quinta-feira, 11 de abril de 2024

Inscrições para o Encceja 2024

 



Link de inscrição do Encceja 2024.

https://sso.acesso.gov.br/login?client_id=enccejanacional.inep.gov.br&authorization_id=18eca884ca9

O Encceja 2024 já tem calendário definido. As datas da prova deste ano foram divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) .

Segundo o Inep, as provas do Encceja 2024 serão aplicadas no dia 25 de agosto, nos turnos da manhã e tarde. As inscrições estão previstas para os dia 29/4/24 a 10/5/24.

O prazo para fazer inscrição no Encceja 2024 começará no dia 29 de abril. O exame está previsto para ser realizado em agosto em todo o Brasil.

 Confira, a seguir, mais informações sobre o exame e como se preparar para as provas.

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital  ENCCEJA 2024.A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 25 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.
Leia mais

Justificativa de ausência – De 25/3/24 a 5/4/24, os participantes que faltaram às provas do Encceja 2023 poderão justificar ausência no exame. A justificativa dos inscritos que não compareceram à realização das provas do Encceja 2023 é obrigatória caso queiram se inscrever gratuitamente na edição de 2024.


 Durante o mesmo período, os atendimentos especializados deverão ser solicitados. A participação é voluntária, gratuita e destinada a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada para cada etapa de ensino, desde que tenham, no mínimo, 15 anos completos para o ensino fundamental e, no mínimo, 18 anos completos no caso do ensino médio, na data de realização do exame.

Encceja – O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) foi realizado, pela primeira vez, em 2002, para aferir competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio na idade adequada. O exame é realizado pelo Inep, responsável pela aplicação, em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação. Já a emissão do certificado e da declaração de proficiência é responsabilidade das secretarias de Educação e dos institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia que firmam Termo de Adesão ao Encceja.

Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário