sábado, 18 de novembro de 2023

Prova (nas sedes/CA) da 2ª Fase da OFBEP acontecerá neste sábado, 18

 A  prova (nas sedes/CA) da 2ª Fase da OFBEP, acontecerá neste sábado, 18, às 13h, em todo o Brasil, sendo qiue na Paraíba acontecerão nas cidades de Araruna, Campina Grande e Patos. Local: UEPB.

Em Alagoa Grande se classificaram 4 estudantes para a segunda fase da OBFEP, em Cuité, 2, em Cajazeiras, zero. Nesta cidade do sertão paraibano, as 300 previsões de provas só 8 fizeram e nenhum atingiu a nota de corte.

O professor Rafael Rodrigues parabenisa as duas escolas  de  de Alagoa Grande classificadas para a 2a. fase da OBFEP 2023:  ECIT Oswaldo Trigueiro de Albuquerque Melo 

A escola estadual de ensino fundamental e médio PHB de Alagoa Grande não está  participando da OBFEP. O diretor Manuel Perreira da esola PHB está com o livro para a turma dos conluintes. Ele falou que os professores de Física da escola PHB não  fizeram  o cadastro na OBFEP 2023. 

As provas da primeira fase da olimpíada Brasileira de Física para escola Pública (OBFEP) foram aplicadas  no  dia 18 de agosto, em todas as escolas previamente cadastradas.


Estudante Ana Lúcia da escola quilombola Firmo Santino da Silva foi única  classificada dessa escola  para a segunda fase da OBFEP 2023. Ela falou que foi sorte porque  estudou Física esse ano somente duas aulas com o professor Rafael Rodrigues, que faz esse trabalho voluntário de incentivar os jovens no estudo da Física e matemática.

As escolas públicas estadual ECIT   e a escola quilombola Firmo Santino da Silva municipal de Alagoa Grande classificaram, respectivamente,  4 estudantes e classificou 1 estudante para a 2a. fase  da OBFEP 2023.

Professores Kristorfersson e Odmar da ECIT estão ministrando aulas, respectivamente, e matemática e Física na ECIT.





Veja o vídeo da divulgação da OBFEP pelo professor Rafael Rodrigues(UFCG, campus Cuité) e o professor Kristoferson Ferreira(Son) de matemática da ECIT de Alagoa Grande. O professor Son falou que as provas já chegaram.



As escolas municpais de Juarez Távora-PB está ensinando Física a partir da sétima série. Em Alagoa Grande, vemos em algums escolas o ensino de Física a partir do nono ano, sendo que nas escolas municipais de distrito de Zumbi e no quilombo Caina dos Crioulos o  ensino de Física acontece a partir do 8o. ano. 

 Mesmo assim, poucos professores do nono ano ao invés de iniciar o ano ensinando o conteúdo de Física, deixam para o segundo periódo letivo.

A Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) é um projeto apoiado pelo CNPq, e constitui um programa permanente da Sociedade Brasileira de Física (SBF), responsável por sua execução. 

O professor  César do curso de Licenciatura em Física da UEPB, campus Araruna-PB, coordenador da Olímpiada Brasileira de Física, na  Paraíba, comunica o seguinte: Só passou para segunda fase, quem passa na nota de corte.  A primeira fase vai ser adotada como a etapa estadual.
Professor César coordenador da OBF e OBFEP, na Paraíba.

O professor Rafael Rodrigues ao saber que as provas não tinham chegado na escola quilombola, ele solicitou a versão em PDF ao coordenador da OBFEP, professor da UEPB César e Cleide da secretaria de educação do município de Alagoa Grande-PB providenciou a impressão das provas. 

Sendo que no dia seguinte foram localizadas as provas.

Professor Rafael Rodrigues na sala de aula dos estudantes do 9o. ano da escola municipal quilombola Firmo Santino, duas semans após a realização da prova da 1a. fase da OBFEP 2023. Ele está acompanhando as aulas da professora Thamisis Medeiros, graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas. Ela ainda vai iniciar o ensino de Física do nono ano essa semana. 



 O cronograma completo segue no final desta postagem. 

Leia mais

Esse programa que em 2010 aconteceu em caráter de Projeto Piloto nos estados de BA, GO, PI e SP e em 2011 nesses estados mais MA e MT vem acontecendo anualmente desde 2012, em nível nacional, e acontecerá em 2023, em todo o Brasil sendo destinado exclusivamente a estudantes do Ensino Médio e do último ano (9° ano) do Ensino Fundamental de Escolas Públicas. São premiados, estudantes, escolas e professores; os estudantes melhor classificados podem receber Bolsas de Iniciação Científica Júnior.
Quem poderá participar da OBFEP 2023Poderão participar da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP)  estudantes de escolas públicas municipais, estaduais e federais em que houver pelo menos um professor responsável.
Para indicação do(s) professor(es) responsável(is), cada  Escola deverá preencher em inscrições o cadastro de credenciamento online seguindo o Calendário da OBFEP .
Como participar da OBFEP 2023A participação de estudantes na OBFEP 2023 será somente através da Escola que nomeará um professor ou representante, que será responsável pela organização local da OBFEP.
A OBFEP 2023 ocorrerá em 2 (duas) Fases.
Como ocorrerão as inscrições da OBFEP 2023O Credenciamento das escolas  será realizado no período de abril a junho através do portal: obfep.org.br
Para a 1ª Fase da OBFEP cada escola indicará, no Credenciamento, apenas o número total de seus alunos que efetivamente farão a prova em cada ano/série. Não haverá inscrição individual por aluno.
O número de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) dos anos do 2º Segmento Fundamental deverá ser informado como do 9º ano  e os do Ensino Médio como da 1ª Série
Para a 2ª Fase serão classificados os alunos que atingirem a Nota Mínima definida pela Comissão da OBFEP após análise do desempenho dos estudantes na 1ª Fase.
Como e quando serão as provas da OBFEP 2023Em cada fase os alunos participantes da OBFEP serão divididos em 3 (três) níveis, de acordo com o seu grau de escolaridade, como a seguir: Nível A – alunos matriculados no 9º  ano do Ensino Fundamental, no ano letivo da realização das provas. Nível B – alunos matriculados na 1ª e 2ª  séries do Ensino Médio, no ano letivo da realização das provas. Nível C– alunos matriculados na 3ª série e 4ª série (onde houver) do Ensino Médio, no ano letivo da realização das provas.
Os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) dos anos do 2º Segmento do Ensino Fundamental (8º e 9º anos) deverão realizar as provas do Nível A. Os de Ensino Médio, a prova do Nível B.
As provas da 1ª Fase conterão questões de múltipla escolha e serão realizadas (a confirmar) em 16 de agosto (quarta-feira), na própria escola. A aplicação das provas com duração de 3h (três horas) poderá ser feita em todos os turnos da escola. Após a aplicação da prova os professores deverão recolher todo o material (caderno de questões e folhas de respostas) e manter o material consigo até um dia após a divulgação do gabarito oficial (ver Calendário). Os alunos participantes devem ser instruídos pelos professores que não é permitida a transmissão/publicação de comentários sobre o conteúdo da prova (através de qualquer meio, redes sociais ou similares) durante o dia de aplicação da prova. A violação deste item implicará na desclassificação do aluno e da escola.
As  provas da 2ª Fase constarão de questões teóricas e poderão ter uma parte prática; essas provas serão realizadas (a confirmar) no dia 18 de novembro (sábado), terão a duração de 4h30min (quatro horas e trinta minutos) e serão realizadas no período das 13 horas às 17h30 min (horário local).  As provas da 2ª Fase  serão aplicadas em sedes (sub-coordenações) denominadas Centros de Aplicação (CA) escolhidas pelo  Professor Responsável pela OBFEP na escola na relação de sedes(sub-coordenações) CA  indicadas pelo Coordenador Estadual; as questões teóricas e experimentais, no caso de ocorrer, serão discursivas e específicas para cada Nível. 
O Professor Responsável pela OBFEP na sede (sub-coordenação) CA deverá encaminhar pelos Correios até o dia21 de novembro de 2023 (terça-feira), para a Coordenação Estadual, os Cadernos de Resolução das provas realizadas na 2ª Fase. O envio deve ser feito por SEDEX. Só serão corrigidos e considerados para classificação dos estudantes, os Cadernos de Resolução postados pelo Professor Responsável até o dia 21 de novembro de 2023 (terça-feira).
Programação
Período
Credenciamento de EscolasDe 19 de abril até 12 de junho (*)
Data limite para Professores Credenciados encaminharem para as Coordenações Estaduais, por e-mail, o “Termo de Compromisso, Sigilo e Confidencialidade” assinado15 de junho (*)
Prova (nas escolas) da 1ª Fase16 de agosto (quarta-feira) (*)
Divulgação do gabarito da prova da 1ª Fase pela Comissão da OBFEPAté 18 de agosto
Data máxima para que os professores cadastrem na área a eles restrita todos os alunos que fizeram 1ª fase com as notas obtidas e indiquem o nome do professor de cada aluno28 de agosto
Data máxima para divulgação pela Comissão da OBFEP do número mínimo de acertos necessários para o estudante ser classificado para a 2ª Fase e a relação dos alunos classificados para coordenadores e escolasAté 31 de agosto
Período para as Coordenações Estaduais receberem, por e-mail, o “Termo de Consentimento” de alunos classificados para a 2ª Fase assinado pelo(a) responsávelDe 01 de setembro a 12 de setembro
Período de confirmação, pelos Coordenadores Estaduais, dos Centros de Aplicação (CA), para a 2ª FaseDe 13 de setembro a 16 de setembro
Prova (nas sedes/CA) da 2ª Fase18 de novembro (sábado)
Data máxima para o professor responsável pela OBFEP em cada sede (CA) postar nos Correios (por SEDEX) os Cadernos de Resolução das provas da 2ª Fase e recibos CNPq para a Coordenação Estadual21 de novembro
Divulgação dos resultados finais da OBFEP 20233ª e 4ª séries: até 10/01/2024

Demais séries: até 07/02/2024
Divulgação do edital do concurso de ilustração da OBFEP 2023Julho de 2023
Data final do envio (postagem) da arte para o concurso de ilustração da OBFEP 202331 de outubro de 2023
Divulgação dos resultados de ilustração da OBFEP 2023Até 28/02/2024

(*) Mudanças solicitadas por coordenações estaduais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário