Clique no link da Rádio PiemonteFM. Ultrapassamos a marca de 2 milhões e MEIO de acessos. Obrigado pela divulgação de nosso portal de notícia. Contato por email rafael@df.ufcg.edu.br. Agradecemos a todos pela participação, tendo como o único editor o professor Rafael Rodrigues da UFCG, Cuité-PB. Programa informativo GEMAG, aos domingos, 12:30h às 14h, na rádio PiemonteFM, transmitido por este blog. .
83-996151111-tim e WhatsApp ou 83-991838699-claro. Rádio PiemonteFM 993808301.
Aula 02-Minicurso do XII FUI-Novos Potenciais Isoespectrais em Mecânica Quântica via SUSY, ministrada pelo Professor Rafael, nesta quinta, 14
A segunda aula do minicurso do XII FUI-Novos Potenciais Isoespectrais em Mecânica Quântica via SUSY, está acontecendo na UFCG, campus Cuité, no bloco i, sala 05.
A supersimetria(SUSY) é uma transformação que relaciona os dois grupos de partículas bosônicas de spin inteiro e fermiônicas de spin semi-inteiro. No vídeo abaixo, o professor Rafael destacou também a importância da contribuição de Maxwell em perceber que a lei de Ampere estava incompleta, faltando o termo com o campo elétrico dependente do tempo, resultando na espetacular teoria de unificação da eletricidade, magnetismo e óptica, denominada de equações do eletromagnetismo ou teoria eletromagnética. As quatro equações hoje são denominadas de equações de Maxwell(1865). Com a contribuição de Maxwell, ambos campos elétrico e magnético passaram a satisfazer a equação de onda. A comprovação da luz sendo uma onda eletromagnética se propagando com a velocidade no vácuo de c=300.000km/s, ocorreu com a medida das ondas de rádio em laboratório por Hertz, no final do Século XIX. Veja o vídeo.
Mais informações podem ser obtidas na página do evento no CFP de Cjazeiras
Representação das supercargas, geradora da álgebra SUSY
Veja uma de parte de um minicurso sobre supersimetria em mecânica quântica, ministrado pelo professor Rafael Rodrigues UFCG, campus Cuité, durante a semana de Física e matemática (FISMAT).
SUSY MQ
]Após o seu estágio de pesquisa de pós-doutorado no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), na Urca, no Rio de Janeiro, o professor Rafael Rodrigues UFCG foi Convidado para ministrar um Mini-curso sobre Supersimetria em mecânica quântica, durante a escola de inverno do CBPF.
É bem conhecido pelos estudantes de Física, que existem poucos potenciais solúveis exatamente em mecânica quântica
Aplicando a técnica algébrica da supersimetria em mecânica quântica, iniciamos com um Hamiltoniano, construímos o seu companheiro supersimétrico, representado pelo produto de dois operadores diferenciais de primeira ordem mutuamente adjuntos. Ambos operdores são um combinação linear de "p", operador momento linear e o superpotencial W(x). A-=cW(x)+bp (c e b são constantes complexas)
e o seu adjunto A+, adicionado da energia do estado fundamental, ou seja,
H-=A+A-+ EO
e seu compnheiro SUSY
H+=A-A+ + EO
Neste caso, se a autofunção do estado fundamental de H- for normalizável, o Hamiltoniano companheiro supersimétrico, H+, perderá um nível de energia e os demais autovalores serão degenerados.
Vemos no mapeamento abaixo, figura (a), a cada par da iteração o companheiro perde um nível de energia. Quando chegar no (n+1)-ésimo membro da hierarquia, ele terá somente um autovalor de energia, que será degenerado com n-ésimo nível de energia do hamiltoniano do sistema em estudo. Este método engenhoso de construção dos autovalores de energia foi desenvolvido por Sukumar, em 1985.
Níveis de Energia
No caso do oscilador harmônico, a fatoração do hamiltoniano que aparece no setor bosônico do hamiltoniano SUSY, torna-se:
Segue algumas fotos desa segunda aula sobre SUSY em MQ.
Mini-curso de SUSY em MQ, ministrado pelo professor Rafael Rodrigues, na UESB, em 2018.
Professor Dr. Carlos Pires da UFPB, ex-estudante do professor Rafael no Liceu paraibano faz pesquisa sobre a fenomenologia de Física de Partículas em altas energia, ele fala sobre a SUSY em teoria de campos.
ok, Fabiana Dantas
ResponderExcluirok
ResponderExcluirOk
ResponderExcluirok
ResponderExcluirOk, Wedson dos Santos Costa
ResponderExcluirOk, José Iranildo
ResponderExcluir