O professor Rafael Rodrigues da UFCG, campus Cuité está participando da III escola Baiana de Física Teórica, na UESB, Itapetinga-BA. O seu mini-curso sobre Técnica algébrica de Lie e supersimetria em mecânica quântica será transmitido ao vivo pelo blog ciências e educação.
Dias e horário: quinta-feira, às 14h.
Sexta-feira, duas aulas às 8:30h e às 16h.
Aula 02-25.2. Instrumentação I.
Início do período letivo atrasado da UFCG, 2025.2. Ainda hoje, teremos a segunda aula presencial da disciplina de Instrumentação em Ciência da Natureza e suas Tecnologias I do curso de Licenciatura em Física da UFCG, campus Cuité, ministrada pelo professor Rafael Rodrigues, disponível em seu blog ciências e educação.
Homenagem ao jovem quilombola pós-doutorando da UFJF William Santos.
Veja um vídeo com William e o professor Rafael divulgando a bolsa de permanência para quilombolas e indígenas.
Live da aula 01 do período 2025.1, da Instrumentação em Ciência da Natureza e suas Tecnologias I(Instrumentação I )
Aula 02- Instrumentação I com o Professor Rafael Rodrigues.
Vamos iniciar agora a segunda aula remota desta disciplina. Dentro da programação do período letivo atrasado 2025.2, a 2a. aula de Instrumentação I, é exatamente a primeira aula de Introdução à Física, ministrada no dia 11 de setembro de 2019, tendo como conteúdo programático a cinemática escalar em mecânica clássica, no nível do ensino médio.
Primeiro Kit Experimental de Cinemática: verificação experimental do MRUV
Na segunda parte desta aula, o professor Rafael apresenta sua primeira proposta experiência com material de baixo custo: verificação experimental do Movimento retilíneo uniforme variado(MRUV). O objetivo principal é medir a aceleração do objeto em investigação. Ele utiliza uma esfera rolando em um trilho de cortina com uma pequena inclinação para realizar o movimento na reta com aceleração constante. A próxima aula online será na quarta-feira, 29/10, dia de paralisação dos servidores públicos.
Aula 02- Instrumentação I, medida da aceleração experimental do MRUV, ministrada pelo professor Rafael, nesta quarta, 22/10.
Qual a diferença entre Introdução à Física do RAE-UFCG e Instrumentação I da UFCG, do período 2025.1?
Instrumentação I: mecânica, oscilações, ondas, fluido e Física Térmica. Em introdução à Física, no ano de 2019, teve também eletromagnetismo. Esta parte entrará em instrumentação II.
Verificação experimental do MRUV, medida da aceleração experimental de uma esfera rolando um trilho de cortina, usando o coeficiente angular da reta que passa mais próxima possível dos pontos experimentais, no gráfico de x versus o quadrado do tempo. As medidas são anotadas em uma tabela.
Como montar a tabela e fazer o gráfico? É explicado na parte final do vídeo a seguir.
Conteúdo Programático.
Primeiro Kit Experimental de Cinemática: verificação experimental do MRUV
Na segunda parte desta 2a. aula do período 2025.2, o professor Rafael apresentará sua primeira proposta experiência com material de baixo custo: verificação experimental do Movimento retilíneo uniforme variado(MRUV). O objetivo principal é medir a aceleração do objeto em investigação. Ele utiliza uma esfera rolando em um trilho de cortina com uma pequena inclinação para realizar o movimento na reta com aceleração constante.
Aula 02- Instrumentação I, medida da aceleração experimental do MRUV, ministrada pelo professor Rafael, nesta sexta-feira, 06/06
Qual a diferença entre Introdução à Física do RAE-UFCG e Instrumentação I da UFCG, do período 2025.2?
Instrumentação I: mecânica, oscilações, ondas, fluido e Física Térmica. Em introdução à Física, no ano de 2019, teve também eletromagnetismo. Esta parte entrará em instrumentação II.
Verificação experimental do MRUV, medida da aceleração experimental de uma esfera rolando um trilho de cortina, usando o coeficiente angular da reta que passa mais próxima possível dos pontos experimentais, no gráfico de x versus o quadrado do tempo. As medidas são anotadas em uma tabela.
Como montar a tabela e fazer o gráfico? É explicado no vídeo gravado pelo professor Rafael.
1) Aceleração experimental no MRUV, usando um trilho de cortina ou um carrinho ou uma linha esticada
2) Lançamento horizontal, usando uma calha de madeira ou de borracha(mangueira)
3) Leis de Newton, usando um carrinho em uma pista retilínea e uma polia
4) Força de Atrito estático
5) Ondas mecânica e eletromagnética.
6) Período do oscilador Harmônico
7) Medir a aceleração da gravidade usando o pêndulo simples. Segue os critérios de avaliação.
2) Lançamento horizontal, usando uma calha de madeira ou de borracha(mangueira)
3) Leis de Newton, usando um carrinho em uma pista retilínea e uma polia
4) Força de Atrito estático
5) Ondas mecânica e eletromagnética.
6) Período do oscilador Harmônico
7) Medir a aceleração da gravidade usando o pêndulo simples. Segue os critérios de avaliação.
8) Pêndulo de Torção e a conservação do momento angular
9) Frequência do diapasão
10) Hidrostática e o Empuxo. Medir a densidade de um sólido usando o Princípio de Arquimedes.11) Medir a aceleração da gravidade usando a vazão de líquido.
12) Física Térmica. Verificar a lei de Boyle
13) Construir uma máquina Térmica
Veja o conteúdo programático da antiga disciplina de Instrumentação II, tendo ondas e Física térmica.
Projetos IC do professor Rafael.
O professor Rafael está elaborando dois projetos de iniciação científica(IC) para o período 2025-2026: IC(Universitário) e IC-EM(Estudante do ensino médio).
No período 2023-2024, o professor Rafael orientou o estudante Fancisco Huandson, que substituiu a universitária quilombola Ednalva Nascimento no projeto do PIBIC sobre Supersimetria em Mecânica Quântica, cujos resultados foram apresentados em eventos de Física 2024. Ambos estudantes já concluíram os seus cursos de graduação.
Blog rafaelrag
Notícias dos principais jornais brasileiros nesta quarta, 22/10
Manchetes.
- Globo. Governo decide fatiar e reenviar ao Congresso pacote que sobe impostos
- A União da Paraíba.
ÍNDICE ABRASEL-STONE.
Bares e restaurantes da Paraíba registram queda de 7% nas vendas
- Folha. Gestão Lula decide fatiar medidas para compensar MP dos impostos
- O Estado de S. Paulo
Governo tenta driblar regra para gastar mais com pessoal
- Valor Econômico (SP)
Com juro alto e tarifaço, estimativas são de 3º trimestre mais fraco para empresas
- O Dia (RJ)
NÚCLEO DA ‘FAKE NEWS’
Por 4 votos a 1, STF condena sete réus da trama golpista
- Correio Braziliense
STF condena mais sete da trama golpista. Fux vai deixar 1ª turma
- Estado de Minas
Duplo transtorno
- Zero Hora (RS)
Concessão de serviços do Dmae à iniciativa privada entra na pauta de votação da Câmara
- Diário de Pernambuco
Esther é a 5ª criança brutalmente morta este ano no estado
- Jornal do Commercio (PE)
Fux pede para deixar Turma do STF que julga inquérito do golpe
- Diário do Nordeste (CE)
Conheça as propostas de moradia do Plano Diretor
- Globo. Governo decide fatiar e reenviar ao Congresso pacote que sobe impostos
- A União da Paraíba.
ÍNDICE ABRASEL-STONE.
Bares e restaurantes da Paraíba registram queda de 7% nas vendas
- Folha. Gestão Lula decide fatiar medidas para compensar MP dos impostos
- O Estado de S. Paulo
Governo tenta driblar regra para gastar mais com pessoal
- Valor Econômico (SP)
Com juro alto e tarifaço, estimativas são de 3º trimestre mais fraco para empresas
- O Dia (RJ)
NÚCLEO DA ‘FAKE NEWS’
Por 4 votos a 1, STF condena sete réus da trama golpista
- Correio Braziliense
STF condena mais sete da trama golpista. Fux vai deixar 1ª turma
- Estado de Minas
Duplo transtorno
- Zero Hora (RS)
Concessão de serviços do Dmae à iniciativa privada entra na pauta de votação da Câmara
- Diário de Pernambuco
Esther é a 5ª criança brutalmente morta este ano no estado
- Jornal do Commercio (PE)
Fux pede para deixar Turma do STF que julga inquérito do golpe
- Diário do Nordeste (CE)
Conheça as propostas de moradia do Plano Diretor
- A Tarde (BA)
Bahia mobiliza 414 mil alunos para avaliação do ensino público
\documentclass[preprint,aps]{revtex4}
%\documentstyle[epsfig,12pt]{article}
\usepackage{epsfig}
\begin{document}
\noindent{ \bf UAFM-CES-UFCG - Campus Cuit\'e-Lista I}
\noindent{\bf Instrumenta\c{c}\~ao I- Licenciatura em F\'\i sica}
\noindent{Professor: Rafael de Lima Rodrigues \hrulefill PER\'IODO 2025.2}
\noindent {Aluno(a): \hrulefill {\bf Boa Sorte.} 22 de outubro de 2025.}
\centerline{\bf Primeira Lista de Exerc\'\i cios Propostos}
\vspace{0.5cm}
\noindent 1) Considere que uma part\'\i cula se deslocou com uma equa\c{c}\~ao
hor\'aria conforme a curva $x(t)=2t^2$ +20t, no SI. Considere as escalas iguais nos eixos da vertical e horizontal, complete os valores da posi\c{c}\~ao no eixo vertical.
\noindent a) Determine a velocidade instant\^anea, em t=1s.(Neste item
voc\^e pode usar a regra de deriva\c{c}\~ao $v(t)=\frac{dx}{dt}$, ou seja, no MRUV, temos: $v(t)=v_0+at.$
\noindent b) Qual a velocidade m\'edia de 0,5s at\'e 2s(Ou desenhe o gr\'afico
e calcule o coeficiente angular, entre este intervalo de tempo)? Sugest\~ao:
Em $t_1=0,5s,$ obtemos: $x(0,5)=...$ e $x(2),$ em $t_2=2s.$
\noindent c) Qual a dist\^ancia m\'\i nima percorrida?
Sugest\~ao, an\'alise dos v\'ertices de uma fun\c{c}\~ao quadr\'atica $y=f(x)$. Voc\^e calcula o valor de x no v\'ertice, $x_v=-\frac{b}{2a}$ e depois calcula $f(x_v)$ ou pode calcular direto o valor do v\'ertice, no eixo vertical, $y_v=-\frac{\Delta}{4a}$.
Lembre-se que a fun\c{c}\~ao mais geral do segundo grau \'e dada por:
$y(x)=atx^2+bx+c$, se $a>0$ a concavidade da par\'abola \'e voltada para cima, se $a<0,$ a concavidade da par\'abola \'e para baixo, sendo o v\'ertice um ponto de m\'aximo. Lembre-se $\Delta=b^2-4ac$. Ent\~ao as ra\'\i zes de $ax^2+bx+c=0$ tornam-se:
$$
x^\prime=\frac{-b+\sqrt{\Delta}}{2a}, \qquad x^{\prime\prime}=\frac{-b-\sqrt{\Delta}}{2a}.
$$
%\vspace{0.5cm}
\noindent 2) Voc\^e dirige um autom\'ovel por $9,3km$ em uma rodovia reta com velocidade de 80km/h e ao final desse trecho para por falta de gasolina. Você então caminha 2, 0km durante 30 minutos, até encontrar um posto. Qual sua velocidade m\'edia desde o instante em que o carro come\c{c}ou a se mover at\'e chegar ao posto de gasolina?
\vspace{0.5cm}
\noindent 3) MRUV. Como medir a acelera\c{c}\~ao da gravidade de um planeta distante
da Terra? O c\'alculo \'e an\'alogo ao que \'e feito aqui na Terra. Este movimento de queda de um corpo em outro planeta ou na Lua obedece tamb\'em
as equa\c{c}~oes da cinem\'atica de Galileu Galilei(faleceu em 1642, ano em
que
nasceu Isaac Newton). Considere que um astronauta
chegou na Lua e jogou um objeto para cima com a velocidade de $8\frac ms$
e gastou 5 segundos. Qual o valor da acelera\c{c}\~ao da gravidade na Lua?
Qual o valor da altura m\'axima atingida pelo objeto?
\vspace{0.5cm}
\noindent 4) MRUV. a) No gr\'afico da velocidade $v_x$ versus $t$, o deslocamento $\Delta x$ \'e igual a \'area
abaixo da curva. Considere o gr\'afico abaixo da velocidade vari\'avel e calcule o deslocamento
$\Delta x$, em $km,$ percorrido por um m\'ovel durante o intervalo de tempo
registrado, sabendo-se que o deslocamento \'e calculado
utilizando-se a \'area abaixo da curva, neste caso a \'area de um
trap\'ezio que \'e dada por: $\frac{\hbox{(base maior + base menor)}
\cdot \hbox{altura}}{2}.$
(Considerando a acelera\c{c}\~ao constante e positiva.)
\begin{figure}[h]
\centering\epsfig{file=f11-mec-c.eps,width=8cm,height=6cm,angle=-360}
\end{figure}
\noindent b) Qual a equa\c{c}\~ao hor\'aria $x(t)$?
%\vspace{0.5cm}
\noindent 5) Quest\~ao 125 do ENEM 2017. Um motorista que atende uma chamada no celular \'e levado \`a desaten\c{c}\~ao, aumentando a possibilidade de
acidentes ocorrerem em raz\~ao do aumento do seu tempo de rea\c{c}\~ao.
Considere dois motoristas o primeiro atento e o segundo utilizando o celular
enquanto dirige. Eles aceleram seus carros inicialmente a 1,0$\frac{m}{s^2}$.
Em resposta a um emerg\^encia freiam com uma desacelera\c{c}\~ao igual a
5,$\frac{m}{s^2}$. O motorista atento aciona o freio a velocidade de 14$\frac{m}{s}$,
enquanto o desatento, em situa\c{c}\~ao an\'aloga, leva um segundo a mais
para iniciar a frenagem.
Que dist\^ancia o motorista desatento percorre a mais do que o motorista atento, at\'e a parada total dos carros?
Fazer os c\'alculos expl\'\i citos, para chegar na resposta.
$a) 2,90m \quad b) 14,00mm \quad c) 14,05m \quad d) 15,00 \quad e) 17,04m.$
\vspace{0.5cm}
\noindent 6) (OBF2005, 1a. fase.) Deixa-se cair livremente de uma altura de 200 metros, um objeto
pesado. Desejando-se dividir em duas partes esta altura, de maneira
que os tempos percorridos sejam iguais e considerando a
acelara\c{c}\~ao da gravidade igual a $10\frac{m}{s^2}$ teremos, de cima
para baixo:
\noindent a) 40m e 160m. b) 50m e 150m
\noindent c) 75m e 125m. d) 100m e 100m
\noindent e) 160 e 40m
\noindent 7) Considerando que voc\^e viajou pela BR104, de Cuit\'e at\'e Campina Grande, percorrendo uma dist\^ancia de $113km$ e o tempo gasto pelo carro foi 90 minutos. Qual a velocidade m\'edia em $km/h?$ e no SI?
\vspace{0.5cm}
\noindent 8) Qual a velocidade de um carro, para chegar no trevo da BR230, saindo de Alagoa Grande e passando por Juarez T\'avora, durante 16 minutos. Lembre-se que a dist\^ancia de Alagoa Grande a este trevo \'e $23km.$ Esta \'e a mesma dist\^ancia do trevo da BR104 ao campus Cuit\'e da UFCG. Determine a) em $km/h$ e b) No SI.
\vspace{0.5cm}
\noindent 9) Considerando que tenha sido feito a manuten\c{c}\~ao da estrada de acesso ao quilombo Caiana dos Crioulos do munic\'\i pio de Alagoa Grande-PB, se um carro viaja a velocidade m\'edia de $50km/h,$ partindo do centro da cidade de Alagoa Grande, passando pelos s\'itios Paturi e Sap\'e de Juli\~ao percorrendo $13km.$
%\vspace{0.5cm}
\noindent a) Qual o tempo gasto, em segundo? Lembre-se que a dist\^ancia de Alagoa Grande a este quilombo \'e $13km$, em uma estrada de barro.
%\vspace{0.5cm}
\noindent b) Partindo do km88 da BR1an04, no centro da cidade de Rem\'\i gio, e chegando no munic\'\i pio de Barra de Santa Rosa, no km131, durante 14 minutos. Qual a velocidade m\'edia, a) em km/h e b)no SI?
\vspace{0.5cm}
\noindent 10) Em Cuit\'e, no Curimata\'u paraibano, est\'a sem \'agua pot\'avel
da
CAGEPA, desde 2014. Muitos moradores est\~ao usando a \'agua de cisterna ou
po\c{c}o artesiano. Voc\^e poder\'a usar o conhecimento de cinem\'atica para medir
a profundidade de uma cisterna. Suponha que um morador deixou cair uma pedra
e ap\'os 6 segundos, ele ouviu o barulho quando ela tocou no fundo
da cisterna. Lembrando que a velocidade do som no ar \'e aproximadamente
$340c\frac ms,$ determine a profunidade da cisterna, desprezando a viscosidade
da \'agua(ou seja, sem considerar o efeito do atrito).
\end{document}
Blog rafaerlag






Ok professor!
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