quinta-feira, 18 de maio de 2017

Alagoagrandense defende tese de doutorado sob Título na UFPB. A Professora da Nação: as festas cívicas e as escolas na Paraíba.

O professor Genes Duarte Ribeiro de Alagoa Grande,  concluiu o seu doutorado em EDUCAÇÃO na linha de pesquisa HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. A sua tese foi defendida no PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO na UFPB, intitulada A Professora da Nação: as festas cívicas e as escolas na Paraíba. 

Neste trabalho, foram analisadas algumas festas cívicas que foram idealizadas, organizadas e realizadas na Paraíba em três momentos da história brasileira denominados classicamente pela historiografia política: República Velha (1889 - 1930), Era Vargas (1930 - 1945) e Regime Militar (1964 - 1985). Nesse sentido, o argumento de tese se baseou no entendimento de que mesmo não tendo sido o regime republicano que tenha dado início as Festas Cívicas, consideramos que em diferentes momentos, como nenhum outro regime, soube promover e promover-se pelas festas a partir dos usos de vários elementos tais como: os espaços coletivos; objetos simbólicos; conteúdos históricos; regras e normas; valores, crenças e as atividades escolares. Neste caminho, juramentos, hasteamentos e arriamentos da bandeira nacional e estadual, ensaios de cantos patrióticos, os chamados préstitos cívicos, discursos e apresentações teatrais nas escolas imbricados, não raras vezes com as celebrações e sentimentos religiosos se constituíram em “aulas” que foram forjadas nos projetos políticos e discursos educacionais dos períodos mencionados. Assim, o objetivo foi investigar as intenções pedagógicas das festas cívicas que visavam (e ainda visam!) atingir toda a sociedade por meio das escolas, ao inculcar nelas valores e sentidos a serem festejados. A metáfora usada da festa cívica como professora da nação (OZOUF, 1976) foi bastante produtiva no sentido de ajudar a analisar o objeto de pesquisa e averiguar as intenções de ensinar, instruir e moldar “mentes e corações” dos cidadãos brasileiros e especialmente paraibanos. A tese foi aprovada com indicação para a publicação em formato de livro.

Banca Examinadora

Prof. Dr. Antônio Carlos Ferreira Pinheiro. Programa de Pós-Graduação em Educação – Universidade Federal da Paraíba. Orientador.

Prof. Dr. Antônio Clarindo Barbosa de Souza Programa de Pós-Graduação em História – Universidade Federal de Campina Grande.Examinador Externo 

Prof. Dr. Waldeci Ferreira Chagas Programa de Graduação em História – Universidade Estadual da Paraíba. Examinador Externo.

 Prof. Dr. Iranilson Buriti de Oliveira Programa de Pós-Graduação em Educação – Universidade Federal da Paraíba. Examinador Interno.

 Prof.ª. Dra. Cláudia Engler Cury Programa de Pós-Graduação em Educação – Universidade Federal da Paraíba. Examinador Interno.

A defesa de tese de doutora do alagoagrandense professor Genes Duarte Ribeiro, aconteceu no  dia 16 de maio de 2017 as 14h00, no auditório do PPGE. Programa de Pós Graduação em Educação da UFPB.




Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário