negrito significa que ela é um vetor. Considere
LEIS DE AMPÈRE
LEIS DE AMPERE ` De acordo com a lei de Ampère para corrente estacionária de um condutor com uma corrente i, no ensino médio, ´é dada por ΣBΔLcosΘ = μi, com μ sendo a constante de permeabilidade magnética, o somatório é sobre o caminho fechado em torno do respectivo condutor e Θ é o ângulo entre os vetores L e B . Considerando um condutor retilíneo, ambos vetores são paralelos e o cosΘ = 1. Neste caso, a lei de Ampère torna-se ΣBΔL = μi ⇒ BΣΔL = μi. O somatório é somente sobre a circunferência de raio r, pois devido a simetria o campo magnético fica constante e, por sua vez, vale μi dividido pelo comprimento da circunferência, ou seja, o campo magnético em um ponto r distante do condutor retilíneo resulta em
ΣΔL = 2πr ⇒ B = μi /2πr .
Prove que o campo magnético de uma bobina chata é dado por
B = nμi /2πR,
com n sendo o número de espiras e R o raio.
A lei de Lenz do eletromagnetismo explica o sinal negativo na lei de Faraday, no nível do ensino médio, temos:
𝜀= −ΔΦ/ Δt ,
com a variação do fluxo magnético, no ensino médio, sendo dado por
ΔΦ = ΣΔA | B| cosΘ
significa que corrente induzida tende a se opor aquilo que a criou.
No momento em que o centro do ímã passar pela expira ocorrerá a inversão da variação do fluxo magnético, neste momento tendo a corrente nula. Este fluxo aumenta sempre que o polo Norte se aproximar da espira.
























Nenhum comentário:
Postar um comentário