O primeiro dono da Usina Tanques de Alagoa Grande, o Sr. Heretiano Nóbrega Zenaide vendeu para o Sr. Agnaldo Veloso Borges, em 1947. Afirma Fátima Gusmão Zenaide.
Passei um dia maravilhoso com minha Tia querida Socorro Zenaide, o último pedacinho do meu pai... de 20 irmãos , agora no plano terreno, só tenho hoje essa mulher extraordinária. Grande Musicista, grande Coralista, nossa Matriarca. Te amo essa menina!!!!! Fátima Gusmão Zenaide.No tempo do fundador(Heretiano Zenaide), o mundo não tinha consciência de classe, por isso os trabalhadores na época achavam normal a EXPLORAÇÃO, já no tempo de Agnaldo os trabalhadores começaram a saber o que era EXPLORAÇÃO, e o Coronel queria manter a mesma coisa de antes, para isso mandava até assassinar lideranças dos trabalhadores. Eramos escravos e não sabíamos 🤣🤣Robson Félix.
Trabalhei cortando cana aí por 9 anos com o ex-vereador Manoelzinho. Minha indenização foi uma passagem aqui para o Rio de Janeiro. Edenildo Oliveira.
Pelo que sei, ao saber de relato de pessoas ligadas ao passado longinquo, a Usina Tanques, teve como seu proprietário, uma senhora, Josefa Sobral, dona da Usina Tanques e do Sitio Bastiões. Ela era solteira, (moça velha) e casou-se com um Zenaide, que estudava no Rio de Janeiro, ele recém formado chegando naquela cidade, de Alagoa Grande falou casamento a àquela moça e casaram-se... Ela passou os bens para o noivo recém casado, ficou grávida e morreu de parto... Daí, viúvo, casou-se com uma prima do sertão... Eis aí, o relato de ouve dizer.
Maria Alice Martins.
Meu avô Apolônio Zenaide Peregrino de Albuquerque Montenegro, casou-se com Dona Antônia Sobral,. viúva do Senhor Fiel, dona do Engenho Tanques. Não tiveram filhos. Ela morreu.de parto. Aí, ele, o viúvo, casou-se com Dona Josefa. Nóbrega, de Soledade, tiveram muitos filhos, Dona Josefa faleceu, ele casou-se pela terceira vez, com Dona Iluminada Nóbrega (Tia Nazinha). Socorro Zenaide.
Os tempos mudaram, não existia a lei do salario mínimo, naquele tempo salve-se quem puder... Hoje até empregada doméstica, tem hora de entrada e saída. Os tempos são outros...
Maria Alice Martins.
Blog rafaelrag


Nenhum comentário:
Postar um comentário