segunda-feira, 15 de maio de 2017

REUNIÃO REGIONAL DA SBPC NO CARIRI REÚNE MAIS DE 7 MIL PESSOAS

O evento teve cerca de 4500 inscritos para participar da programação científica e minicursos, e recebeu a visita de 80 escolas da região para as atividades da SBPC Jovem

                       O professor Rafael Rodrigues(UFCG, Cuité) e o mestrando André Lima(UFCG, Cuité), apresentaram resultado de suas pesquisas sobre o oscilador tridimensional em mecânica quântica relativística, na sessão de pôsteres da SBPC regional, na URCA, no Crato-CE.
                                                            Alagoagrandenses Adriele e André.



                               Professor Ildeu de Castrpo candidato a presidente da SBPC
                                          Palestra sobre Satélites por Monserrat


Reunião Regional da SBPC no Cariri foi um sucesso de público. Realizado entre os dias 2 e 6 de maio, na Universidade Regional do Cariri (URCA), em Crato, Ceará, o evento teve mais de 4400 inscritos para as 29 conferências e mesas-redondas da programação científica, além dos 35 minicursos ministrados no dia 3 de maio. Além dos graduandos e pesquisadores, o evento recebeu ainda a visita de 80 escolas da região que levou mais de 3 mil alunos do ensino fundamental para participar das atividades da SBPC Jovem, uma feira de divulgação científica,  que tem por objetivo despertar o interesse dos jovens estudantes pela ciência. No total, mais de 7 mil pessoas, a grande maioria da comunidade local, passaram pelo evento.

“O público superou as nossas expectativas. Além de todas as sessões lotadas, os participantes colaboraram com questões que enriqueceram muito os debates. A qualidade das palestras, assim como da audiência, demonstram que a SBPC, de fato, deve estar cada vez mais presente no interior do País. Esse foi o primeiro evento que congregou todas as universidades e instituições de ensino superior da região. A gente espera que isso continue”, comentou a presidente da SBPC, Helena Nader.

A maioria dos inscritos, 65%, era de Crato e Juazeiro do Norte, cidades onde estão os campi da URCA, universidade que recebeu o evento. E 77% (3400) dos que se inscreveram eram alunos da graduação.  A Reunião contou com a participação de 20 estados brasileiros: além do Ceará, destacam-se os estados mais vizinhos, como Pernambuco, Rio Grande do Norte e Piauí, além de pesquisadores que vieram de regiões bem distantes, como Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, e Goiás.
Na quinta-feira, 5 de maio, o evento realizou a sessão de pôsteres, que teve 161 trabalhos, encaminhados por estudantes desde o ensino básico até pós-graduação, e de professores, também, que apresentaram os resultados de pesquisas científicas ou relatos de atividades de ensino-aprendizagem.
Leia mais

O evento se encerrou no sábado, 6 de maio, com uma visita a dois geossítios do Geopark Araripe, onde participantes do evento tiveram a oportunidade de conhecer o primeiro geoparque das Américas e do Hemisfério Sul. O Geopark Araripe é composto por nove geossítios e é reconhecido pela Global Geoparks Network (GGN) da Unesco. Distribuídos em seis municípios da Região do Cariri, Batateiras (Crato), Pedra Cariri e Ponte de Pedra (Nova Olinda), Parque dos Pterossauros e Pontal de Santa Cruz (Santana do Cariri), Cachoeira de Missão Velha e Floresta Petrificada (Missão Velha), Riacho do Meio (Barbalha), Colina do Horto (Juazeiro do Norte), eles cobrem uma área de quase 4 mil km2.

Na visita de sábado, os pesquisadores conheceram o Geossítio Ponte de Pedra e o Pedra Cariri, em Nova Olinda e ainda visitaram o Museu de Paleontologia da Urca, em Santana do Cariri. Com fósseis de insetos, plantas, répteis voadores, peixes em três dimensões, tartarugas e crocodilos, que reconstroem uma história de mais de 120 milhões de anos, o Museu é referência para pesquisadores de todo o mundo nas áreas da paleontologia, sedimentologia e estratigrafia.

Edição especial

A Reunião Regional da SBPC no Cariri será o tema da próxima edição do Jornal da Ciência impresso.  A publicação trará os destaques do evento, reportagens, entrevista e artigo, que abordarão as conferências e as mesas redondas, o papel da universidade e a importância da região do Cariri, além de fotografias com registros do evento. O PDF do jornal também será disponibilizado online para todos.

Blog rafaelrag com Daniela Klebis – Jornal da Ciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário