Clique no link da Rádio PiemonteFM. Ultrapassamos a marca de 2 milhões e MEIO de acessos. Obrigado pela divulgação de nosso portal de notícia. Contato por email rafael@df.ufcg.edu.br. Agradecemos a todos pela participação, tendo como o único editor o professor Rafael Rodrigues da UFCG, Cuité-PB. Programa informativo GEMAG, aos domingos, 12:30h às 14h, na rádio PiemonteFM, transmitido por este blog. .
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Aula 28-25.1-Instrumentação II, Lista IX-Motores elétricos de corrente contínua e corrente alternada, nesta sexta, 19/09
Professor Rafael Rodrigues, dúvidas na sua sala da UFCG, campus Cuité, tirando dúvidas dos estudantes da turma de instrumentação II. Ele mostrou os Motores elétricos de corrente contínua e corrente alternada adquiridos junto a empresa Fractal.ind.br, por R$350,00, no encontro Potiguar de Física, realizado no Hotel Serrano, na cidade turística de Martins-RN, nos dias 11 de 12 de setembro.
Motor elétrico corrente alternada, acendendo a lâmpada de 210V.
Motor elétrico e corrente contínua.
A live sobre experiência de Física com materiais de baixo custo, coordenada pelo professor Rafael Rodrigues, na sala de aula 10 do bloco i da central de aula da UFCG, campus Cuité, será disponível aqui e acontecerá nesta sexta-feira, 19, beneficiando os estudantes que não estão conseguindo vim à tarde porque trabalham durante o dia.
No início da live com estudantes de Instrumentação I e II usamos o kit do pêndulo simples feito pelo quilombola William Santos,
egresso do curso de Licenciatura em Física da UFCG, campus Cuité. Ele agora é pós-doutorando da UFJF.
A intensidade do vetor indução magnética, com os novos dados, torna-se:
B=1,2 x 10^{-6} T.
2) Em relação a questão anterior, o fio de cobre retilíneo e comprido é percorrido por uma corrente de intensidade i. Qual o valor dessa corrente, considerando a intensidade do vetor indução magnética 2 \times 10^{-5} T num ponto situado a 30cm do fio?
Leia mais.
3) Considere dois fios de cobre retilíneos e compridos percorridos por correntes elétricas em sentido contrário de intensidades i_A=60A e i_B=90A. A distância entre eles é de 30cm. Qual a intensidade do vetor indução magnética resultante, nos a) pontos 8cm a b) esquerda do fio A e a 12cm a direita do fio A? A corrente no do fio A é saindo e a corrente do fio B é entrando.
Solução
O campo magnético entre os dois fios tem a mesma direção. No fio A, a corrente está saindo e no fio B ela está no sentido entra no plano da folha.
Usando a Lei de Ampère,
B=\mu_o i/2πr
Módulo do campo magnético resultante:
a) A esquerda do fio A, torna-se:
B_R=B_A-B_B
b) A direita do fio A, torna-se:
B_R=B_A+B_B
4) Agora vamos considerar uma espira retangular com área de 80 cm quadrado está imersa em um campo de indução magnética uniforme de 2,6 tesla. O plano da espira é perpendicular as linhas de indução. Determine o valor da força eletromotriz induzida média na espira se o campo for desligado durante dois segundos.
Solução.
Para resolver esse problema, vamos usar a Lei de Faraday da Indução Eletromagnética. A força eletromotriz (fem) induzida média ($$\mathcal{E}_{m}$$) em uma espira é dada pela variação do fluxo magnético ($$\Delta\Phi$$) dividido pelo intervalo de tempo ($$\Delta t$$), ou seja,
Primeiro, vamos calcular o fluxo magnético inicial ($$\Phi_{i}$$). O fluxo magnético é o produto da intensidade do campo magnético ($$B$$), da área da espira ($$A$$) e do cosseno do ângulo ($$\theta$$) entre o campo e a normal (perpendicular) à espira.
Dados.
Campo magnético ($$B$$): 2,6 T
Área da espira ($$A$$): 80 cm² = 80 x $$10^{-4}$$ m² = 0,008 m²
Ângulo ($$\theta$$): Como o plano da espira é perpendicular às linhas de indução, o vetor normal à espira é paralelo ao campo. Portanto, o ângulo é $$0^{\circ}$$.
Portanto, o valor da força eletromotriz induzida média na espira é de 0,0104 V.
5) Faça um projeto de construção de um kit de um motor elétrico de corrente contínua e explique como funciona.
6) Utilizando materiais de baixo custo pode ser verificado as interações magnéticas.
Considere um fio longo sendo percorrido por uma corrente elétrica i_1 ao lado de outro fio paralelo com uma corrente i_2 no mesmo sentido da corrente i_1. Verifica-se experimentalmente que a força magnética sobre o fio com corrente i_2 será de atração e de intensidade proporcional as correntes, ao comprimento do fio e inversamente a distância de separação D:
F=k(i_1i_2 L)/D
A unidade de medida de corrente elétrica ampère(A) é definida a partir desse força entre os dois fios.
Distinguir os geradores de corrente contínua e corrente alternada.
Demonstração.
O campo magnético sobre o fio com corrente 1_2, torna-se:
A força magnética sobre o fio 2 resulta em:
7) Convenção. Uma letra em negrito significa que ela é um vetor. Considere um elétron penetrando perpendicular em um campo magnético uniforme B, com velocidade v = 0,2cm/sj e em um certo ponto de sua trajetória circular ela fica sob ação de uma força magnética F= 4x10^(−2)Nk. Calcule o módulo, direção e sentido do campo magnético naquele ponto.
Atenção! Aqui j e k são os vetores unitários nas direções y e z.Se o elétron penetrar sem ser perpendicular ao campo magnético a sua trajetória não será circular. Lembre-se que a relação entre os vetores força magnética e o campo magnético é dada pelo produto vetorial
F = qvxB,
com q sendo a carga elétrica da partícula, vxB, produto vetorial entre v e B. Portanto, os vetores v e B são perpendiculares ao vetor força magnética F.
Quando um condutor de comprimento L for submetido por uma corrente I(A), a força magnética torna-se:
F = BIL.
A unidade do campo magnético B, no SI, é o T(Tesla).
8) ENEM 2015- Considere dois fios condutores retilíneos, extensos e paralelos, separados de 10 cm e situados no vácuo. Considere, também, que cada condutor é percorrido por correntes elétricas cujos valores são i_1 = 4A e i_2 = 12A, em sentidos opostos. Nessa situação, pode-se caracterizar a força magnética, para cada metro linear dos fios, como sendo?
9) (ENEM/2011) O manual de funcionamento de um captador de guitarra elétrica apresenta o seguinte texto: Esse captador comum consiste de uma bobina, fios condutores enrolados em torno de um ímã permanente. O campo magnético do ímã induz o ordenamento dos polos magnéticos na corda da guitarra, que está próxima a ele. Assim, quando a corda é tocada, as oscilações produzem variações, com o mesmo padrão, no fluxo magnético que atravessa a bobina. Isso induz uma corrente elétrica na bobina, que é transmitida até o amplificador e, daí, para o alto-falante. Um guitarrista trocou as cordas originais de sua guitarra, que eram feitas de aço, por outras feitas de náilon. Com o uso dessas cordas, o amplificador ligado ao instrumento não emitia mais som, porque a corda de náilon
a) isola a passagem de corrente elétrica da bobina para o alto-falante. b) varia seu comprimento mais intensamente do que ocorre com o aço. c) apresenta uma magnetização desprezível sob a ação do ímã permanente. d) induz correntes elétricas na bobina mais intensas que a capacidade do captador. e) oscila com uma frequência menor do que a que pode ser percebida pelo captador.
10) (ENEM/2014) As cercas elétricas instaladas nas zonas urbanas são dispositivos de segurança planejados para inibir roubos e devem ser projetadas para, no máximo, assustar as pessoas que toquem a fiação que delimita os domínios de uma propriedade. A legislação vigente que trata sobre as cercas elétricas determina que a unidade de controle deverá ser constituída, no mínimo, de um aparelho energizador de cercas que apresente um transformador e um capacitor. Ela também menciona que o tipo de corrente elétrica deve ser pulsante. Considere que o transformador supracitado seja constituído basicamente por um enrolamento primário e outro secundário, e que este último está ligado indiretamente à fiação. A função do transformador em uma cerca elétrica é
a) reduzir a intensidade de corrente elétrica associada ao secundário. b) aumentara potência elétrica associada ao secundário. c) amplificar a energia elétrica associada a este dispositivo. d) proporcionar perdas de energia do primário ao secundário. e) provocar grande perda de potência elétrica no secundário.
Ok! 👍🏽
ResponderExcluir👏👏ok
ResponderExcluirFavor escrever o nome.
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ResponderExcluirOk! 👍🏽
ResponderExcluirOk 🫡
ResponderExcluirok
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