Hoje, 14 de março, à noite, o professor Rafael Rodrigues ministrará aulas da disciplina de instrumentação II, à noite, na sala i09, às 20h.
Professor Rafael Rodrigues com a camisa do I Workshop Internacional de Física de Partículas e Campos do Nordeste, realizado no ano passado na UFCG.
Veja como foi a primeira aula da disciplina de instrumentação II do curso de Licenciatura em Física, à tarde da última terça-feira, 12 de março, na central de aula sala i08. Segue um link com algumas informações do oscilador massa mola. Veja também o programa completo desta disciplina.
Todos os estudantes devem fazer o projeto do Kit 1: Verificação experimental do período do oscilador harmônico simples.
Matéria relacionada
https://rafaelrag.blogspot.com/2018/05/edo-para-o-oscilador-harmonico-forcado.html
Programa da disciplina de instrumentação II do Curso de Licenciatura em Física da UFCG, Campus Cuité, 2019.1
Ementa
Uso do laboratório de ondas e termodinâmica no ensino. Planejamento e montagem de um laboratório simples de ondas e termodinâmica. Planejamento e realização de experiências simples de fenômenos ondulatórios, calorimetria, dilatação de sólidos, líquidos e gases e termodinâmica (máquinas térmicas).
I - Objetivos
OBJETIVO GERAL
Possibilitar um espaço de discussão de técnicas pedagógicas experimentais no ensino médio, auxiliando na tarefa transformadora do ensino médio, a partir de abordagens eficientes demonstrativas e didáticas experimentais, fornecendo ao aluno um ambiente de criticidade para a efetiva montagem de laboratórios de baixo custo em escolas de ensino médio, ao mesmo tempo em que fornece um espaço adicional para a discussão e apreensão dos conceitos teóricos trabalhados durante o curso.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Medir as grandezas Físicas escalares o tempo e massa e a intensidade da velocidade de sistemas mecânicos periódicos. Medir a temperatura, volume e pressão de sistemas termodinâmicos hidrostáticos.
II - Conteúdo Programático
PRELIMINARES
Discussão sobre o conteúdo programático e a avaliação. Ensinar Física para que? Para quem? Qual Física?
II - Conteúdo Programático
PRELIMINARES
Discussão sobre o conteúdo programático e a
avaliação. Ensinar Física para que? Para quem? Qual Física?
1) Vários aspectos do formalismo matemático do
oscilador massa-mola.
2) Movimento periódico unidimensional: o oscilador
massa-mola sem atrito.
3) Movimento periódico unidimensional: o oscilador
massa-mola com amortecimento.
4) Planejamento e montagem de kits com o oscilador
massa-mola.
5) Movimento periódico bidimensional: pêndulo
simples.
6) Pêndulo de Torção. Lista de exercícios I.
7) O oscilador harmônico na olimpíada brasileira de
Física 2003. Lista de exercícios II.
8) Ondas, comprimento de onda, freqüência,
período, interferência e Difração. Corda vibrante.
9) Planejamento e realização de Kits (experiências
simples) de fenômenos ondulatórios, ondas na superfície da água, ondas
longitudinais em uma mola, ondas transversais em uma corda, etc.
10) Acústica. O som. O efeito Doppler. Lista de
exercícios III.
11) Aplicações do oscilador massa-mola. Primeira
avalição escrita (P1).
12) Planejamento e montagem de kit com corda
vibrante.
13) Vários aspectos do formalismo matemático do
Empuxo.
14) Pequenas oscilações de um duplo cilindro,
parcialmente resolvidos em sala de aula.
15) Demonstrações de experiências simples sobre a
pressão exercida por um fluido: o ludião.
16) Aspectos históricos da Hidrostática: medir a
densidade de um sólido via o princípio de Arquimedes. Fluxo irrotacional. Não
apresenta turbilhões, logo, não há momento angular do fluído relativo a
qualquer ponto. Lista de exercícios IV.
17) Verificar experimentalmente o princípio de
Bernoulli, fluído não viscoso, isto é, desprezando a fricção interna entre as
distintas partes do fluído.
18) Fluxo estacionário. A velocidade do fluído em
um ponto é constante com o tempo. Fluído incompressível. A densidade do fluído
permanece constante com o tempo.
19) Termologia. Escalas termométricas.
20) Calorimetria. Planejamento e montagem de um calorímetro
para medir o calor específico de um sólido. Lista de exercícios V.
21) Planejamento e montagem de kit sobre a
dilatação térmica dos corpos.
22) Planejamento e montagem de kit sobre a
dilatação de sólidos, líquidos e gases.
23) Planejamento e montagem de kit para verificar a
Lei de Boyle.
24) Sistemas termodinâmicos: Mecânica dos fluidos
em equilíbrio térmico.
25) Vários aspectos do formalismo matemático das
leis da Termodinâmica.
26) Aceleração da gravidade através do escoamento
de líquido. Segunda Prova escrita (P2).
27) Temperatura, calor e Entropia
28) Oficina de Instrumentação II. Oscilações,
ondas, fluidos e Física térmica.
29). Máquina Térmica e a Entropia.
30) Lista de exercícios VI sobre máquina térmica e entropia.
III - Metodologia
III - Metodologia
1) Práticas Pedagógicas e como relatar um experimento.
2) Avaliação de processo ensino-aprendizagem, função e modalidade.
3) Análise e preparação de Material didático. Exposição dialogada.
IV - Avaliação
Serão colocadas três notas no diário de classe: N_1=(7P+3L)/10, onde P=apresentações dos kits, L será a média das notas dos trabalhos (mini-projetos) associados; N_2=(6Au+4Ar)/10, onde Au é a média da apresentação oral e Ar é a média da interpretação dos experimentos. N_3 será a média das notas dos kits Será aprovado o aluno que obter média final (MF) maior ou igual a cinco, ou seja, MF=(6MA + 4PF)/10, onde PF é a nota da prova Final e MA é a média aritmética das notas N_1, N_2.e N_3. Será aprovado por média se MA ≥ 7,0.
Provas e Relatórios. Será aprovado o aluno que obter média final maior ou igual a cinco, ou seja, MF=(6MA + 4PF)/10, onde MF é a média final, MA é a média aritmética, PF é a prova final. Será aprovado por média se MA ≥ 7,0.
V - Referências Bibliográficas
R. de Lima Rodrigues, Introdução a Energia Vibracional: oscilações, ondas e termodinâmica.
ALVARENGA, B.; MAXIMO, Antonio. Curso de física. ¿ Vol. 2. São Paulo: Editora Scipione, 2005.
BRASIL. Ministério da Educação e Desporto. Secretária de Educação Média e Tecnológica Parâmetros Curriculares para o Ensino Fundamental. Brasília, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação e Desporto. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: MEC/SEMTEC, 1998.
R. de Lima Rodrigues et al., Referenciais curriculares do ensino médio da Paraíba (2007).
VUOLO, J. H. Fundamentos da Teoria de Erros. São Paulo: Edgard Blucher, 1996.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
Revista Brasileira de Ensino de Física
Revista Física na Escola
YOUNG, H. D. et al. Sears e Zemansky Física II: termodinâmica e ondas. São Paulo: Addison Wesley, 2004.
Ementa
Blog rafaelrag
Disciplina de instrumentação
II do Curso de Licenciatura em Física da UFCG, Campus Cuité, 2019.1
Ementa
Uso do laboratório de ondas e termodinâmica no ensino. Planejamento e
montagem de um laboratório simples de ondas e termodinâmica. Planejamento e
realização de experiências simples de fenômenos ondulatórios, calorimetria,
dilatação de sólidos, líquidos e gases e termodinâmica (máquinas térmicas).
I - Objetivos
OBJETIVO GERAL
Possibilitar um espaço de discussão de técnicas
pedagógicas experimentais no ensino médio, auxiliando na tarefa transformadora
do ensino médio, a partir de abordagens eficientes demonstrativas e didáticas
experimentais, fornecendo ao aluno um ambiente de criticidade para a efetiva
montagem de laboratórios de baixo custo em escolas de ensino médio, ao mesmo tempo
em que fornece um espaço adicional para a discussão e apreensão dos conceitos
teóricos trabalhados durante o curso.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Medir as grandezas Físicas escalares o tempo e
massa e a intensidade da velocidade de sistemas mecânicos periódicos. Medir a
temperatura, volume e pressão de sistemas termodinâmicos hidrostáticos.
II - Conteúdo Programático
PRELIMINARES
Discussão sobre o conteúdo programático e a
avaliação. Ensinar Física para que? Para quem? Qual Física?
1) Vários aspectos do formalismo matemático do
oscilador massa-mola.
2) Movimento periódico unidimensional: o oscilador
massa-mola sem atrito.
3) Movimento periódico unidimensional: o oscilador
massa-mola com amortecimento.
4) Planejamento e montagem de kits com o oscilador
massa-mola.
5) Movimento periódico bidimensional: pêndulo
simples.
6) Pêndulo de Torção. Lista de exercícios I.
7) O oscilador harmônico na olimpíada brasileira de
Física 2003. Lista de exercícios II.
8) Ondas, comprimento de onda, freqüência,
período, interferência e Difração. Corda vibrante.
9) Planejamento e realização de Kits (experiências
simples) de fenômenos ondulatórios, ondas na superfície da água, ondas
longitudinais em uma mola, ondas transversais em uma corda, etc.
10) Acústica. O som. O efeito Doppler. Lista
de exercícios III.
11) Aplicações do oscilador massa-mola.
Primeira avaliação escrita (P1).
12) Planejamento e montagem de kit com corda
vibrante.
13) Vários aspectos do formalismo matemático do
Empuxo.
14) Pequenas oscilações de um duplo cilindro,
parcialmente resolvidos em sala de aula.
15) Demonstrações de experiências simples sobre a
pressão exercida por um fluido: o ludião.
16) Aspectos históricos da Hidrostática: medir a
densidade de um sólido via o princípio de Arquimedes. Fluxo irrotacional. Não
apresenta turbilhões, logo, não há momento angular do fluído relativo a
qualquer ponto. Lista de exercícios IV.
17) Verificar experimentalmente o princípio de
Bernoulli, fluído não viscoso, isto é, desprezando a fricção interna entre as
distintas partes do fluído.
18) Fluxo estacionário. A velocidade do fluído em
um ponto é constante com o tempo. Fluído incompressível. A densidade do fluído
permanece constante com o tempo.
19) Termologia. Escalas termométricas.
20) Calorimetria. Planejamento e montagem de um
calorímetro para medir o calor específico de um sólido. Lista de
exercícios V.
21) Planejamento e montagem de kit sobre a
dilatação térmica dos corpos.
22) Planejamento e montagem de kit sobre a
dilatação de sólidos, líquidos e gases.
23) Planejamento e montagem de kit para verificar a
Lei de Boyle.
24) Sistemas termodinâmicos: Mecânica dos fluidos
em equilíbrio térmico.
25) Vários aspectos do formalismo matemático das
leis da Termodinâmica.
26) Aceleração da gravidade através do escoamento
de líquido. Segunda Prova escrita (P2).
27) Temperatura, calor e Entropia
28) Oficina de Instrumentação II. Oscilações,
ondas, fluidos e Física térmica.
29). Máquina Térmica e a Entropia.
III - Metodologia
1) Práticas Pedagógicas e como relatar um
experimento.
2) Avaliação de processo ensino-aprendizagem,
função e modalidade.
3) Análise e preparação de Material didático.
Exposição dialogada.
IV - Avaliação
Provas e Relatórios. Serão colocadas três notas no
diário de classe: N_1=(7P1+3L)/10, onde P1 primeira prova escrita, L será a
média das notas dos trabalhos (mini-projetos) associados; N_2=(7P2+3L)//10, com
onde P2 a nota da segunda prova escrita. N_3 será a média das notas dos kits e
as Listas IV, V e VI. Será aprovado o
aluno que obter média final (MF) maior ou igual a cinco, ou seja, MF=(6MA +
4PF)/10, onde PF é a nota da prova Final e MA é a média aritmética das notas
N_1, N_2.e N_3. Será aprovado por média se MA maior ou igual a 7,0.
Será aprovado o aluno que obter média final maior
ou igual a cinco, ou seja, MF=(6MA + 4PF)/10, onde MF é a média final, MA é a
média aritmética, PF é a prova final.
V - Referências Bibliográficas
R. de Lima Rodrigues, Introdução a Energia
Vibracional: oscilações, ondas e termodinâmica.
ALVARENGA, B.; MAXIMO, Antonio. Curso de física. ¿
Vol. 2. São Paulo: Editora Scipione, 2005.
BRASIL. Ministério da Educação e Desporto.
Secretária de Educação Média e Tecnológica Parâmetros Curriculares para o
Ensino Fundamental. Brasília, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação e Desporto.
Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais
para o Ensino Médio. Brasília: MEC/SEMTEC, 1998.
R. de Lima Rodrigues et al., Referenciais
curriculares do ensino médio da Paraíba (2007).
VUOLO, J. H. Fundamentos da Teoria de Erros. São
Paulo: Edgard Blucher, 1996.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
Revista Brasileira de Ensino de Física
Revista Física na Escola
Nenhum comentário:
Postar um comentário