quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Planetas Júpter e Vênus estarão visíveis nesta quinta, 16

O estudante Luis Gomes do curso de Física da UFCG, campus Cuité, ontem,  dia 15 de agosto, registrou da cidade de Nova Floresta esta imagem do nosso satélite natural a lua, e o planeta vênus.

Observe ao anoitecer, a lenta movimentação de Júpiter junto à estrela Zubenelgenubi (Alpha Libræ). No início do mês os dois astros estão ao norte (N), altos no céu; em meados de agosto estão altos no céu para os lados do oés-noroeste (ONO); no final do período estão na região alta do firmamento a Oeste (O). Em especial, observe Júpiter e Zubenelgenubi em 17 e 18 de agosto. Veja a olho nu, por binóculo ou por telescópio. IMPERDÍVEL !!!



13 a 20 de agosto:

Acompanhe a movimentação do planeta Vênus junto à estrela Porrima (Gamma Virginis), situada à direita de Vênus, ao anoitecer a oés-noroeste (ONO), com os dois astros à meia-altura em relação ao horizonte. Em especial, observe a configuração em 16 de agosto. Veja a olho nu ou por binóculo. 

15 de agosto – quarta-feira:

Bela configuração entre a Lua e a estrela Spica (Alpha Virginis), situada à esquerda da Lua, vista ao anoitecer a oés-noroeste (ONO). Observe a olho nu ou por binóculo.

16 de agosto – quinta-feira:

Bela configuração entre o planeta Vênus e a estrela Porrima (Gamma Virginis), situada à direita de Vênus, vista ao anoitecer a oés-noroeste (ONO), com os dois astros à meia-altura em relação ao horizonte. Observe a olho nu ou por binóculo.


Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário