quarta-feira, 10 de abril de 2024

Aula 17-23.2-disciplina de Instrumentação I. Experimento para medir a Frequência do Diapasão, professor Rafael, nesta quarta, 10 de abril

 Veremos um kit feito pelo professor Rafael para medir a Frequência do Diapasão,  nesta quarta-feira, 10 de abril, das 10h às 12h. Alguns atores definem a onda como uma perturbação oscilante. Podemos dizer que uma onda é um sinal que se propagada com uma velocidade definida. Não existe onda parada. Ela transporta energia e não transporta matéria. Classificação, quanto a sua natureza: onda mecânica precisa de um meio para se propagar e a onda eletromagnética se propaga em um meio e no vácuo.


Até o momento, na disciplina de Instrumentação I-UFCG-2023.2, ministrada pelo professor Rafael Rodrigues foram propostos 9 experimentos:

1) Verificação experimental do MRUV.
2) Lançamento de Projétil.
3) Verificação experimental do Princípio Fundamental da Dinâmica.
4)Pêndulo de Torção
5)  Medida do coeficiente de atrito estático.
6) Período do Oscilador massa-mola, para pequenas oscilações.
7) Medida da aceleração da gravidade, usando um pêndulo simples.
8) Princípio de conservação da energia: trabalho e Energia mecânica.
9) Verificação experimental da frequência de um diapasão.

Na próxima semana veremos um experimento para medir a aceleração da gravidade, usando fluido. Este será assunto da nota 3. A programação completa está na aula 13.

Segue também a lista 6 em PDF,  tendo exercícios sobre ondas.

A altura do som está relacionada com a frequência, ou seja, se a frequência for grande significa som alto. O volume está associado a amplitude da onda. A intensidade da onda sonora grande significa som forte, amplitude grande é volume alto. Quando o som é fraco, a amplitude é pequena e o volume fica baixo. Veja os dois vídeos.

Dando continuidade ao conteúdo de onda, ministrado pelo Professor Rafael Rodrigues(UFCG, campus Cuité), nesta quarta-feira, 29,  com destaque para a frequência em ondas estacionárias.

Questão do ENEM 2013. A Ola Mexicana.


As ondas estacionárias podem ser reproduzidas em uma corda com uma das extremidades fixa. O objetivo principal é determinar a frequência própria de um diapasão.






A equação fundamental da onda diz que a velocidade de uma onda é dada por 

v=𝜆/T= 𝜆f⇔ v=𝜆/T= 𝜆f 

com a letra Grega 𝜆, a distâcia entre duas cristas de uma onda, sendo o comprimento de onda e frequência é o inverso do período T, 

f=1/T.


O comprimento L é um numero inteiro de meio comprimento de onda.

 

Verificação experimental da frequência de um diapasão

Veja o vídeo de um experimento para medir a frequência de um diapasão, apresentado para os estudantes da antiga disciplina  de instrumentação II do curso de Licenciatura em Física da UFCG, campus Cuité, ministrada em 2019 pelo professor Rafael, momento antes da pandemia do novo coronavírus.

 Neste vídeo, o professor Rafael divulga também a olimpíada brasileira de Física (OBF), as  inscrições estão abertas para a edição 2022, seja um multiplicador dessa informação. Veja o link para fazer as  inscrições na OBF 2024 no site de provas da OBF 2024 até o dia 27 do mês de maio.





 
Veja a aula 16, tendo a lista de exercícios 6 sobre ondas ... 
Veja como foi a aula anterior, número 15,

Aula 14, efeito Doppler para ondas mecânicas e ondas eletromagnética foi Fizeau

A programação completa está na aula 13,

Blog rafaelrag

2 comentários:

  1. Nome: Danilo Gonçalves Sousa
    Matrícula: 522110172
    Disciplina: INSTRUMENTAÇÃO EM CIEN NAT E SUAS TEC I
    OK!

    ResponderExcluir
  2. Nome: Carolina Felix Silva
    Matrícula: 522110120
    Disciplina: Instrumentação em Cien Nat e suas Tec l
    Ok.

    ResponderExcluir