Na live de seu programa informativo GEMAG, no próximo domingo, 14, das 12'30h às 14:20h, o professor Rafael irá colocar na pauta como elaborar um projeto de pesquisa.
Nas disciplinas de instrumentação do curso de Licenciatura em Física é sugerido pelo professor Rafael Rodrigues da UFCG, campus Cuité, um projeto e um relatório técnico científico.
Se ele não fez o projeto, deve escrever o relatório completo. Se ele fez o projeto, no relatório, basta fazer uma descrição experimental e colocar os resultados, tabelas, gráficos e a conclusão.
O que é um projeto científico? Um projeto é a previsão planejada de algo a ser executado. O projeto científico é baseado na pesquisa de temas da ciência.
O ato de pesquisar não é simplesmente a aplicação de uma técnica científica. Se faz necessário da elaboração de um projeto, para que o trabalho seja feito de maneira organizada, ganhando em vários aspectos: o tempo, recursos, etc.
Para elaborar um projeto devemos responder as seguintes perguntas:
Fazer o que?(Tema) Para que?(Objetivos) Para quem?(Clientela) Como fazer?(Metodologia) Quanto tempo gasto?(cronograma) Quanto custa?(Orçamento) Consultar o que? (Bibliografia)
Portanto, em um projeto científico temos as seguintes etapas:
1-Explicar porque irá fazer o projeto
2-Fundamentação teórica
3- Objetivos
4- Materiais utilizados
5- Metodologia
6- Cronograma
7- Orçamento
8- Bibliografia
Neste plano de estudo está incluído as hipóteses e a meta a ser cumprida, o plano detalhado da pesquisa visando alcançar os objetivos traçados.
Hoje, apenas 2% dos jovens querem seguir a carreira docente, e sobram razões para isso: salários injustos, ausência de planos de carreira, o descaso ou a pouca prioridade dada aos cursos de licenciatura pelas universidades — normalmente, tratadas como os “primos pobres” dos bacharelados — e as difíceis condições de trabalho nas escolas e, muitas vezes, no entorno delas. Assim, não surpreende o desinteresse dos jovens brasileiros em seguir essa carreira tão importante para qualquer país que deseja ter um futuro sólido e saudável.
É ilustrativo olhar separadamente cada um desses aspectos que desmotivam os jovens a serem docentes.
Blog rafaelrag
Okl
ResponderExcluirOk!!!
ResponderExcluirNeste blog tem o link para ser seguidor.
ResponderExcluir