segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

Quilombolas Caiana dos Crioulos, comemoram a Imissão de Posse das áreas Rurais, nesta segunda, 3

Hoje, 3 de fevereiro, foi o grande momento dos moradores do Quilombo Caiana dos Crioulos de Alagoa Grande verem os seus direitos sendo reconhecido, na solenidade organizada pelo diretor Kleyber Oliveira Nóbrega do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária na Paraíba (INCRA-PB), tendo a presença da secretária nacional de políticas de promoção racial, Sandra Terena. A Imissão na posse dos imóveis de 292 hectares garantirá a sua autoridade nas respectivas áreas em questão na fazenda. Parabéns. Professor Rafael Rodrigues da UFCG, campus Cuité.

O presidente do sindicato dos trabalhadores rurais de Alagoa Grande Wamberto(Beto do Sindicato), vereador Fabrício, Bibiu do Jatobá, agente de saúde da Vila São João Haroldo José, Francimar e seu esposo Luís, professora Lúcia Júlio, Cida de Caiana, Lourdes, Ednalva Rita, a evangélica Gerlane,  as bolsistas quilombolas Ednalva Josefa, Simone Santino, Daiane Lima, Antônio Felismino, João Sulino, Antônio Sebastião, Geraldo Firmino, Antônio Firmino, Mariano, Paulinho, entre outros,   compareceram  também a solenidade na imissão de posse, realizada no sítio Sapé de Julião. 

O oficial de justiça Antônio Araújo fazendo a leitura da Imissão na posse da propriedade Sapé.
A proprietária do restaurante quilombola Ednalva Rita, presidente da associação quilombola, organizou uma caminhada de Caiana dos Crioulos até o sítio Sapé de Julião. Ela registrou que  foram 30 anos de muita luta e resistência dos descendentes escravizados. Até o momento, dos 40 quilombos paraibanos, somente mais dois foram reconhecidos o direto na posse da propriedade: Grilo e Senhor do Bonfim.

  • A bolsista quilombola Ednalva Josefa Nascimento, nora da mestra da cultura Dona Edite, do curso de educação do Campo da UFCG, campus Sumé, falou que foi um momento muito emocionante em ver os quilombolas unidos, dançando e cantando pela imissão da posse da propriedade, parte do território do quilombo Caiana dos Crioulos. 




Após colher as assinaturas de duas testemunhas, um representante do INCRA e da comunidade, o oficial de justiça Antônio Vanderlei de Araújo representante do INCRA na Paraíba, Kleyber de Oliveira da Nóbrega, nesta segunda-feira, 3, às 15:40h, leu o termo de posse da imissão provisória de posse na propriedade, com registro no cartório de Alagoa Nova.













Veja mais imagens



























































Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário