segunda-feira, 16 de junho de 2025

Cadastro socioeconômico da UFCG será suspenso a partir do dia 16




Procedimento é requisito para participação no Processo Seletivo Unificado da Assistência Estudantil. Será retomado em 14 de agosto.

Quem ainda não fez o Cadastro Socioeconômico ou atualização cadastral para acesso aos auxílios e programas da Assistência Estudantil da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) tem até às 17h da próxima segunda-feira, dia 16, para realizar o procedimento. Após este prazo, o cadastramento ficará suspenso em virtude das inscrições do Processo Seletivo Unificado de Assistência Estudantil, período letivo 2025.1, que acontecerão de 25 a 30 de junho.

O período de cadastramento socioeconômico só será retomado em 14 de agosto, após as reuniões dos ingressantes selecionados no processo seletivo.

O que é o cadastro socioeconômico?


O procedimento é requisito para participação no Processo Seletivo Unificado da Assistência Estudantil. O parecer deferido no procedimento é condição para que os estudantes possam concorrer aos auxílios e programas de Assistência Estudantil da Pró-reitoria de Assuntos Comunitários (PRAC).

Para fazer o Cadastro Socioeconômico, o aluno deve estar regularmente matriculado ou cadastrado para ingresso em cursos presenciais de graduação da UFCG; possuir grupo familiar com renda per capita (por pessoa) menor ou igual a um salário-mínimo, entendendo-se por renda mensal per capita o valor bruto dos rendimentos da família, dividido pelo número de dependentes; além de atender aos critérios e normas expressos no edital.

Caso seja deferido, o cadastro efetivado para acesso aos programas de assistência estudantil será válido por 2 anos, sendo obrigatória a atualização dos dados socioeconômicos quando houver mudança na situação socioeconômica do núcleo familiar, por solicitação da PRAC, do Núcleo de Serviço Social ou por solicitação do estudante.

A efetivação do Cadastro Socioeconômico não se configura como inscrição direta nos programas da Assistência Estudantil, sendo imprescindível a inscrição do estudante em editais específicos de seleção, quando estiverem vigentes.

O cadastramento socioeconômico deve ser feito via Sistema Eletrônico de Informações (SEI), de acordo com as orientações descritas no edital. É preciso fazer um cadastro prévio como usuário externo.

Confira aqui o edital.

Assistência Estudantil 2025.1

Quem já fez o Cadastro Socioeconômico e está com a situação “deferida”, agora, é so aguardar o período de inscrições do Processo Seletivo Unificado de Assistência Estudantil, período letivo 2025.1, que vai de 25 a 30 de junho no sistema JUS2.

São oferecidas 993 vagas, sendo 10% reservadas para pessoas com deficiência e 5% para estudantes internacionais, em casos de programas e auxílios com vaga igual ou superior a 5. As vagas são para as seguintes modalidades: Residência Universitária, Auxílio Moradia, Restaurante Universitário, Auxílio ao Ensino de Graduação (AEG), Auxílio Creche, Auxílio Transporte e Auxílio Inclusão Digital.

Para mais informações, acesse o edital.

(Ascom UFCG)

Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário