sábado, 11 de novembro de 2023

Paraibano defendeu sua tese de doutorado em Ciência Física na UFRJ, em tempo Record

 Durante um ano recebeu bolsa de doutorado do CNPq e o salário de professor da UFPB.      

Professor Rafael, no quarto andar do prédio do Instituto de Física da UFCG, onde funciona alguns laboratórios.

O professor Rafael de Lima Rodrigues fez o seu curso de doutorado em ciência Física no instituto de Física da UFRJ, recebendo a bolsa de estudo do CNPq, em dois anos e quatro meses. Entrou em agosto de 1990 e defendeu sua tese de doutorado, em 12 de novembro de 1992, sob a orientação do professor indiano titular Arvind Narayan Vaydia, em memória. Título proposto pelo orientador,  simetrias dinâmica de alguns sistemas quânticos. O professor Rafael tinha sugerido o seguinte título: estados coerentes, funções de Green e supersimetria em mecânica quântica. A sua teve teve 4 trabalhos publicáveis em periódicos científicos internacionais. Depois de sua defesa ele publicou 3 deles e ainda tem um trabalho de sua tese de doutorado para ser publicado.

No seu segundo ano de pesquisa, o professor Rafael apresentou 6 trabalhos no Encontro Nacional de Teoria de Campos, em 1991. 

Em 1989, o professor Rafael havia sido classificado em dois concursos públicos,  um na UFBA, em Salvador-BA e o outro na UFPB,  campus V de Cajazeiras-PB. Ele foi nomeado para a UFPB, no então campus V de Cajazeiras, no início de 1991,  se apresentou dizendo que precisava de 6 meses para concluir  a sua tese de doutorado e o Departamento de Ciências Exata e da Natureza da UFPB autorizou por um ano, justificando que seria o primeiro doutor em Física será muito importante para o sertão Paraibano.

Em 2007, o professor Rafael foi transferido para a UFCG, campus Cuité, porque tinha sido aprovado e classificado em um concurso público para professor de Física de Cuité.

O professor Rafael voltou imediatamente para o Río de Janeiro e com a ajuda do seu ex-orientador do curso de mestrado na UFPB, campus I, o professor indiano Jambunatha Jayaraman, em memória, conseguiu melhorar sua tese e foi aprovado na UFRJ.

O professor Rafael participou esse ano de dois eventos:  De 26 a 29 de setembro do III (Encontro de Primevera da Sociedade Brasileira de Física(EPSBF), em Niter;oi-RJ e de 4 a 6 de outubro,  do XIII Workshop de Física Teórica  do CBPF, na Urca, no Rio de Janeiro. Ele visitou também o instituto de Física da UFRJ, no último dia 9 de outubro  e no dia seguinte, ele  retornou para a Paraíba. 


Professor Rafael Rodrigues visitando a PUC-RJ, na sexta-feira, 6 de outubro, para receber uma declaração  de quando ele tabalho de carteira assinada, ministrando aulas de Física Experimental  em 1989 e 1990. Em agosta de 1990, ele iniciou o seu curso de doutorado em Ciência Física na UFRJ.
                                                      Almoçando na PUC.

O interesse do professor Rafael pela pesqusia em Física quântica,  inciou no curso de Bacharelado, tendo sido estudante de iniciação científica estudando integrais de trajetária em mecânica quântica, sob a orientação do professsor Valdir Bezerra. Mesmo tendo concluído o curso de gradução, ele conseguiu ficar com a bolsa de iniciação científica do CNPq, por mais 6 meses, como estudante do curso de mestrado.  O professor Rafael tinha direito de receber a bolsa de mestrado, mas tinha chegado dois estudantes de Mato Grosso e um de São Luís. Ele  sugeriu ao cooordenador do curso de mestrado, professor Basílio Baseia(irmão do professor  Dionísio  Baseia),   repassar a sua bolsa para os estudantes que vieram de longe e precisavam da bolsa. No semestre seguinte, o professor Rafael conseguiu a sua bolsa de estudo do mestrado.

O professor Rafael concuiu o seu curso de Bacharelado em 3,5 anos, tendo  lecionado pela primeira vez,  na escoila estadual Liceu Paraibano, em 1987, em trabalho voluntário e recebeu  a declaração pelo período de um ano. O professor Rafael e o Ajay Chaba tentaram concluir o curso em 3 anos, mas somente  Ajay conseguiu e foi trabalhar na Petrobás. Ele era filho do indiano professor tirtular da UFPB. Amar Chaba(em memória).

Veja mais






Professor Rafael em frente ao instituto de Física da UFRJ, no dia 25 de setembro de 2023, na véspera do início do III Encontro da Primavera da Sociedade Brasileira de Física, realizado na UFF, em Niterói-RJ. 

Blog rafaelrag 

Nenhum comentário:

Postar um comentário